A você que está chegando
Hoje a palavra é para você, companheiro de muitas procuras, que chega à Casa Espírita em busca do bálsamo que alivie uma grande dor, da palavra que ajude a superar um momento de crise ou que preencha algum “não sei quê?” esquisito que lhe deixa enorme vazio cá dentro do peito.
Talvez esta seja a derradeira porta, após tantas tentativas de encontrar o equilíbrio, a paz, enfim, o sentido da vida. E o seu coração se divide agora entre esperanças e temores. Afinal, foram tantas as frustrações... Mas, como diz a canção da Zizi Possi...”Vá, e entre por aquela porta ali, não tem caminho fácil não, é só dar um tempo que o amor chega até você”...
Pois é, amigo, grupos espíritas não são igrejas. São espaços fraternos de vivência do Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina.
Espírita, uma espécie de oficinas do bem, onde se busca, em conjunto, aprender e exercitar esse tão decantado amor ao próximo.
Então, por favor, não nos idealize. Não espere uma bondade e elevação que ainda não possuímos.
O espírita professa uma fé racional que, facilitando a compreensão dos porquês da existência, aumenta também a responsabilidade de uma mudança de atitude para melhor diante dos desafios cotidianos da vida. Porém, não nos enganamos, nem queremos lhe enganar a respeito de quem somos. Somos exatamente como você.
Sentimos as mesmas dificuldades afetivas, emocionais, sexuais, espirituais e tantas outras, inerentes à nossa condição humana de seres em evolução. Estamos todos no mesmo barco, amigo, mas remar juntos para chegarmos em segurança à outra margem da vida
– que é nosso destino e lugar de origem – certamente fará toda a diferença. E isto nós queremos e podemos fazer.
Não temos rituais ou chefes religiosos.
Trabalhamos em regime de cooperação fraterna e voluntária, conforme as aptidões e disponibilidades de cada um, em benefício de todos os que aqui chegam. Por isto, querido amigo, ao entrar por aquela porta, não espere encontrar sacerdotes investidos de superioridade ou poder.
Não espere encontrar um grupo seleto de iniciados em “mistérios do além” ou indivíduos infalíveis que lhe digam, a todo tempo, o que fazer, pois encontrará apenas pessoas comuns, com muitas certezas e convicções sim, mas também com crises e inseguranças, tais como as suas.
Aqui você vai encontrar aprendizes na arte de servir. Gente que se sente feliz em contribuir para a felicidade alheia, pessoas sempre prontas a acolher, ouvir e amparar. Não suponha, porém, que estejamos isentos de provas e problemas. Assim como você, lutamos e sofremos. Apenas optamos pela ação no bem como forma de trabalhar em nós mesmos o próprio aperfeiçoamento, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, ao mesmo tempo em que buscamos, no estudo e no trabalho, as respostas e a coragem necessárias para enfrentar as nossas próprias batalhas na arena da vida.
Entre nós, encontrará também companheiros esforçados na tarefa de consolar e esclarecer.
Não nos tenha, porém, como sábios inquestionáveis ou seres santificados. Assim como você, não vivemos alheios às dificuldades do mundo. Creia amigo, o nosso maior desafio é exemplificar, na prática, as verdades espirituais que conhecemos e pregamos. No dia a dia, sobretudo lá fora, esforçamo-nos por ser pessoa mais pacificadora, generosa, fraternais, e, sinceramente, nem sempre o conseguimos...
Mas, se é grande ainda a nossa imperfeição, maior é a alegria de vê-lo chegar. E assim como Pedro, o apóstolo rude e sincero de Jesus, apesar da nossa pequenez humana e espiritual, é muito bom poder aconchegá-lo com carinho e lhe dizer do fundo do coração:
“Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho vos dou”. (Atos, 3:36.) Caminhemos juntos!
(texto de Joana Abranches, publicado na revista da FEB “Reformador”
nº 2169, de dezembro de 2009).
DESABAFO DE UMA ESPÍRITA
Eu sou espírita. Eu sou cristã meu irmão.
Talvez que você que seja de outra religião não consiga entender isso porque não conhece a doutrina espírita.
Apenas ouviu falar na roda de amigos e muitas vezes em tom pejorativo.
Ouviu falar de um tal de Allan Kardec, que não faz ideia quem seja; de um tal de Chico Xavier que consolava as mães e ajudava alguns pobres; de comunicação com espíritos que você tem certeza que é coisa do mal, porque leu na bíblia para não se juntar a feiticeiros; no entanto meu irmão, eu sou espírita; eu sou cristã e sua interpretação está equivocada.
Allan Kardec, pedagogo, cheio de bondade e inteligência..., apenas ouviu o que os espíritos queriam dizer através de diversos médiuns, que recebiam mensagens em diversos pontos do mundo, daqueles, que como um exército enviado por Jesus, veio nos revelar sobre o plano espiritual, o porquê estamos aqui, por que sofremos, por que tanta diversidade de dons, de vida, por que uns morrem tão cedo e outros nem chegam a nascer; por que uns nascem com deficiências e outros com todas as facilidades que a vida pode oferecer...
Francisco Cândido Xavier, o homem que esteve entre nós, caminhando e seguindo os passos de Jesus; doando amor, pura e simplesmente, sem jamais cobrar nada por isso e sendo hoje considerado o "Maior Brasileiro de Todos os Tempos".
A plêiade de espíritos iluminados, anjos de luz, que com imensa bondade vem nos dizer do amor do Pai, que não condena ninguém e nos dá inúmeras chances, tantas quantas forem necessárias, para nosso aperfeiçoamento espiritual.
Os diversos mundos que se apresentam as diversas moradas da Casa do Pai. A necessidade de se amar o próximo e fazer o bem conforme nossas possibilidades a fim de que sejamos considerados os verdadeiros filhos de Deus.
E Jesus com toda sua Majestade, sua Misericórdia, entendendo nós seu grande Amor por todos, sua Missão, seu enorme desafio em vir para um mundo tão inferior, sendo Ele a própria Luz.
Jesus a nossa Meta, o Modelo Maior, o objetivo final...
Então meu irmão, não diga que o espírita não é cristão porque o que nos move é justamente o grande amor que temos por Jesus e justamente por sabermos sê-lo tão Perfeito é que temos a consciência de qual longe estamos Dele, por isso que nos apegamos aos espíritos de luz, como irmãos mais velhos, para que eles intercedam por nós e levem nossas orações até o Mestre Amado.
Mas não diga que o espírita não é Cristão, porque para nós o que vale é justamente os ensinamentos de Jesus.
Texto: Sol (administradora da página Visão Espírita/Allan Kardec)