Tudo começou dois anos atrás, em 2017, ou talvez à 41 anos, não sei bem direito… Quando penso que todos os meus anos vividos entre crises de bronquite asmática e infinitas idas e vindas ao hospital em busca de ar, penso que já andei muitos passos nessa senda de reaprender a Arte de Respirar e me reinventar.
Jejuei por 20 e tantos dias só com líquidos, 7 sem água, e percebi o valor que isso tem, mas o contato com o frio e o gelo em meu corpo era algo novo, ou ancestral, não sei bem direito…
_____
Wim apareceu na seleção de vídeos recomendados no Youtube justamente num certo inverno que estava me sentindo literalmente ‘ under the weather’ , e o que me chamou a a atenção mesmo não foi tanto seus 20 e tantos recordes mundiais, mas sua vulnerabilidade, a perda de sua amada.
Foi justamente por essa fragilidade que se exigiu ser forte, o bastante para encontrar um elemento mais forte ainda que as suas dores para que, quando alcançasse a entrega perfeita, não mais sofresse, e tudo voltasse a ser pleno.
______
Entrar numa banheira de gelo é tipo um renascimento, é o apertar do reset do seu sistema ‘ fight or flight’, ou seja, lute ou fuja!
Se você resolver fujir, vai ficar 10s e simplesmente vai sair porque não vai aguentar as dores na perna, braço , mãos, etc… e está tudo certo.
Relaxa, respira, e vai de novo que o pior o seu sistema já registrou, daqui só melhora, 10s… 20s… 30s… 1min…2min…3min..já está bom.
4à 5min numa banheira com águas geladas, de 10ºC à5ºC, é um analgésico sistêmico natural e maravilhoso e praticamente gratuito se você tiver uma geladeira em casa.
Toda manhã acordamos meio inflamados, e nosso corpo tenta se limpar de tudo quanto é modo das toxinas absorvidas dos dias anteriores, nos alimentos, pensamentos e emoções…
Um banho gelado todo dia é a sua dose diária de saúde.
Mas é preciso saber tomar banho gelado para se fortalecer, por que também é possível se enfraquecer, e é quando na maioria das vezes esquecemos de respirar.
Respirar é a chave para você entrar numa banheira de gelo e não querer sair dali correndo se enrolar numa toalha.
Respirar profundo e lentamente é a chave micha para o controle de todas as situações extremas que você pode se ver em algum momento de sua vida, seja na beira de um penhasco, numa briga ou confusão ou numa peia qualquer…
Em todas essas e muitas outras situações, respirar profundo e lentamente vai lhe garantir um pouso seguro.
_______
Começamos o dia na Casa Krishás com o Tim Van der Vliet nos guiando nas respirações do método Wim Hof e logo fomos enfrentar o desafio maior, o gelo.
Róla que as respirações te fazem ficar mais alcalinos, e isso faz com que os neuroreceptores no seu cérebro que processam dor, que são 3, não se acoplam direito num ambiente alcalino, e lhe transmitem uma sensação intensa mas mas não dolorida, muito diferente quando você não respira.
Sem contar toda a adrenalina que seus rins estão fabricando à milhão já antecipando uma situação de emergência.
A diferença está justamente na sua respiração profunda e lenta, que vai biohackear seu cérebro, enviando ondas de profunda calma e serenidade de acordo com a sua respiração, que é justamente a ponte entre os sistemas somáticos e autônomos.
Lembrando que seu sistema somático é responsável por suas ações voluntárias e por isso está relacionado com seus nervos motores, e que o sistema autônomo está relacionado com tudo aquilo que funciona sem a sua intervenção e supostamente não se tem controle.
Você respira enquanto dorme, por isso a sua respiração segue automática.
Mas também pode alterar os movimentos ligados à respiração a fim de ativar outras funções do corpo.
Você passa a produzir hormônios de felicidade , endorfinas, dopaminas, seratoninas, e até dmt com exercícios de respiração, e em pouco tempo percebe a medicina que está ao nosso alcance o tempo todo e ainda não estamos cientes do quão poderoso o O2 é em nossas vidas.
Você pode jejuar por 1 mês mas não pode ficar sem respirar mais que 3 minutos!!!
Bom, na verdade não cheguei em 3, porém em 2min e 35s de pulmões vazios, sem respirar…
Wow, já falo que isso para mim é incrível sim, mas um outro toque é que não é, nem nunca foi sobre competição de quem faz mais sei lá o que!
Mas sim um exercício de como a entrega pode ser mais íntegra possível, sem a menor sombra de ego.
_______
O único treinamento que pode haver é o que você já faz dia à dia.
Tudo que você faz dia à dia, ou seja, a sua rotina, vai definir a sua reação quando entrar numa banheira de gelo.
A sensação vai ser de ficar ofegante…você naturalmente vai hiperventilar como um impulso natural do seu corpo em resposta à uma situação de emergência.
A diferença é que você vai estar colocando a sua energia e atenção em justamente fazer o oposto, e sim respirar profundo e lentamente, o máximo que você conseguir, e permanecer assim até que perceba um relaxamento profundo em todo o seu corpo.
Como disse, pode ser que você não dê conta na primeira vez por mais de 10s.
Perfeito. Saia e relaxe.
Respire, faça postura do cavalo e fique ali se movendo.
Tome coragem e vá de novo. A mesma coisa acontece para os banhos frios.
Não é necessário abrir mão dos banhos quentes, faz bem!
O único problema é o cloro das águas das cidades que quando aquece volatiza e você respira esse cloro que não é nada legal!!! (por isso recomendo deixar a janela do banheiro sempre aberta para minimizar a câmera de gás que o seu banheiro vira…!!)
Depois do banho quente, o frio; pra fechar com chave de ouro o seu contato com este elemento vital, a água.
Faça uma contagem regressiva de 10s em baixo da sua ducha quente.
Seja firme. Desligue o chuveiro. Mude a chavinha para <desligado>.
Abra tudo e deixe cair direto na sua nuca.
Você vai sentir um arrepio da zorra, e vai só lembrar de respirar profundo e lentamente, sem parar.
A cada respiração, lembra que você está ativando seu sistema imunológico, suprimindo inflamações, criando tecido adiposo marrom para produção de mais energia, produzindo hormônios da felicidade e da saúde e se tornando mais forte , feliz e saudável.
Essa é a chave, respirar profundo lentamente, sempre.
Depois de um certo tempo, tipo de uns 2 à3min é capaz que você sinta a sua nuca quente, e a sensação de água fria não existe mais. Isso é bom, sua fisiologia está melhorando, seu sistema cardiovcascular se fortalecendo!
Ter estado por 3min em águas geladas, abaixo de 5ºC, ativou uma resposta primal muito profunda em mim, algo que sabe que o corpo pode se curar, se equilibrar e se superar em situações extremas, basta colocar o corpo, mente e emoções em sintonia através da respiração. Isso sim é de graça!
Relatos meus para quem se liga na respiração do Método Wim Hof e nas experiências de imersão em águas geladas…
Já faz quase 2 meses que comecei a ler, assistir e pratcar tudo que eu podia na Internet sobre o Wim Hof e seu método Super Man….
Neste tempo eu pude relatar que não tive mais nenhuma crise de bronquite, coisa que sempre me perseguiu pela vida a fora, e em momentos de ‘baixa’ sempre vinha de novo sinalizando algo…
Também notei que no princípio absorvi uma certa friagem no corpo porquê achei que dava pra peitar o frio já de vez, e ficar de pé no chão frio até altas da noite…Vacilei!
Segundo o cara, O Frio é Deus, pois te mostra a única Realidade que pode Exisitir, o Aqui Agora, e isso nunca deve ser tomado levianamente, porquê ele pode te matar!
Antes de pesquisar sobre #TummoMeditation eu ainda estava perdendo temperatura e tendo calafrios nas imersões. Depois da Tummo, não mais.
Diga-se de passagem que a Tummo é a 3.parte da Respiração do Wim Hof, e é importantíssima na geracão de calor.
Tenho treinado com um termômetro, e é realmente possível e relativamente fácil controlar a temperatura do próprio corpo!
Banho Frio é um milagre na Vida da pessoa…ainda mais de manhã!
É o remédio mais eficiente e saudável que existe contra depressão, lezeira, ressaca, mal estares em geral…gripes, renites, bronquites, e outras tantas ites…mas tudo na vida tem técnica, e é preciso saber aplicá-las para não ter peia!
Mãos e pés primeiro, depois nuca e face; ah, e claro, depois de 3 rounds da #WHM e um ligeiro aquecimento…vc está pronto para entrar na água gelada e se beneficiar de tudo de bom que ela traz…inclusive produção de testosterona…e isso te dá muita vitalidade!
A imersão com as extremidades no gelo também é fantástica….minhas mãos já não ficam tão frias como ficavam!