Porque aprender a programar na infância?

Foto criada por gpointstudio - br.freepik.com

Segundo a escola de programação SuperGeeks (2016), primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil, especialistas em tecnologia defendem o ensino de programação para crianças para que elas sejam capazes de entender o que ocorre por trás das telas que as cercam diariamente e é possível aprender a programar através de jogos, tornado o processo muito divertido.

Há poucas escolas no Brasil que oferecem a Lógica de Programação em seu componente curricular e há várias plataformas pagas que podem ser usadas com os alunos, oferecendo uma interface para estudantes com login e senha e uma interface para professores acompanharem o rendimento dos alunos. Há plataformas como o Code Monkey que são pagas e várias plataformas gratuitas que podem ser usadas e ensinam a mesma base, como a ONG Code.org, o site da Google Blockly Games, a ferramenta Scratch em versão online ou para instalar no computador ou celular, dentre outras que apresentarei à você.


Através do site "Code.org" é possível ter acesso a diversos cursos e planos de aula para utilizar em aula, com exemplos de programação online e até atividades assíncronas, em que é preciso apenas a participação dos alunos sem a necessidade de um computador ou internet.

E o mais importante: não é preciso ser expert em tecnologia e programação para usar esses recursos em suas aulas! Há vários tutoriais nestes próprios sites e espalhados pela internet.

Plano de Aula

Saiba mais sobre as plataformas:



Referências:


SUPERGEEKS. Especialistas destacam a importância de crianças aprenderem a programar. Disponível em: <https://news.supergeeks.com.br/especialistas-destacam-a-import%C3%A2ncia-de-crian%C3%A7as-aprenderem-a-programar-b9affac27622> desde 13 de dezembro de 2016. Acesso em 18 de março de 2021.