Sobre Hipertensão Arterial

Tempo de leitura: 3 minutos.

Hipertensão arterial (PA) ocorre quando níveis de PA encontram-se cronicamente acima de 140x90 mmHg de forma sustentada e não adaptativa, por tempo o suficiente para elevar o risco cardiovascular e, a partir dos quais, os ensaios clínicos são inequívocos em demonstrar benefício de se intervir. Essa é a melhor definição de hipertensão arterial que encontrei para que entendamos mais sobre ela.

Quais são as causas da hipertensão?

Pode ser resultado de fatores genéticos ou estilo de vida. Os fatores de risco incluem: idade, gênero, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, excesso de peso, consumo excessivo de sal, tabagismo e estresse.

Como a hipertensão pode afetar o corpo?

Quando um paciente tem hipertensão, seu coração tem de trabalhar mais para garantir a circulação do sangue pelo corpo. Com o tempo, essa alta pressão pode gradualmente enfraquecer o coração e danificar as paredes das artérias, alterando a circulação sanguínea. Todas essas situações podem levar a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares (derrame, doenças cardíacas e insuficiência cardíaca). Outras partes do corpo, incluindo rins, membros e olhos, também podem ser prejudicadas. As grandes doenças temidas que são fruto da hipertensão é o infarto e o acidente vascular cerebral.

Risco de não tratar Hipertensão

Pressão alta significa que seu coração tem que trabalhar mais. Esta condição faz com que seu coração enfraqueça e as artérias, veias e outros órgãos vitais sejam danificados. A maioria das lesões não causa sintomas, mas ao longo do tempo, os pacientes sofrerão vários problemas de saúde.

Tenha em mente que a hipertensão pode não apresentar sintomas.

Fonte: National Institutes of Health. National heart, lung and blood institute.