Fale com o Nte-Belém Assessora, dedicado às escolas estaduais da região metropolitana de Belém. Aqui, nossa missão é oferecer informações atualizadas sobre eventos, capacitações e notícias relevantes para educadores, com o objetivo principal de impulsionar a eficácia da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
Acompanhe-nos nessa jornada de aprendizado e descoberta contínua. Mantenha-se informado, conectado e deixe-se inspirar pelos avanços proporcionados pelos recursos educacionais digitais. Estamos ansiosos para acompanhar você e fornecer o suporte necessário para o seu sucesso como educador.
O Nte-Belém Assessora está aqui para que você esteja sempre à frente nas melhores práticas pedagógicas e na utilização eficaz dos Recursos Educacionais Digitais. Juntos, vamos transformar o ensino e enriquecer a experiência educacional dos nossos alunos!
Destaque da semana: 29/09/2023
FORMAÇÃO NTE-BELÉM ASSESSORA: PREPARA PARÁ SAEB 2023 - PROFESSORES DA SALA DE INFORMÁTICA
As professoras formadoras Mônica Sanches e Magna Pinheiro lideraram uma importante iniciativa de formação dedicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - a Plataforma Plurall, destinada aos professores designados para atuar nas salas de informática das escolas das Diretorias de Ensino Regionais de 01 a 11. A expertise adquirida por esses docentes desempenhará um papel fundamental no apoio às ações do programa PREPARA PARÁ SAEB 2023, contribuindo para orientar tanto os professores quanto os alunos no acesso e na utilização das ferramentas disponíveis na Plurall.
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém reconhece e agradece a valiosa parceria estabelecida com os professores responsáveis pelas salas de informática. Expressamos nosso desejo de colaborar eficazmente com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos para que juntos possamos elevar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no Estado do Pará.
Destaque da semana: 25 a 29/09/2023
FORMAÇÃO NTE-BELÉM ASSESSORA: PREPARA PARÁ SAEB 2023 - DRE-8
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém teve a oportunidade de colaborar com a Diretoria Regional de Ensino Belém 08 - DRE Belém 08 durante o período de 25 a 29 de setembro, por meio da realização de um Ciclo de Formação dedicado ao AVA - Plataforma Plurall. Durante esse evento, diretores(as), coordenadores(as), TAPs e professores(as) dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como do 3º ano do ensino médio, participaram de uma formação intensiva e enriquecedora.
O professor formador, Kleber Sousa, e a professora formadora, Ivanete Palheta, lideraram esse processo de formação, que teve como principal objetivo integrar todos esses profissionais da educação na Plataforma Plurall e Somos.
É importante destacar que essa parceria foi possível graças à confiança e colaboração da DRE-8, representada pela Diretora Geovania Paiva e a assessora da SEDUC e da Plurall, Emmanuellee Prado. Agradecemos sinceramente por essa parceria e esperamos continuar trabalhando juntos para promover o sucesso e o crescimento da educação em nossa região.
Destaque da semana: 27 e 28/09/2023
FORMAÇÃO NTE-BELÉM ASSESSORA: PREPARA PARÁ SAEB 2023 - DRE-5
Nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, os professores formadores Dalva Guedes e Dilson Aires, realizaram formação na Escola Mário Barbosa, direcionada aos docentes responsáveis pelo 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O principal objetivo desta formação foi explorar as potencialidades da plataforma Plurall na área do Maestro, além de promover discussões voltadas para o apoio às intervenções pedagógicas com base nos descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática do SAEB.
Destaque da semana: 17/09/2023
Projeto Rádio Escola Brilha na Feira Panamazônica do Livro e das Multivozes de 2023
O Projeto Rádio Escola, uma iniciativa inovadora da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), mais uma vez encantou o público presente na 26ª edição da Feira Panamazônica do Livro e das Multivozes, que ocorreu de 09 a 17 de setembro de 2023. O projeto, agora em seu 13º ano consecutivo de participação no evento, mostrou todo o seu potencial educativo em um estúdio montado no stand da SEDUC.
Doze escolas estaduais se uniram para compor uma programação de alto nível durante a feira, na qual os alunos se destacaram ao apresentar programas educativos focados no desenvolvimento de competências docentes específicas por área de conhecimento, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Essa abordagem inovadora está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Estado do Pará (DEC/PA), consolidando a busca pela excelência educativa.
Uma das principais ênfases do Projeto Rádio Escola durante o evento foi o roteiro de programas com ênfase no "PREPARA PARÁ", destinado a aprofundar o domínio e proficiência dos alunos nos principais descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Essa abordagem visa elevar o nível de ensino no estado e preparar os estudantes para desafios acadêmicos futuros.
A amplitude do impacto do Projeto Rádio Escola se estendeu muito além das paredes do estúdio montado no do stand da SEDUC. Os programas educativos foram transmitidos ao vivo pela internet na WEB RÁDIO NTE (http://radioescola.seduc.pa.gov.br/radioweb/), atingindo milhares de pessoas em todo o país. Além disso, o público que visitou a feira durante os dias do evento também pôde vivenciar a qualidade dos programas educativos apresentados.
Durante a programação, os alunos tiveram a oportunidade de entrevistar diversas personalidades, incluindo cantores, bandas, jornalistas, radialistas e repórteres. Entre os entrevistados ligados à música, destacaram-se nomes como Mahrco Monteiro, Nilson Chaves, Félix Robato, Banda Warilou, Banda Sayonara, Markinho Duran, Banda Fruta Quente, Pinduca, Júnior Soares (Arraial do Pavulagem), Marquinho Duran e Lia Sophia. Além disso, jornalistas e personalidades como Helder Barbalho (Governador do Pará), Úrsula Vidal (Jornalista e Secretária de Cultura do Pará), Cristina Serra (Jornalista e Escritora), Carlos Brito (Jornalista e Repórter da Tv Record), Heliana Barriga (Apresentadora de Espetáculos Infantis, Sanfoneira, Poeta) e Salomão Laredo (Jornalista, Advogado, Poeta, Contista e Romancista Brasileiro) também participaram das entrevistas.
O Projeto Rádio Escola é coordenado por professores radialistas do NTE, que desempenham um papel fundamental na orientação e suporte aos alunos envolvidos. Os coordenadores do projeto são Benedito F. Machado (Dito Neto), Elvis Lira, Antônio Jorge, Vânia de Castro e o produtor multimídia Jorge Augusto, que contribuem para o sucesso contínuo dessa iniciativa educacional.
O Projeto Rádio Escola continua a ser uma referência na promoção da educação de qualidade no Estado do Pará, capacitando os alunos e enriquecendo a experiência educativa por meio da rádio e da comunicação digital. Sua participação brilhante na Feira Panamazônica do Livro e das Multivozes de 2023 é mais uma prova de seu compromisso com a excelência educacional e cultural.
Para saber mais sobre o Projeto Rádio Escola e acessar os programas educativos, visite: https://instagram.com/webradiontebelem?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Destaque da semana: 13/09/2023
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAL DE BELÉM - NTE-BELÉM
Em uma reunião altamente produtiva, que ocorreu entre os professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém, o diretor da Diretoria de Tecnologia, Jó Elder Vasconcelo, e a assessora da Secretaria de Educação Emmanuellee Franco, encarregada de encaminhar as demandas das escolas para o suporte da plataforma Plurall, conseguiu-se alcançar um valioso alinhamento estratégico.
Como resultado desse encontro, estabeleceu-se uma sólida parceria entre os NTE do Estado do Pará e a srª Emmanuellee Franco . Isso permitirá aos NTE do Pará ampliar significativamente seu suporte técnico-pedagógico às iniciativas do PREPARA PARÁ SAEB. A partir de hoje, em 13 de setembro de 2023, estaremos seguindo com diligência as orientações fornecidas pela srª Emmanuellee Franco.
Os NTE do Estado do Pará comprometem-se a oferecer apoio proativo para superar os desafios de engajamento com a plataforma Plurall nas escolas. O trabalho em conjunto, unindo esforços, para encontrar soluções ágeis que impulsionem a integração da tecnologia na educação. Isso reafirma o compromisso dos Nte inabalável com as ações do PREPARA PARÁ SAEB e com a busca constante da excelência educacional.
Essa parceria deve ter impacto direto para o engajamento na Plataforma Plurall, tais como:
Resolução Rápida de Problemas: A parceria permitirá que os professores formadores compartilhem suas competências técnicas pedagógicas e conhecimento da realidade das escolas com a srª Emmanuellee Franco. Isso pode resultar em soluções mais rápidas e eficazes para os problemas de engajamento à plataforma Plurall, uma vez que srª Emmanuellee Franco terá acesso a insights valiosos sobre as dificuldades específicas enfrentadas pelos diretores, técnicos pedagógicos, professores e alunos.
Melhor Compreensão dos Desafios: Os professores formadores, por estarem diretamente envolvidos com as escolas e com conhecimento técnico pedagógico, podem ajudar a srª Emmanuellee Franco a compreender melhor os desafios enfrentados pelas instituições educacionais em relação ao engajamento à plataforma. Isso pode levar a um melhor alinhamento das soluções oferecidas pela Plurall às necessidades reais das escolas.
Formação e Capacitação: Durante a reunião, os professores formadores podem oferecer sugestões de formação e capacitação para os usuários da plataforma, incluindo diretores, técnicos pedagógicos, professores e alunos. Isso pode contribuir para melhorar a competência técnica dos usuários e reduzir a incidência de problemas de engajamento.
Feedback Contínuo: A parceria também pode estabelecer um canal de comunicação mais direto e eficiente entre os Nte do Estado do Pará e a equipe da plataforma Plurall. Isso permite que o feedback seja compartilhado regularmente, o que pode levar a melhorias contínuas na plataforma e na experiência dos usuários.
Apoio Institucional: A colaboração entre os Nte do Estado do Pará e a srª Emmanuellee Franco pode fortalecer o apoio institucional às escolas no uso da plataforma Plurall. Isso pode contribuir para aumentar o engajamento da plataforma nas escolas, melhorar o desempenho dos alunos e promover o uso efetivo da tecnologia na educação.
Destaque da semana: 12/09/2023
FORMAÇÃO PLATAFORMA PLURALL - DRE5 (diretores e técnicos pedagógicos)
Diretores, técnicos pedagógicos das escolas e técnicos de acompanhamento pedagógico da Diretoria Regional de Ensino 5 - DRE-5 participaram de uma formação abordando a plataforma Plurall, com foco no tema "Acesso e Análise de Relatórios". O evento ocorreu na sala do LABICRIM do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE-Belém.
Durante essa formação, exploramos minuciosamente as diversas funcionalidades do Plurall, especialmente voltadas para gestores e técnicos pedagógicos, com ênfase no acesso e na interpretação de relatórios. Esses aspectos são fundamentais para embasar decisões sólidas na área educacional. Orientamos os participantes sobre como utilizar os relatórios de avaliações e interpretar o painel de gestão, fornecendo insights valiosos para a melhoria contínua do processo educacional e do desempenho no SAEB.
É crucial destacar que esta formação terá um impacto direto no sucesso do programa PREPARA PARÁ SAEB nas escolas da DRE-5. Esperamos que ela impulsione significativamente os resultados educacionais e prepare os alunos de maneira mais eficaz para os desafios futuros.
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão pela presença dos diretores, técnicos pedagógicos e técnicos de acompanhamento pedagógico da Diretoria Regional de Ensino 5, que desempenharam um papel crucial na articulação com os diretores das escolas da DRE-5 para realização deste evento.
Destaque da semana: 05/09/2023
Projeto Rádio Escola participa da 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes em Belém/PA
O Projeto Rádio Escola, uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém, celebra sua participação na 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes, que acontecerá no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, de 09 a 17 de setembro de 2023.
Há cerca de 13 anos em atividade, o Projeto Rádio Escola tem como objetivo central promover a formação continuada de professores e alunos da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Esse processo educacional visa o desenvolvimento de competências docentes específicas por área de conhecimento, mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Departamento de Educação Continuada (DEC/PA).
Uma das principais metas do projeto é estimular a criação de roteiros educativos para programas de rádio escolar, com ênfase no programa "PREPARA PARÁ", visando aprofundar o domínio e proficiência dos alunos nos principais descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Neste ano, o Projeto Rádio Escola contará com a participação direta de 12 escolas, envolvendo 60 alunos e 12 professores. No entanto, seu alcance será muito mais amplo, já que os programas produzidos e apresentados pelos alunos serão transmitidos ao vivo pela Web Rádio NTE-Belém.
A programação das escolas ocorrerá de 09 a 14 de setembro, das 15h às 18h30, com cada escola participante apresentando seu conteúdo em diferentes horários. Além disso, nos demais horários, a equipe de professores radialistas do projeto assumirá a programação.
Programação das escolas:
Dia 09/09 (sábado):
15h às 16h30: E. E. Teodora Bentes
17h às 18h30: E. E. Barão do Rio Braco
Dia 10/09 (domingo):
15h às 16h30: E. E. Souza Franco
17h às 18h30: E. E. Albanízia de Oliveira
Dia 11/09 (segunda):
15h às 16h30: E. E. Aldebaro Klautau
17h às 18h30: UEES Instituto José Álvares Azevedo
O Projeto Rádio Escola enfrentou um desafio inspirador ao preparar os participantes da UEES Instituto José Álvares Azevedo, uma instituição de 68 anos de referência educacional para deficientes visuais no Pará, para sua participação na feira. A dedicação da equipe em garantir que esses alunos cegos estejam prontos para se destacar na 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes é uma demonstração de inclusão e comprometimento com a educação para todos.
Dia 12/09 (terça):
15h às 16h30: E. E. Joaquim Viana
17h às 18h30: E. E. Magalhães Barata
Dia 13/09 (quarta):
15h às 16h30: E. E. Palmira Gabriel
17h às 18h30: E. E. Cordeiro de Farias
Dia 14/09 (quinta):
15h às 16h30: E. E. Jorge Lopes Raposo
17h às 18h30: E. E. Souza Franco
Para ouvir os programas emocionantes e informativos do Projeto Rádio Escola, basta acessar o link da WEB RÀDIO NTE BELÈM:
http://radioescola.seduc.pa.gov.br/radioweb/.
Durante a 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes, estaremos ao vivo de forma presencial no estúdio da Web Rádio NTE Belém, montado no stand da Secretaria de Educação do Pará - SEDUC. Acompanhe de perto as transmissões emocionantes e informativas do Projeto Rádio Escola diretamente do evento!
Além disso, durante a programação das escolas, os alunos terão a oportunidade de entrevistar artistas e personalidades com destaque na música e cultura paraense. Entre os confirmados, destacam-se Mahrco Monteiro, Nilson Chaves, Úrsula Vidal, Félix Robato, Carlos Brito, Banda Warilou, Heliana Barriga, Banda Sayonara, Markinho Duran, Banda Fruta Quente, Pinduca, e Júnior Soares (Arraial do Pavulagem).
O Projeto Rádio Escola é coordenado pelos professores radialistas do NTE: Benedito F. Machado (Dito Neto), Elvis Lira, Antônio Jorge, Vânia de Castro, e o produtor multimídia Jorge Santos. Não perca a oportunidade de se envolver com essa iniciativa educacional única e enriquecedora durante a 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes em Belém/PA.
Informações:
(91) 98337-1087 (Dito Neto)
(91) 9 8864-5817 (Elvis Lira)
(91) 98137-6377 (Jorge Santos)
(91) 98097-8056 (Antônio Jorge)
(91) 98382-2858 (Vânia de Castro)
Show Matemágico celebra 10 de existência e encanta Público na 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes.
A magia da matemática ganha vida no Stand da Secretaria de Educação do Pará - SEDUC, durante a 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes. No dia 09 de setembro, das 18h às 20h, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única com o "Show Matemágico", um projeto desenvolvido pelo Prof. Dr. Benedito Fialho Machado, do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE Belém.
O "Show Matemágico" é uma atração tradicional no stand da SEDUC durante a Feira do Livro, e este ano é ainda mais especial, pois comemora uma década de existência. Ao longo desses 10 anos, o show já percorreu diversos estados do Brasil, inclusive brilhando no Festival Nacional de Matemática, no Rio de Janeiro. Além disso, conquistou reconhecimento nacional ao ser destaque no quadro "Ciência Pai d'Égua", do programa "Bom Dia Pará" da TV Liberal, afiliada da Rede Globo. Para conferir uma prévia do espetáculo, acesse o link:
https://globoplay.globo.com/v/11649013/?s=0s&fbclid=IwAR0osUMJC2S3WIE0b0aQ4T7xEKQTv11tG-QTeMl2iSlZBNO_mcE8OGXPR_U
O objetivo do "Show Matemágico" é encantar e entusiasmar professores e alunos de todos os níveis de ensino, ensinando habilidades de pensamento matemático de valor inestimável. Todos os truques de mágica apresentados estão estritamente alinhados com o currículo de Matemática, tornando o aprendizado desta disciplina uma experiência fascinante. O melhor de tudo é que o "Show Matemágico" realiza apresentações em escolas públicas de forma totalmente gratuita, contribuindo para a democratização do acesso à educação de qualidade.
Não perca a oportunidade de participar deste espetáculo que une educação e entretenimento. O "Show Matemágico" estará à disposição do público no Stand da SEDUC, e a entrada é gratuita. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (91) 98337-1087.
Venha se encantar com a magia da matemática e celebrar uma década de sucesso do "Show Matemágico" na 26ª Feira Pan Amazônica do Livro e Multivozes.
O curso de Impressão e Modelagem 3D oferecido pelo Professor Sebastião Neto é uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem habilidades avançadas em tecnologia e design. Essa iniciativa demonstra o comprometimento do professor com a educação de qualidade e preparação dos alunos para as demandas do futuro. A sala de Informática da EEFM RUI BARBOSA – INTEGRAL se tornou um espaço de inovação graças a essa ação, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado prático e criativo. Com certeza, essa contribuição impactará positivamente no crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.
Destaque da semana: 04/09/2023
Formação de Professores do 9º ano do fundamental e 3º ano do médio da EEEFM Presidente Costa e Silva na utilização da Plataforma Plurall: análise de relatórios, estratégias de planejamento, e criação de materiais educativos com o “Maestro”.
Nte-Belém Assessora em apoio as ações do PREPARA PARÁ para prova do SAEB.
Professoras formadoras Mônica Sanches e Magna Andrade Pinheiro
Destaque da semana - 04/09/2023
O Núcleo de Tecnologia Educacional - Nte-Belém teve a honra de receber alunos e professores da EEEFM Mal. Cordeiro de Farias em suas instalações para participar de um evento especial: o anúncio de novidades para a educação no Pará, feito pelo Governador do Estado, Helder Zahluth Barbalho, e pelo Secretário de Educação, Rossieli Soares.
O ambiente estava repleto de expectativa e entusiasmo, com a presença de estudantes e educadores, todos reunidos para conhecer as inovações que moldarão o futuro da educação no estado. A participação dos alunos da Escola Cordeiro de Farias reflete o compromisso do Nte-Belém em envolver a juventude na busca por soluções e melhorias na educação paraense.
Durante a transmissão, o Governador Helder Zahluth Barbalho compartilhou informações sobre os Programas "Educação que Transforma" e "Bora Estudar", que têm como objetivo elevar a qualidade da educação pública no Pará. Já o Secretário de Educação, Rossieli Soares, detalhou os planos desses programas que visam aprimorar a qualidade da educação no estado, proporcionando um futuro mais promissor aos estudantes paraenses.
O Nte-Belém se enche de orgulho por ter recebido alunos e professores da EEEFM Mal. Cordeiro de Farias, reafirmando seu compromisso com a disseminação das tecnologias educacionais e a promoção de uma educação de excelência em todo o estado. Este evento é um exemplo do poder da colaboração entre instituições educacionais e o governo na transformação da educação no Pará.
Agradecemos sinceramente a presença de todos os participantes e estamos ansiosos para testemunhar as mudanças positivas que essas novidades trarão para a educação no estado. Juntos, continuaremos trabalhando incansavelmente para construir um futuro mais promissor para os alunos do Pará.
O Núcleo de Tecnologia Educacional - Nte-Belém é um órgão da Secretaria Estadual de Educação dedicado à promoção de formações e assessoramento as unidades escolares da área metropolitana de Belém, visando o uso inovador de tecnologias educacionais para aprimorar a qualidade do ensino no estado do Pará. Trabalhamos em parceria com escolas e educadores para promover o acesso à educação de qualidade, por meio da estratégica utilização das tecnologias.
Destaque da semana: 01/09/2023
Projeto Rádio Escola: Uma Janela de Oportunidades para a Educação no Pará
Em um evento histórico para a educação no estado do Pará, o governador Helder Barbalho e o secretário estadual de educação, Rossieli Soares, estiveram presentes na Escola Estadual Joaquim Viana, localizada em Ananindeua, para assinar a ordem de serviço que marcará o início da restauração desta instituição de ensino. No entanto, o destaque do evento não se limitou apenas às reformas físicas da escola, pois também evidenciou o impacto transformador do "Projeto Rádio Escola".
O Projeto Rádio Escola, uma iniciativa do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém que já funciona há 13 anos, é um exemplo notável de como a educação pode ser enriquecida por meio da integração da tecnologia e da criatividade. O projeto tem como objetivo promover a formação continuada de professores e alunos da SEDUC/PA, focando no desenvolvimento de competências docentes específicas por área de conhecimento. Esse desenvolvimento é mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Departamento de Educação Continuada (DEC/PA). Além disso, o projeto estimula a criação de roteiros educativos para programas de rádio escolar, com ênfase no programa "PREPARA PARÁ", visando aprofundar o domínio e proficiência dos alunos nos principais descritores do SAEB.
Durante o evento, o secretário Rossieli Soares foi entrevistado pelo aluno Jadson Costa, integrante do Projeto Rádio Escola, “Rádio Escola JV” sob a coordenação dos professores Roberto Brito e Mônica Santos, que operam de forma exemplar na Escola Estadual Joaquim Viana, em Ananindeua. Essa entrevista ressaltou o compromisso do governo do Pará com a melhoria da educação e a importância de projetos como o Rádio Escola na formação dos alunos. Ao final da entrevista, o secretário Rossieli Soares convidou a todos para acompanhar o projeto Rádio Escola na Feira do Livro.
O Projeto Rádio Escola tem presença confirmada na 26ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, que ocorrerá de 9 a 17 de setembro de 2023, no Hangar Centro de Convenções, em Belém/PA. Nesta edição, o projeto contará com a participação de 12 escolas estaduais, envolvendo diretamente 60 alunos e 12 professores. No entanto, seu alcance será muito mais amplo, já que os programas produzidos e apresentados pelos alunos serão transmitidos ao vivo pela Web Rádio NTE-Belém.
O Projeto Rádio Escola oferece uma oportunidade única para que estudantes e professores explorem sua criatividade, desenvolvam habilidades de comunicação e aprofundem seus conhecimentos nas disciplinas. Além disso, a iniciativa contribui significativamente para a disseminação da cultura educacional do Pará, destacando-se como um exemplo de inovação e aprendizado colaborativo.
Para ouvir os programas emocionantes e informativos do Projeto Rádio Escola, basta acessar o link: http://radioescola.seduc.pa.gov.br/radioweb/. Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência educacional inspiradora que está moldando o futuro da educação no Pará e na região amazônica. O Projeto Rádio Escola é a prova viva de que a educação pode ser transformadora e inspiradora quando aliada à tecnologia e à criatividade.
Destaque da semana: 31/08/2023
Os professores Rosistela Pereira de Oliveira e Petronio Medeiros Lima Filho promoveram uma formação do NTE-Belém para a DRE4, destinada aos diretores, coordenadores e professores do 5º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas dessa DRE. Nesse encontro foram exploradas algumas funcionalidades da Plataforma Plurall, sobretudo visando facilitar o acesso às evidências geradas pelos resultados provenientes da 1a. Avaliação diagnóstica promovida pelo Prepara Pará em Língua Portuguesa e Matemática. Assim, objetiva-se ficarem mais acessíveis as evidências para nortear tanto o trabalho de recomposição da aprendizagem como a preparação para o Saeb 2023. Na ocasião, também foi divulgado o site NTE- Belém Assessora, que com sua curadoria de RED e Oficinas em Língua Portuguesa e Matemática busca apoiar todos esses estratégicos projetos da Seduc/PA em prol da melhoria da Educação paraense.
Saiba mais
https://www.instagram.com/p/Cwqt-EFO_bL/?igshid=ODk2MDJkZDc2Zg==
Destaque da semana: 28/08/2023
O NTE-Belém, em apoio a DRE-7, promoveu uma capacitação abrangente voltada para diretores, técnicos e professores. Essa formação focalizou na competência de identificar e analisar os resultados provenientes da avaliação diagnóstica para a prova do SAEB, disponibilizada na plataforma Plurall. O evento visou aprimorar a compreensão desses profissionais, fortalecendo sua habilidade de interpretar e utilizar eficazmente os dados obtidos. Compartilhando estratégias valiosas, a iniciativa busca contribuir para a ação do PREPARA PARÁ.
Destaque da semana: 25/08/2023
Documento com informações gerais sobre as formações (favor ler com atenção).
Lista de convocação de educadores (com escolas, nomes dos educadores convocados e data da formação de cada um).
CONVOCAÇÃO FORMAÇÃO PRESENCIAL PREPARA - SEGUNDO ENCONTRO
Prezado(a) dirigente,
Segue lista de convocação para o segundo encontro presencial da trilha formativa PREPARA PARÁ.
Observe que são dois arquivos:
1️⃣ Documento com informações gerais sobre as formações (favor ler com atenção);
2️⃣ Lista de convocação de educadores (com escolas, nomes dos educadores convocados e data da formação de cada um).
Por favor, garanta que as informações cheguem aos educadores que são público-alvo da ação, conforme texto explicativo.
Será encaminhado também via PAE, mas já adianto por aqui para dar celeridade ao processo de convocação.
Se houver algum educador que é público-alvo da ação mas não foi convocado, ele pode participar da turma de acordo com seu perfil de atuação.
⚠️ATENÇÃO: O DIRETOR DEVE IR ACOMPANHADO DE UM COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ESCOLA, MESMO QUE ESSE ÚLTIMO NÃO TENHA SIDO NOMINALMENTE CONVOCADO NA LISTA.
Destaque da semana: 24/08/2023
No PDF ao lado, você encontrará orientações essenciais para guiar os alunos através do seu primeiro acesso à plataforma Plurall. Essas instruções passo a passo garantem uma entrada tranquila e eficaz, permitindo que os alunos aproveitem ao máximo os recursos oferecidos. Comece essa jornada educacional da maneira certa - clique e acesse o PDF agora mesmo!
Destaque da semana: 23/08/2023
Live de Orientação Programa de Inovação Educação Conectada - PIEC 2023: Explorando a Nova Portaria, Dados de Conexão e Mais!
Destaque da semana: 18/08/2023
No último dia 11 de agosto foi lançado o curso nacional do programa RAEscolas que utiliza a tecnologia de realidade aumentada como mediação no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Básica.
O projeto foi inspirado nas ações da The Open University e BBC do Reino Unido, executado pelo Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em conjunto com a Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Por meio desses mecanismos tecnológicos, os professores da educação básica podem contar com conteúdos curriculares de Biologia Celular, Mecanismos Celulares, Corpo Humano, Reprodução Humana, Vírus, Meio Ambiente, Energia, Astronomia, Física, Química e Matemática em realidade aumentada.
O curso oferta gratuitamente 1000 vagas destinadas a professores de escolas públicas de todas as regiões do País. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11/09/2023, por meio do site https://raescolas.ufsc.br
Agradecemos a possibilidade de colaborar com a ampla divulgação.