Seja bem vindo(a)!!!

Este é um espaço criado para ajudar professores de diferentes áreas do conhecimento a utilizar a programação em suas aulas a fim de despertar em seus alunos o raciocínio lógico e a capacidade de tornarem-se autores no processo de ensino aprendizagem através de metodologias ativas.

Aprender a programar ainda na infância desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade, a escrita, o senso de organização, o trabalho em equipe e melhora a capacidade de resolução de problemas!

https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/8-razoes-para-ensinar-programacao-a-criancas-e-adolescentes/

Não é surpresa para ninguém que a tecnologia está cada vez mais enraizada em nossa sociedade. Com a indústria 4.0, a educação também precisa evoluir para envolver os nativos digitais: crianças que desde a primeira infância tem contato com a tecnologia e a internet e aprendem muitas vezes a manusear um celular antes mesmo de sua alfabetização. Não há como separar essas crianças da tecnologia e ignorá-la no processo de ensino aprendizagem, pelo contrário, como educadores devemos estar abertos à Educação 4.0 e transformar a tecnologia em aliada ao nosso trabalho, usando-a como metodologia ativa dentro e fora de sala de aula.

Basta um contato rápido e superficial com qualquer criança para perceber como os jogos estão presentes na infância e com a tecnologia o acesso a eles se dá através de celulares, consoles de videogame e computadores. Então, porque não podemos usar os jogos a favor da educação, para tornar esse processo mais lúdico e despertar o interesse dos alunos?

Com esse objetivo, crio esse site para compartilhar com outros professores a importância de aliar à educação a gamificação e a lógica de programação através de dicas e planos de aula para que você possa integrar à suas aulas novas metodologias ativas e tornar seus alunos agentes ativos na construção do conhecimento, incentivando a autonomia e resolução de problemas de forma divertida!

Já pensou em tornar suas aulas muito mais engajadas através de ambientes imersivos? Você pode levar seu aluno para visitar lugares sem sair da escola! Quer saber como?