Perseguida por uma estranha melodia que ecoa em todo o seu ser, Luzia vê a sua vida ser transformada radicalmente desde o momento em que decide entender o significado desse misterioso chamamento.
Confrontando Ulrich, o robusto e apoiada por Abdul, o esguio, Luzia ainda tem sempre um trunfo mágico quando tudo se complica: os conselhos enigmáticos da outra Luzia, aquela-que-tudo-vê e que nunca a desilude.
Percorrendo mundos fantásticos, Luzia entende que o espaço e o tempo são ilusórios e, aprendendo a jogar o jogo da existência, cumpre o seu propósito de vida ao divulgar o segredo-daquilo-que-realmente-interessa por toda a humanidade.
Identificado por três monges budistas como a possível reencarnação de um lama tibetano, o menino que vive com a Luzia-que-vê desaparece sem deixar qualquer rasto, deixando a sua mãe adotiva quase cega.
Desesperados sem saber o que fazer, Luzia, Abdul e Ulrich encontram novos olhos em Jerónimo, o arqui-inimigo de muitas Eras do Sombra, o copista-com-cara-de-rato que urdiu no passado uma terrível trama de ilusões com resultados trágicos para os nossos amigos.
Seguindo cegamente Jerónimo, Luzia e os seus companheiros entrelaçam-se em vários mundos, procurando o precioso menino nos longínquos Himalaias, reescrevendo a história do passado e descobrindo no futuro a identidade do misterioso piloto B.16.