Pedro - UAM 1

Criatividade

Atividades desenvolvidas nas Unidades de Apoio à Multideficiência, Centro de Apoio à Aprendizagem, no âmbito da área disciplinar de Expressões.
Contribu
em para a melhor integração e inclusão, bem como a superação das dificuldades dos alunos com necessidades educativas especiais, fomentando a autonomia, a valorização, promoção da autoestima, pensamento crítico e criatividade.

Laboratório Sensorial

Pintura realizada com balões de água. Esta é uma atividade onde a leitura e a escrita se interlaça com a cor, a textura e a sensibilidade do tato. Trabalho orientado pelas professoras Isabel Bernardo e Cristina Morais

Atividade- Como vivem os heróis?

Todas as crianças têm um Herói, às vezes são os pais, o médico, o peluche ou o amigo, outras vezes as suas personagens favoritas, mas todos estimulam a sua criatividade e imaginação e personificam histórias no seu imaginário. Lançámos o desafio de nos contarem a história que constroem diariamente no seu imaginário. Quisemos não só saber quem são estes “Heróis”, mas onde vivem, o que comem, se tem irmãos, ou que transportes usam. A Expressão Artística é um dos motores de desenvolvimento dos alunos da Educação Especial. A Arte é uma ferramenta essencial para a resolução de questões, desafios e construção de narrativas.
O desafio “Como vivem os Heróis” alia precisamente a necessidade de desafiar os alunos na construção de um pensamento, com o registo gráfico do mesmo, através da Expressão Artística.

Leonor- UAM 1
Pedro - UAM 1
Tomás - UAM2
Leonor -UAM 2
Pedro - UAM1
Ana Sofia - UAM 2

O exercício proposto procura o enquadramento plástico com o contato e exploração de diferentes materiais, aliando duas técnicas, desenho e recorte/colagem, promovendo a criatividade e identidade de cada aluno. São as escolhas do aluno que definem a sua obra.
O desafio proposto tem um carácter individual, mas tem como base a exploração temática, realizada em grupo, que servirá de partilha entre alunos, metodologia e motivação para o restante trabalho individual; Aquisição de referências e recolha de elementos visuais; Conversa com os alunos sobre o tema; Recolha de elementos visuais e de diferentes materiais, - Internet, desenhos, publicações em revistas e jornais, tecidos, texturas etc.; Análise em grupo dos elementos recolhidos; Trabalho Individual – Desenho base sobre o tema; Colagem dos elementos recolhidos manualmente; Colagens em formato digital
; Apresentação ao grupo.

(Professora Sílvia do Ensino Especial).