A Escola Stagium, com 34 anos de existência e unidades em Diadema e São Paulo, é um centro educacional que oferece um ensino que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Sua abordagem pedagógica é inovadora, com foco no desenvolvimento integral e autonomia do aluno.
A escola se destaca por sua metodologia baseada em projetos práticos e pela integração de tecnologia na aprendizagem e a valorização da Arte enquanto fruição e comunicação humana. Ela também utiliza ambientes de sala de aula flexíveis e promove a interdisciplinaridade e a educação socioemocional.
Além disso, a escola valoriza a conexão com a natureza, utilizando seus espaços verdes para promover diferentes formas de interação e aprendizado.
Meu nome é Ary Potyguara, tenho 28 anos de experiência em sala de aula e adoto como prática a Abordagem Triangular em Arte/Educação, procurando sempre me atualizar frente às novas tecnologias e metodologias ativas, desenvolvendo projetos para que os estudantes possam utilizar a Arte de fato como forma de comunicação humana.
Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuo no ABC Paulista e além de professor de Arte, Teatro e Educador Maker, sou líder do Grupo de Educadores Google em São Caetano do Sul, Google Educator – L1 e L2, Integrante do Clube de Educadores da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Multiplicador Educamídia, Embaixador da Comunidade de Tecnologia do Porvir e Educador da Liga STEAM 2024 (Tríade e ArcelorMittal).
Atualmente sou cursista da Especialização em Inovação na Educação Mediadas por Tecnologias pela Universidade Federal do ABC e Professor de Arte no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio na Escola Stagium.
Diante da identificação de uma defasagem em Arte, os estudantes do 3º ano embarcaram em uma jornada investigativa e criativa para explorar a História da Arte.
A partir de um levantamento de interesses realizado via Google Forms, os alunos escolheram movimentos, obras e artistas como foco de estudo e utilizando o Google Arts & Culture como fonte de pesquisa e o Gemini como ferramenta de apoio à criação, desenvolveram protótipos de jogos educativos e interativos.
A inteligência artificial contribuiu com sugestões de formatos, aprofundamento conceitual e disparadores criativos, promovendo uma experiência de aprendizagem gamificada.
O projeto une arte e tecnologia com a marca Google, estimulando a criação colaborativa e o protagonismo estudantil por meio da exploração de museus, acervos e obras icônicas.
Entre em contato pelo e-mail arypotyguara@escolastagium.com.br para saber mais sobre o projeto.