LISTA DE OFICINAS
OFICINEIRO: Ms. Andrey Rodrigues
DESCRIÇÃO: Em artes plásticas, o estêncil (do inglês stencil) é uma técnica de grafite usada para aplicar um desenho ou ilustração (que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer forma figurativa ou abstrata) em uma superfície através do uso de tinta ou aerossol e de uma prancha cortado ou perfurada, tendo o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.
COMPETÊNCIAS:
Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
HABILIDADES :
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais
(EM13CHS104) Analisar objetos da cultura material e imaterial como suporte de conhecimentos, valores, crenças e práticas que singularizam diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
QUANTIDADE DE VAGAS: ESGOTADO
OFICINA 2 - LIBRAS - INCLUSÃO E INTERAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
OFICINEIRA: Edna Santos
DESCRIÇÃO: A oficina de libras tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância da inclusão social e da acessibilidade para pessoas surdas na sociedade, e, criar oportunidades para que os alunos pratiquem Libras em situações reais, promovendo a interação e a prática em grupo.
COMPETÊNCIAS: Reconhecer e respeitar as diferentes formas de comunicação, incluindo a Libras, como parte da diversidade cultural e social.
HABILIDADES:
Identificar e respeitar aspectos culturais da comunidade surda, reconhecendo a importância da Libras como língua e forma de expressão.
Desenvolver atitudes de empatia e respeito em relação à cultura surda, promovendo a inclusão e a convivência harmoniosa.
QUANTIDADE DE VAGAS: 32
OFICINA 3 - IMAGINE VOCÊ
OFICINEIRA: Ms. Camila Virgulino
DESCRIÇÃO: Na oficina Imagine Você, haverá uma sessão de RPG inspirada no filme A lenda do cavaleiro sem cabeça. A sigla RPG significa Role-Playing Game, que é o nome dado a um jogo de representação e interpretação de personagens. Nessa oficina, o estudante vai desenvolver a imaginação, ajudando a resolver em conjunto as situações apresentadas.
DESCRITORES:
D10 - Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador.
QUANTIDADE DE VAGAS:ESGOTADO
OFICINA 4 - CULINÁRIA ÁRABE VEGETARIANA
OFICINEIRO: Carlos Alberto
DESCRIÇÃO:
A culinária sem utilização de carnes cresce em número de adeptos a cada dia. Alternativas sustentáveis e saborosas ganham vez em cardápios de restaurantes e lanchonetes no mundo inteiro.
Paralelo a isso, a culinária árabe, com suas especiarias fortes e seus pratos exóticos, nos trazem novos aromas e sabores ao paladar latino-americano.
A oficina propõe preparar um Shawarma de Falafel, com homus, tabule e tzatzki de acompanhamentos. Um prato bastante requisitado nos restaurantes do país.
COMPETÊNCIAS: Reconhecer e valorizar as diferentes culturas e tradições gastronômicas, entendendo como elas refletem a identidade e a história de comunidades.
HABILIDADES:
Analisar e discutir a diversidade cultural em torno da alimentação, identificando tradições e hábitos alimentares de diferentes sociedades.
Participar de atividades coletivas na cozinha, colaborando com colegas para o alcance de objetivos comuns em projetos culinários.
QUANTIDADE DE VAGAS: ESGOTADO
OFICINA 5 - MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
OFICINEIROS: Dra. Erika Santana e Ms. Dyovany Otaviano
DESCRIÇÃO: A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Seus impactos afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar, desestabilizando as sociedades e o meio ambiente de maneira global, como nunca ocorreu antes. É nesse contexto que jovens de diversos países estão procurando desenvolver novas habilidades para, além de exigir providências das autoridades, planejar formas de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima, pensando no mundo onde querem viver daqui a alguns anos. A oficina pretende mostrar as causas e consequências das mudanças climáticas no planeta e criar ações práticas que minimizem as consequências dessas mudanças.
COMPETÊNCIAS:
Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis
HABILIDADES:
Justificar a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta
QUANTIDADE DE VAGAS: ESGOTADO
OFICINA 6 - GEOMÁTICA
OFICINEIROS: Esp. Alecsandro de Paiva e Ms. Joelson Lima
DESCRIÇÃO: A oficina através de uma abordagem interdisciplinar visa proporcionar ao educando a análise e compreensão de dados estatísticos e censitários, através de uma abordagem teórica e da tabulação e dados e construção de gráficos e tabelas.
COMPETÊNCIAS: Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando recursos e estratégias como observação de padrões, experimentações e tecnologias digitais, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas.
HABILIDADES:
(EM13MAT101) Interpretar situações econômicas, sociais e das Ciências da Natureza que envolvem a variação de duas grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação com ou sem apoio de tecnologias digitais.
(EM13MAT408) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências, com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.
(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos – interpretando gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, elaborando textos e utilizando diferentes
mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) –, de modo a promover
debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural.
QUANTIDADE DE VAGAS: 25
OFICINA 7 - COSTURA CRIATIVA
OFICINEIRAS: Esp. Gerusa Lucena, Ms. Vanessa Carolina, Esp. Priscila Reis
DESCRIÇÃO: A oficina de costura criativa te convida a explorar o universo da moda sustentável, aprendendo a transformar peças jeans antigas em novas criações. Você irá desenvolver habilidades argumentativas com a criação de tutoriais, habilidades matemáticas na produção de projetos autorais, corte e confecções das peças, aprender noções de costura básicas, estimular a sua imaginação e fazer parte de um movimento que valoriza o consumo consciente, a redução do estresse e a possibilidade de gerar uma renda extra.
HABILIDADES:
HLP016 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
HLP090 - Reconhecer efeitos de sentido decorrentes da exploração de recursos linguísticos
(EM13MAT505) Resolver problemas sobre ladrilhamentos do plano, com ou sem apoio de
aplicativos de geometria dinâmica, para conjecturar a respeito dos tipos ou composição
de polígonos que podem ser utilizados, generalizando padrões observados.
QUANTIDADE DE VAGAS: ESGOTADO
OFICINA 8 - CONSCIÊNCIA CORPORAL
OFICINEIRA: Esp. Walmyra de Araújo
DESCRIÇÃO: Desperte sua conexão mente corpo e transforme sua relação com o seu próprio corpo! Esta oficina de Consciência Corporal oferece uma jornada de autoconhecimento e bem-estar, onde você aprenderá a perceber e explorar suas sensações físicas, emoções e padrões de movimento.
COMPETÊNCIAS:
Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
HABILIDADES:
(LP21) Localizar informação explícita
(LP23) Inferir informações em textos.
(MT19) Utilizar informações apresentadas em tabelas ou gráficos na resolução de problemas.
(MT28) Utilizar números inteiros envolvendo diferentes significados das operações na resolução de problemas.
(MT031) Utilizar proporcionalidade entre duas grandezas na resolução de problemas.
QUANTIDADE DE VAGAS: ESGOTADO
OFICINA 9 - ARDUINO: SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA VENDAS E GASTRONOMIA
OFICINEIROS: Ms. Artur Moreira e Lucas Augusto
DESCRIÇÃO: Descubra o fascinante mundo da eletrônica e da programação com o nosso curso de Arduino! Destinado a iniciantes e entusiastas, esta oficina oferece uma abordagem prática e acessível para aprender a criar projetos inovadores usando a popular plataforma Arduino.
HABILIDADES:
(EM13CNT308) Analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos, redes de informática e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos.
(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
(EM13MAT315) Reconhecer um problema algorítmico, enunciá-lo, procurar uma solução e expressá-la por meio de um algoritmo, com o respectivo fluxograma.
(EM13MAT406) Utilizar os conceitos básicos de uma linguagem de programação na implementação de algoritmos escritos em linguagem corrente e/ou matemática.
QUANTIDADE DE VAGAS: ESGOTADO
OFICINA 10 - A ARTE COMO COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
OFICINEIRA: Márcia Cristina
DESCRIÇÃO: A arte possibilita várias formas de comunicação. Nessa oficina vivenciaremos a possibilidade do uso das imagens para expressar um conteúdo desejado. Assim como vários profissionais a exemplo do ilustrador, designer gráfico, desenhista de animação, brand desingn entre outros, teremos uma fonte de inspiração e o desafio é criar algo de forma não verbal: uma gravura, desenho ou escultura que consiga passar a mensagem solicitada.
“A arte desenvolve a comunicação através do gesto, da forma, do som, do movimento".
Ana Mae Barbosa
HABILIDADES:
HLP021- Localizar informação explícita.
HLP022- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto.
HLP023- Inferir informações em um texto.
HLP025- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
HLP028- Reconhecer o assunto de um texto lido.
QUANTIDADE DE VAGAS: 30
OFICINA 11- ORATÓRIA
OFICINEIROS: Esp. Thais, Esp. Elaine e Franciel
DESCRIÇÃO: Uma oficina voltada para a prática da oratória, bem como um momento de auto reflexão. Através de algumas dinâmicas, vocalizes e cuidados com a postura, exercícios necessários para o desenvolvimento de uma boa apresentação, com um toque de descontração e criatividade. Buscando sempre apresentar aos estudantes, ferramentas que contribuam para seu projeto de vida e protagonismo juvenil.
DESCRITORES:
Português:
D 14: Distinguir um fato de opinião
D 15: Reconhecer o sentido das relações lógico discursivas em um texto
D 1: Localizar informação explícita
D21: Reconhecer formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
Matemática:
D15: Utilizar proporcionalidade entre duas grandezas na resolução de problemas
QUANTIDADE DE VAGAS: 60
OFICINA 12 - ENTREVISTA E ÉTICA PROFISSIONAL
OFICINEIROS: Esp. Ana Gabriela, Esp Manoel Messias e Ms. Brasiliana Sulamita
DESCRIÇÃO: A oficina terá como objetivo aprimorar as técnica de entrevista e refletir comportamentos éticos.
DESCRITORES:
Português:
D 14: Distinguir um fato de opinião
D 15: Reconhecer o sentido das relações lógico discursivas em um texto
D 1: Localizar informação explícita
D21: Reconhecer formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema
Matemática:
D15: Utilizar proporcionalidade entre duas grandezas na resolução de problemas
QUANTIDADE DE VAGAS: 30
OFICINA 13 - BORA COM FUNCIONAL LÚDICO
OFICINEIRO: Esp. Marcelo Antônio
DESCRIÇÃO: Consiste em um tipo de atividade física que tem como princípio o aprimoramento de capacidades física a nível funcional do corpo utilizando desafios motor com vantagens e desvantagens mecânicas em sua estratégia, além disso, promovendo a socialização e a motivação através de ferramentas interativas constante no processo e consequentemente fazendo um link com o projeto de vida dos alunos. Será desenvolvida em forma de circuito de atividades podendo ser sua execução de caráter global ou parcial nas respectivas estações de atividades.
COMPETÊNCIAS:
Compreender os processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade.
HABILIDADES:
(MT011) Utilizar áreas de figuras bidimensionais na resolução de problemas.
(MT031) Utilizar proporcionalidade entre duas grandezas na resolução de problemas.
(LP021) Localizar informação explícita.
(HLP039) Reconhecer o sentido das relações lógico – discursivas em um texto.
QUANTIDADE DE VAGAS: 33
OFICINA 14 - O PODER DO REPELENTE NATURAL
OFICINEIRA: Ms. Elisângela da Costa
DESCRIÇÃO: A oficina contará com uma abordagem prática, educativa e dinâmica através do preparo e uso de repelente natural. A ideia da produção do repelente une os componentes curriculares de biologia e química de forma a relacionar conteúdos das disciplinas, habilidades/ competências e o contexto social. Além de desenvolver o protagonismo estudantil, a oficina tem o intuito de sensibilizar os estudantes sobre a importância do repelente no combate aos mosquitos que são vetores na transmissão de doenças, a exemplo do combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue.
COMPETÊNCIAS:
Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis.
HABILIDADES:
Identificar e analisar vulnerabilidades vinculadas aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando as dimensões física, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
QUANTIDADE DE VAGAS: 25
OFICINA 15 - PROTAGONISMO EM AÇÃO: A FORÇA DA PARTICIPAÇÃO
OFICINEIRA: Esp. Maria Dos Anjos de França e Convidados
DESCRIÇÃO: Estimular o protagonismo juvenil dentro da escola é uma tarefa essencial para o desenvolvimento pessoal do aluno, ampliando seu repertório de experiências de vida. Participar de projetos de protagonismo na escola favorece o desenvolvimento humano pleno e a formação para a cidadania propriamente dita, pois possibilita ao adolescente executar ações voltadas à formação do senso crítico, exercitando assim seus valores e princípios. O protagonismo juvenil desempenha um papel crucial na formação dos jovens, preparando-os para serem cidadãos ativos, responsáveis e capazes de tomar decisões conscientes. Trabalhar esse conceito na escola não só beneficia os estudantes, mas também promove uma cultura de participação e engajamento na comunidade escolar como um todo. Através dessa proposta de oficina iremos fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Competências socioemocionais, como inteligência emocional, empatia, colaboração e resolução de problemas.
Habilidades intelectuais, como pensamento crítico, criatividade e capacidade de adaptação.
Habilidades digitais, como pensamento computacional.
Habilidades cognitivas avançadas, como resolução de problemas.
Habilidades relacionadas à função executiva, como autorregulação e metacognição.
Habilidades sociais e de colaboração.
Adaptabilidade e aprendizado contínuo
QUANTIDADE DE VAGAS: 35
Obs: Esta oficina é exclusiva para pais e/ou responsáveis
OFICINEIRA: à confirmar
DESCRIÇÃO: Esta oficina tem por objetivo fortalecer a relação familiar enquanto apoia o desenvolvimento educacional dos seus filhos. É uma oportunidade valiosa para pais, responsáveis e educadores que desejam aprender estratégias eficazes para colaborar na jornada de aprendizado das crianças.
PALESTRA
Nesta palestra envolvente, exploraremos a importância do foco na maximização do aprendizado e do desenvolvimento pessoal. Em um mundo repleto de distrações, descobrir como direcionar nossa atenção pode transformar a maneira como aprendemos e nos aprimoramos.
PALESTRANTES:
Vitoria Linhares da Silva (Psicóloga atuante na área infanto-juvenil Terapeuta ABA Com experiência na área de crianças neuro atípicas)
Júlio César Alves (Assessor Pedagógico na Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Integrais)