Sonhe, crie, invente o seu lugar…sua casa, seu refúgio, seu lar

SERVIÇOS DE PROJETOS

1- PROJETO DE ARQUITETURA

PROGRAMA DE NECESSIDADES

O programa de necessidades é uma das primeiras etapas a serem conhecidas para que o arquiteto possa iniciar os trabalhos pois será a base de todo o processo de trabalho.

Faz parte do projeto de arquitetura, entender, sugerir e descobrir quais elementos provocam contentamento e satisfação em relação aos anseios, determinando assim uma relação harmoniosa entre a construção e as pessoas que a utilizarão, para atender as funções solicitadas, domésticas ou sociais. Quanto maiores e diversas forem as necessidades, maior será a complexidade das funções a serem atendidas na construção.

ESTUDO PRELIMINAR

Visa a configuração inicial do projeto de arquitetura para determinação da viabilidade do programa de necessidades e do estilo arquitetônico a ser adotado, a distribuição dos ambientes e estimativa de áreas construídas, com base em informações prévias fornecidas pelo cliente e também confronta aspectos legais de aprovação, características naturais do terreno, estilo de arquitetura. (para o correto planejamento e início dos projetos, será necessário o levantamento topográfico, que implica na representação do relevo do terreno).

ANTE PROJETO

Resume a representação da proposta arquitetônica, que considera o estudo preliminar aprovado pelo cliente. Apresenta plantas de situação, plantas baixas, de cobertura, cortes gerais, fachadas e especificações, e perspectivas. Já é um projeto bem definido, com mais detalhes e lay out básico, mas ainda sujeito à alterações. Após a análise do Ante Projeto pelo cliente, o mesmo poderá solicitar mudanças no projeto, simulando novas ideias de forma a complementar o projeto em desenvolvimento.

PROJETO EXECUTIVO

É a versão projeto de arquitetura que vai para a obra, serve para planejamento, orçamentos de custos e frentes de serviços. Confrontando-se e ajustando-se aos projetos complementares, de hidráulica, elétrica, estrutura, representada em plantas, cortes, elevações e outras especificações necessárias e exibe vários detalhamentos construtivos para a execução da obra.

DETALHAMENTO DE ACABAMENTOS

Vários elementos como revestimentos de pisos e paredes, forro, pontos de iluminação, esquadrias e portas, peças sanitárias e metais, entre outros, serão detalhados com os projetos de acabamentos, visando a melhor disposição, ocupação e aproveitamento, e a utilização desses materiais.

DETALHAMENTO DE GRADIL E PORTÃO, ESQUADRIAS E PORTAS

Elementos de fechamento externo como guarda corpos, grades e portões de garagem e de acessos à casa ou de serviços, devem seguir desenhos específicos, pois influenciam diretamente na composição da fachada e estilo da construção.

A definição de esquadrias e portas busca adequar o estilo e funcionalidade dos diversos espaços da casa, o tipo de abertura, quantidade de folhas, materiais opacos ou com vidro alteram suas funções de privacidade e integração, por exemplo. Poderão ser usados componentes industrializados com medidas padrão, consultando catálogos das empresas, ou dependendo da proposta encomendar sob medida.

DETALHES E DESENHOS DIVERSOS

Projeto de fechamentos, muros, alambrados;

Planta humanizada e Layout decorada;

Quadro de áreas construídas e áreas internas;

Tabela de quantitativo e dimensionamento de Portas e Caixilhos;

Planta de Layout decorada;

Plantas Executivas dos pavimentos;

Implantação e Lazer;

Planta de Caixa D´água, Cobertura e Telhado;

Cortes e Fachadas mostrando as vistas internas e externas da construção.

2- PROJETO DE ARQUITETURA E INTERIORES E DECORAÇÃO

O projeto de arquitetura e interiores e decoração é concebido paralelamente ao projeto de arquitetura, pois determinados elementos, principalmente acabamentos, objetos e equipamentos devem ser previstos já na fase de planejamento, pois têm relação física direta seja do ponto de vista estético ou funcional com as pessoas e o meio construído. A disposição de móveis, equipamentos e peças sanitárias será de fundamental importância para a definição da circulação e funcionalidade dos espaços.

O projeto de arquitetura e interiores e decoração prevê os diversos espaços destinados aos equipamentos e seus tamanhos variáveis de modo que se compatibilizem com o projeto de instalações elétricas e hidráulicas, que definem o posicionamento dos pontos de tomada específicos e também de água e esgoto. É necessária a definição de metais, peças hidráulicas e sanitárias, pois cada modelo exige pontos e detalhes de instalação próprios.

Os clientes poderão optar por ter atendimento e acompanhar todo o processo de projeto de arquitetura “on line” à distância. O cliente pode ter o atendimento via E-mail ou Telefone, Chat, Whatsapp, chamada de vídeo.

MARCENARIA E MÓVEIS PLANEJADOS

Estudo de lay out de mobiliário, peças fixas e móveis, detalhamento de marcenaria e móveis planejados, Projeto Conceitual e Criativo, Técnico 2D e 3D, para orçamento e execução de marcenaria e móveis planejados sob medida. Móveis soltos (ex.: aparador, cômoda, criado, armário) e embutidos fixos (ex.: rack suspenso, painel, closet).

DECORAÇÃO GERAL

Cortinas e persianas, espelhos, estofados, fechamento de sacadas, áreas de serviço e boxes de banheiros em vidro, serralheria artística, pias, bancadas

PISOS E REVESTIMENTOS

Definição e paginação (disposição de assentamento), definição de contrapiso, superfícies e paredes de acordo com acabamento a ser executado, tacos, tábuas, assoalhos, laminados, madeiras de demolição, decks, pisos vinílicos, azulejos, revestimentos cerâmicos e porcelanatos, mosaicos e pastilhas, soleiras, baguetes e rodapés de MDF, madeira, poliestireno, granitos e pedras. Além da forma e composição planejadas, também é importante a especificação do tipo de textura, brilho, rigidez dos pisos, pois cada ambiente exige um tipo específico de piso.

PAREDES

Definição e paginação de acabamentos e cores (disposição de assentamento), dry wall, gesso decorativo, molduras, apliques, reboco em gesso, painéis e nichos decorativos de madeira, gesso, pedras e mosaicos, azulejos e Pastilhas, papéis de parede, pinturas e texturas especiais.

DEFINIÇÃO DE CORES, TEXTURAS E REVESTIMENTOS

O arquiteto irá indicar e definir padrões de cores, tipos de tinta, texturas, revestimentos de pedra, tijolo, vidro, cerâmica, etc... para a obra, para que se consiga o estilo arquitetônico desejado.

FORROS E TETOS, DISTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO

O projeto de forros e tetos permite tratar dos detalhes construtivos de forros de gesso, madeira, concreto, PVC, vidro, específicos para cada ambiente. As vigas, cabeamento elétrico, tubulação de ar condicionado podem estar embutidos por meio dos forros facilitando a distribuição e mudanças futuras.

O posicionamento dos pontos de iluminação embutida, de lustres e iluminação indireta de acordo com as diversas utilidades de cada ambiente, bem como modelos de arandelas e luminárias externas para iluminação da fachada, paisagismo e circulação. Dependendo do objetivo, os conjuntos de luzes modificam a ambientação para de um mesmo espaço para trabalho e serviços, social e de descanso. Para cada situação existem as luminárias e lâmpadas apropriadas para destaque ou iluminação geral e apresentam várias tonalidades.

DETALHAMENTO DE PONTOS ELÉTRICOS, PONTOS HIDRÁULICOS

De acordo com o projeto de arquitetura e posicionamento do mobiliário e equipamentos elétricos, serão definidos e previstos a localização dos pontos de tomadas, interruptores, telefone, televisão, interfone, internet, pontos câmeras de vigilância, caixas de disjuntores, coifas e depuradores de ar.

A partir do posicionamento das peças hidráulicas e equipamentos, conseguimos planejar o correto posicionamento de pontos de água e esgoto para lavatórios, vasos sanitários, chuveiros, banheiras de hidromassagem, ralos, pias de cozinha, purificadores de água, lava louças, lava roupas, tanques, torneiras de lavagem, grelhas de escoamento pluvial, fontes, cascatas e espelhos d'água, reservatórios e caixas d'água, aquecedores de passagem ou acumulação, sistemas de aquecimento solar.

3- MAQUETE ELETRÔNICA 3D DE ARQUITETURA

A maquete eletrônica será disponibilizada para o cliente através de fotos como: perspectiva da fachada frontal e de fundo diurna e noturna, perspectiva da fachada com área de lazer, perspectiva do living e varanda, perspectivas 3D internas e externas, plantas volumétricas 3D

4- PROJETO DE APROVAÇÃO NO CONDOMÍNIO

Alguns bairros, loteamentos e condomínios exigem aprovação pela administração ou associação de moradores. Algumas normas e regulamentos além dos exigidos pela prefeitura e outros órgãos, poderão restringir e também configurar padrões de construção, como por exemplo, recuos, área mínima de construção, altura e fechamento de muros, padrões de ocupação e construção. Portanto será preciso encaminhar outras documentações e projetos para aprovação, além do projeto de prefeitura.

5- DOCUMENTAÇÃO E PROJETO DE APROVAÇÃO NA PREFEITURA

Para início das obras será preciso o alvará de aprovação e execução que é emitido pela prefeitura desde que as restrições de uso e ocupação do solo sejam atendidas. O projeto de prefeitura visa o atendimento destas normas e segue padrões definidos pela mesma em relação à área construída, altura máxima da edificação, recuos laterais, frontais e fundos, área permeável, etc.

Além do projeto de prefeitura será preciso documentos relativos aos proprietários, profissionais envolvidos na obra e relativos ao terreno, bem como fichas de cadastro, memoriais, e demais documentações técnicas para a aprovação do projeto, não sendo de responsabilidade do arquiteto resolver conflitos ou entraves por causa de problemas relativos ao imóvel (terreno) ou proprietários.

Dependendo do porte e tipo de construção, além do projeto de prefeitura, poderá ser exigido outros projetos e documentos de órgãos relacionados como Companhia de energia, água e esgoto, meio ambiente...

6- CONSULTORIA DE IDÉIAS, PROJETOS E OBRAS

Você precisa de uma consultoria, dicas e ideias para o seu projeto? Você precisa de um projeto simplificado de arquitetura, layout de mobiliário, distribuição dos ambientes? Caso necessite apenas de informações técnicas, opiniões sobre plantas, ideias sobre o que e como fazer sua obra, agende uma consulta com o arquiteto.

Meu atendimento pode ser pessoalmente, via E-mail ou Telefone, Chat, Whatsapp, chamada de vídeo

CONSULTORIA NA COMPRA DE TERRENOS

Se você pretende adquirir um terreno, conheça antes de comprar, seu potencial e a vocação imobiliária para o seu investimento.

Veja também:

Escolhendo o terreno

https://sites.google.com/view/plantas-projetos-arquitetura/como-escolher-o-terreno-para-sua-casa

ESTUDO DE VIABILIDADE

Pessoas físicas ou investidores que procuram orientação para construção, reforma, aquisição de imóveis ou terrenos o estudo de viabilidade descreve informações detalhadas e uma análise sobre a potencialidade do terreno em relação a capacidade e possibilidade de sua utilização, dos custos envolvidos e do retorno em caso de venda ou locação do imóvel.

Os aspectos de mercado, projeto, identidade, legal, técnico e econômico fazem do estudo de viabilidade uma ferramenta poderosa de decisão de investimento.

7- SERVIÇOS COMPLEMENTARES AO PROJETO ARQUITETÔNICO

COMPATIBILIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES

O projeto de arquitetura servirá de base para o desenvolvimento de todos os projetos complementares: elétrica, hidráulica, estrutura, e quando necessário paisagismo, segurança, automação, ar condicionado informando as diretrizes que condicionarão e coordenarão o projeto como todo, assim ajustes no projeto de arquitetura poderão ser compatibilizados em função de outras diretrizes sugeridas ou adotadas nos projetos complementares.

PROJETO ESTRUTURAL

O projeto estrutural visa adaptar o projeto arquitetônico ao sistema estrutural mais adequado. Calcula e dimensiona a estrutura da casa desde as fundações até o último pavimento do imóvel. O método construtivo e sua estrutura já começam a ser desenvolvidos na concepção do projeto, pois depende do terreno, dos vãos, altura do edifício, cargas de vento, vocação do imóvel, e arquitetura em si, para se adequar ao programa de necessidades do cliente.

PROJETO ELÉTRICO

Especifica, quantifica e dimensiona a distribuição dos circuitos elétricos para iluminação, tomadas e demais sistemas, prevê a relação de cargas dos quadros de distribuição.

PROJETO HIDRÁULICO

O projeto de instalações hidráulicas faz a especificação, quantificação e dimensionamento dos sistemas de distribuição e abastecimento de água quente e fria, esgoto, gás, drenagem de águas pluviais na edificação, também pode prever a captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema próprio de tratamento de esgoto, sistema de combate ao incêndio, sistema de fossa séptica.

PROJETO DE SOM AMBIENTE

Especifica, quantifica e dimensiona a distribuição dos circuitos para som nos diversos ambientes.

PROJETO DE SEGURANÇA E MONITORAMENTO

Especifica, quantifica e dimensiona a distribuição dos circuitos para alarmes, câmeras, sensores, cerca elétrica, etc.

PROJETO DE AUTOMAÇÃO

Especifica, quantifica e dimensiona a distribuição dos circuitos para integração dos diversos sistemas elétrico, eletrônicos, mecânicos, de dados e imagens, etc.

PROJETO DE PAISAGISMO

O projeto de paisagismo e exteriores compõe com o estilo de arquitetura adotado e utiliza elementos naturais inerentes ao terreno e do entorno, bem como as composições projetadas. A vegetação, lagos, espelhos d`água, cascatas, trilhas e caminhos, insolação, sombreamento, ventilação, microclima, composições de volumes e cores, entre outros, são usadas para criar ou reproduzir ambientes buscando a relação mais harmoniosa entre os espaços construídos internos e externos

8- RRT / ART PARA PROJETOS

Em março de 2014 foi publicada a NBR16.280, que estabelece novas regras de controle de processos, projetos, execução e segurança a quaisquer reformas comerciais e/ou residenciais.

Dentre essas novas regras, a norma exige que toda e qualquer obra seja aprovada mediante a apresentação de dois documentos: ART (Anotação de Responsabilidade Técnica - Engenharia) e/ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica - Arquitetura).

Nossos projetos são totalmente personalizados desenvolvidos com exclusividade para o seu terreno.

Cuidamos de todos os detalhes e necessidades, desde o projeto de aprovações, executivo e detalhamento, a construção, interiores, execução de mobiliários, paisagismo.

SERVIÇOS DE OBRAS


1- DIREÇÃO TÉCNICA, ADMINISTRAÇÃO, EXECUÇÃO DE OBRA

É a atividade técnica de coordenar a obra ou serviço, fiscalizando e cuidando da execução realizada por outros profissionais ou empresas. Compreende a orientação geral e verificação da qualidade dos diversos materiais e serviços a serem empregados, implicando na participação direta do responsável técnico nos aspectos comerciais da obra, tais como contratação de mão-de-obra ou cotação e compra de materiais.

2- FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE OBRA

É a atividade de acompanhar a execução da obra ou serviço, tendo este sido contratado com outros profissionais ou empresas, com o objetivo de verificar a fiel observância do que foi projetado, especificado e contratado. Não há participação direta do responsável técnico nos aspectos comerciais da obra, tais como contratação de mão-de-obra ou cotação e compra de materiais.

3- ASSESSORIA E DOCUMENTAÇÃO PARA FINANCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO

Após a contratação dos projetos e direção técnica e fiscalização de obra, caso o cliente necessite de financiamento direto com o construtor, construtora ou banco de sua preferência, serão necessários alguns documentos do cliente e responsável técnico, do terreno e da obra a ser construída como orçamento, cronograma, memorial descritivo, para análise e liberação de crédito.

4- RRT / ART PARA EXECUÇÃO DE OBRA

Em março de 2014 foi publicada a NBR16.280, que estabelece novas regras de controle de processos, projetos, execução e segurança a quaisquer reformas comerciais e/ou residenciais.

Dentre essas novas regras, a norma exige que toda e qualquer obra seja aprovada mediante a apresentação de dois documentos: ART (Anotação de Responsabilidade Técnica - Engenharia) e/ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica - Arquitetura).

5- VOCÊ PODE CONTRATAR POR EMPREITADA

Nas modalidades:

  • Preço de custo - construção por administração compra de materiais e contratações de mao de obra e serviços ao longo da obra

  • Chave na mão ou Turn Key - empreitada de serviços e mão de obra concentrada em um único fornecedor ou prestador, compra de Materiais à parte

  • Preço fechado - materiais, mão de obra, serviços, tudo incluso

QUAL VALOR DO METRO QUADRADO? QUANTO CUSTA UMA OBRA?

Muitas pessoas acreditam que o custo de uma obra é um dado simples de se obter por uma conta de multiplicação.


Existem muitos fatores que podem influenciar diretamente no custo final da sua obra, portanto uma simples conta de área construída multiplicada por um valor de m2 ignoram características que alteram drasticamente os custos de uma construção:

Padrão de acabamento

Tipologia do solo

Tipo de fundação

Sistema Construtivo

Topografia do Lote, Implantação e Terraplanagem

Tipologia e Estilo Arquitetônico

Tipo de fechamentos nas divisas

Localização Geográfica, cada região tem diferentes custos de mão de obra, serviços, impostos e processos de aprovação