Digitalização e Disponibilização de Acervos Culturais tridimensionais
[2018 - em andamento]- Patrimônio Cultural 3D: o Rio Moderno: O projeto de pesquisa aplicada prevê o mapeamento e a digitalização 3D de obras de arte de artistas modernistas nos espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro/RJ e sua disponibilização pública por meio de um repositório digital com base em padrões de metadados adotados pela comunidade internacional de acervos digitais. Para tanto, envolve a realização de estudos multidisciplinares, de cunho técnico e teórico-metodológico, nas áreas de humanas (como a história, história da arte, antropologia, direito, ciência da informação) e exatas (como a matemática aplicada e computação gráfica), voltados para as relações entre o patrimônio cultural, as tecnologias digitais e o direito à cidade. Como metodologia, propomos o uso de técnicas de digitalização 3D das obras de arte, pesquisa histórica-documental sobre as peças, artistas, contextos políticos e projetos urbanos que possibilitaram a inserção dessas peças nos espaços públicos, além do uso de tecnologias diversas para difusão de patrimônio cultural, como a realidade aumentada. Instituições participantes:FGV/EMAp, FGV/CPDOC, Tecgraf-PUC-Rio, University of Brighton, UK and TUDelft, Netherlands. Coordenação: Asla Medeiros e Sá (FGV/EMAp) e Vivian Luiz Fonseca (FGV/CPDOC). Projeto financiado pela Rede de Pesquisa da FGV. (página do projeto em constução)
[2015 - 2017]Digitalização 3D de Junco Chinês em Marfim: O projeto resulta de uma iniciativa de digitalização de um objeto icônico da coleção de objetos de marfim do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, buscando explorar o potencial das tecnologias 3D para fins de documentação e difusão de herança cultural. O projeto resultou em um site interativo para visitação do objeto digital selecionado, um junco chinês trazido para o Brasil e presenteado à família imperial atualmente integrante da coleção do Museu Histórico Nacional. Projeto financiado pela Rede de Pesquisa da FGV. Instituições participantes:FGV/EMAp, LCG/COPPE/UFRJ, Museu Histórico Nacional e University of Brighton, UK. Coordenação: Asla Medeiros e Sá. Projeto financiado pela Rede de Pesquisa da FGV. (site)
[2018 - em andamento] - O projeto de pesquisa sobre tesselações planares de polígonos regulares busca estabelecer uma descrição matemática compacta do padrão repetitivo contido na tesselação. Uma das aplicações para tal descrição é a sua utilização para sintetizar computacionalmente de forma eficiente as representações gráficas das tesselações de polígonos regulares independentemente de resolução. Os resultados já alcançados da pesquisa estão detalhados (em inglês) aqui. Instituições participantes: FGV/EMAp, Visgraf/IMPA
[desde 1982 - 2017] - SOBRE MALHAS ARQUIMEDIANAS é uma publicação que resulta de mais de 35 anos de coleta e organização de informações sobre malhas arquimedianas realizada em tempos vagos ao longo desse tempo. Em 2017 conseguimos transformar as observações feitas ao longo dos anos em uma publicação que foi preparada tentando compartilhar a beleza observada nos padrões planares. Um livro de de Ricardo Sá e Asla Medeiros e Sá. Links:Editora Olhares | Catálogo de Malhas Arquimedianas | Facebook
Visualização de Informação para Esportes
[2014 - em andamento] - O projeto Modelos Matemáticos para Esportes possui um braço de experimentação em Visualização de Informação para dados de Esporte. Projeto da FGV/EMAp coordenado por Moacyr Alvim Horta Barbosa.
As previsões dos resultados de grandes campeonatos estão disponíveis nos seguintes sites: