V.I.F - Verificação Inteligente de Faces

Detecção de faces em condições não controladas de posição e iluminação: o caso do acervo histórico do CPDOC-FGV.

A Fundação Getúlio Vargas abriga o acervo de história contemporânea brasileira do CPDOC-FGV. Deste acervo, disponíveis para consulta pública, fazem parte os arquivos pessoais de grandes personalidades da história contemporânea do Brasil. Para disponibilizar os arquivos pessoais para consulta pública faz-se necessária uma fase de preparação e organização dos documentos. No que tange as fotografias dos acervos, um dos desafios é o procedimento de identificação dos personagens que ocorrem em uma foto.

No projeto MIST-Imagens propomos uma investigação sobre técnicas para detecção de faces em fotografias tendo como caso de estudo principal o acervo do CPDOC-FGV. Tendo em vista um objetivo maior de desenvolver uma ferramenta que auxilie os pesquisadores do CPDOC-FGV no processo de identificação de personagens históricos, identificamos uma primeira grande etapa de trabalho que consistiu em resolver o problema de detecção de faces em condições não controladas de aquisição, ou seja, sem necessariamente terem sido capturadas em poses previamente estipuladas ou ambientes com iluminação controlada.

Apesar da maturidade da área, os algoritmos propostos na literatura para detecção de faces se mostraram pouco robustos para condições não controladas de posição da face e de iluminação da cena sob análise. Foi então desenvolvida a ferramenta V.I.F. - Verificação Inteligente de Faces (Very Important Faces Tool), uma ferramenta semi-automatica para detecção de faces.

Publicaçoes:

Fomento: FGV/EMAp | CNPq - Projeto EOSMedia - Edital MCT/CNPq 09/2010 - PDI