Uma visão geral sobre os padrões de estrutura, de valor e de conteúdo de dados – consistência na catalogação de obras de arte
Camila da Silva | 17 de abril, 2020 | 2 min. de leitura
Padrões de dados são úteis para a organização da informação de coleções museológicas. Há os padrões de estrutura de dados, os padrões de conteúdo de dados e os padrões de valor de dados. O uso de tais padrões assegura consistência na catalogação de obras de arte e, consequentemente, na recuperação de informações.
Padrão de estrutura de dados
Esquemas de metadados são tipos de padrão de estrutura de dados. Um esquema de metadados é composto por um conjunto de elementos que servem para descrever objetos museológicos.
Exemplos desses elementos são: Tipo de obra, Título e Data de criação. Já um exemplo de um esquema de metadados voltado para coleções de arte são as Categories for the Description of Works of Art (CDWA).
Padrão de valor de dados
Os elementos que compõem um esquema metadados são preenchidos com termos que servem para descrever uma obra. Esses termos estão presentes em vocabulários controlados, tal como o Art and Architectural Thesaurus (AAT). Em outras palavras, vocabulários controlados auxiliam os documentalistas na definição de valores de dados. Assim, o elemento ‘Tipo de obra’ pode ser preenchido, por exemplo, com o termo ‘pintura’ (‘painting’) para uma obra desse tipo.
Padrão de conteúdo de dados
Para o preenchimento de cada elemento de um esquema de metadados, recomenda-se o uso de regras de catalogação que garantem a padronização dos dados, ou seja, os padrões de conteúdo de dados definem como os valores serão formatados, incluindo sua sintaxe. Essas regras irão indicar, por exemplo, o uso de letras minúsculas/maiúsculas, singular/plural e formato para datas. Recomendações para o preenchimento de dados podem ser encontradas na CDWA e na publicação Cataloging Cultural Objects (CCO), cuja tradução para o Português pode ser acessada neste link.
Referência sugerida:
GILLILAND, Anne J. “Setting the Stage”. In: BACA, Murtha (ed.) Introduction to metadata. 3rd ed. Los Angeles: Getty Publications, 2016. Disponível em: https://www.getty.edu/publications/intrometadata/setting-the-stage/. Acesso em: 11 abr. 2020.
Palavras-chave: padrão de dados. tesauros. vocabulário controlado.
Agradecimento: à P. Harpring pela leitura deste post.