Data de Início: ................19 de outubro de 2020
Data de Encerramento: 21 de dezembro de 2020
Total de Semanas: .........10 Semanas
Data de Início: ................19 de outubro de 2020
Data de Encerramento: 21 de dezembro de 2020
Total de Semanas: .........10 Semanas
O Varal do Livro e da Leitura (VALILER) objetiva a promoção da leitura, a valorização da cultura literária e o encontro de escritores.
O projeto será realizado virtualmente pela primeira vez, tendo em vista as orientações de distanciamento social emitidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta plataforma digital, serão disponibilizados variados títulos de obras que estão disponíveis no Portal do Domínio Público. Para esta primeira edição, serão realizadas lives com escritores e mestres da literatura.
Acesse as obras gratuitamente clicando no botão LEIA OBRAS GRÁTIS. Pra acessar as ações passiveis de certificação, clique no botão VALILER/CALLEP.
Coordenação: Kamila Costa da Silva
Colaborador: Lucas do Nascimento Alves
Você escreve? Quer divulgar seus textos em uma plataforma digital? Então nos envie sua obra que vamos publicar aqui. Clique em CONHECER e saiba mais.
Toda semana transmitimos uma entrevista com escritores e/ou professores e discutimos sobre livros, educação, cultura etc. Clique em CONHECER e saiba mais.
Magali Lima é acreana, nasceu no dia 26 de Julho de 1985 na cidade de Plácido de Castro, 2012 formou se em Ciências Biológicas pela União Educacional do Norte; Em 2013 iniciou sua trajetória profissional como Professora de Ciências e Biologia, em escolas da rede pública, é mãe de uma filha de oito anos. Praticante de artes marciais há vários anos, desenvolve, junto ao seu professor e mestre, projetos sociais de Jiu-Jitsu, nas escolas públicas e comunidade. Magali Lima é filha de pais trabalhadores rurais e na sua infância não teve acesso ao ensino, à escola. Durante toda a sua infância ajudou os pais na roça. Foi então que aos 13 anos seus pais se separaram. Ela e a mãe mudaram-se para a cidade de Plácido de Castro, onde ela e a mãe passaram a trabalhar como empregadas domésticas, para conseguir seu sustento. E, foi então, que ela teve seu primeiro contato com a escola. Aos 13 anos ela entrou pela primeira vez como aluna em uma sala de aula.Trabalhava durante o dia e estudava a noite, mesmo com todas as dificuldades e a precoce e súbita morte da mãe quando tinha apenas 16 anos. Ela não desistiu de seus estudos, mudou-se para a Cidade de Senador Guiomard e concluiu com louvor o ensino fundamental e médio, em um período de cinco anos. Meses depois da conclusão do ensino médio passou no ENEM e conseguiu uma bolsa de estudos para o curso de Ciências Biológicas, em uma universidade particular. Quatro anos depois realizou um dos seus maiores sonhos, formou-se. Apaixonada pelo Mundo Imaginário, pelo mundo que a salvou durante sua infância e adolescência, sempre gostou da escrita e da leitura. Escreve desde que foi alfabetizada. Primeiro como terapia, passa tempo, depois ficou mais viciante... enfim, depois de vários anos indecisa decidiu compartilhar um pouquinho das suas histórias, do seu mundo imaginário publicando nesse ano de 2020 um dos seus originais, seu primeiro romance Hannah Vidas cruzadas e também participando de antologia com publicações de poemas.
Jackson Viana é Escritor e aos 12 anos publicou seu primeiro livro, intitulado "Onde mora a felicidade?". Aos 14, idealizou e fundou a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura voltada a jovens escritores do Acre, da qual é o Presidente. Premiado com o 1° lugar no estado no 43° Concurso de Redação dos Correios, 2° lugar no Prêmio Flor do Ipê da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2° lugar no Prêmio Moutonnée de Poesia da Prefeitura de Salto/SP, é autor de três livros já lançados, entre outras obras e antologias em que possui participação. Em 2016, tornou-se Conselheiro Regional do Movimento União Cultural (MUC) e Embaixador da Embaixada da Poesia (RJ), organização que lhe condecorou com as medalhas de "Honra ao Mérito Artístico" e "Poeta Menino - Casimiro de Abreu". Atuou como colunista para os jornais A Tribuna e Folha do Acre e atualmente é Chefe da assessoria de imprensa e publicação da Fundação de Cultura Elias Mansour, no governo do Estado.
É acadêmico do curso de Direito na Universidade Federal do Acre (UFAC) e, em 2019, tornou-se Embaixador da Região Norte na Brazil Conference at Harvard & MIT.
Robério Santos é sergipano de Itabaiana, nascido em 20 de fevereiro de 1981 e autor de: “O Vendedor de Sereias” 2011; “Joãozinho Retratista” 2011; “O Livro Branco da Fotografia” 2012; “Lampião e Volta Seca em Itabaiana” 2013; “Álbum de Itabaiana” 2013, este em parceria com o renomado escritor Vladimir de Souza Carvalho; “Zeca Mesquita - O Visionário” 2014; “O Cangaço em Itabaiana Grande”, 2015; “Álbum de Itabaiana 2” 2015 ; “Fotoclube Itabaiana” 2015; “Maniçoba” 2015; “A Morte de Euclides Paes Mendonça” 2015 (em conjunto com a AIL); “As Quatro Vidas de Volta Seca” 2017; “Itabaiana de Minha Infância” 2017 (em conjunto com a AIL); “Álbum do Cangaço 1, 2, 3, 4 e 5” 2018 e em 2019, seu último livro, “Zé Baiano” que agora chega a segunda edição em 2020. Estão no prelo os livros "Marca", "Cangaço Noir: 28 de Julho" e "Cabeças Cortadas". Também é fotógrafo, professor de letras, jornalista, cineasta e membro da Academia Itabaianense de Letras - AIL, ocupando a cadeira 15 cujo patrono é João Teixeira Lobo (Joãozinho Retratista). Atualmente apresenta o programa O Cangaço na Literatura no YouTube.
Este é um projeto institucional e certificado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Acre (Ufac) e a participação está disponível para todos os públicos: acadêmicos da instituição ou não. Aqueles que estão matriculados em alguma instituição superior de educação e desejam a certificação em horas de extensão pela participação neste projeto, devem atender aos seguintes critérios:
O participante, para ter o certificado emitido, deverá participar no mínimo de 70% (setenta por cento) da carga horária TOTAL DAS AÇÕES do projeto Varal do Livro e da Leitura - Valiler, ou seja, do total de 50h, a certificação ocorrerá a partir das 35h de participação.