Español II Português II English

A Rede Latino-americana de Antropologia Digital é um espaço de intercâmbio no qual convergem estudantes, profissionais e pesquisadores latino-americanos que tratam o digital como objeto, contexto, aproximação ético-metodológica e/ou forma de divulgação científica. Nesta ocasião, convida para o IV Encontro Latino-Americano de Antropologia Digital: “Reimaginando (contra)hegemonias”, que será realizado virtualmente nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2024. 

No contexto regional atual, onde as vidas cotidianas estão fortemente atravessadas tanto pelo político quanto pelo tecnológico, convidamos a problematizar a relação entre ambos os termos a partir de múltiplas perspectivas. Em primeiro lugar, buscaremos refletir sobre a digitalização do político, incluindo os modos em que se inter-relacionam os fenômenos online e as relações de poder na configuração da política regional. Encorajamos também a abordar desde uma perspectiva crítica o político do digital, repensando a estrutura algorítmica dos ambientes cibernéticos e a expansão de ideologias e práticas associadas a eles. Finalmente, incentivamos a focar nas agências e lógicas digitais alternativas que podem ser construídas a partir da América Latina, buscando fortalecer posturas contra-hegemônicas na nossa vinculação com as tecnologias digitais.

O #ELAD24 incluirá mesas de apresentações de trabalhos tanto acadêmicos quanto aplicados, assim como também haverá oficinas e conferências. A participação como assistente ou expositor é gratuita. Serão incluídas pesquisas em desenvolvimento ou finalizadas nas áreas da Antropologia e outras disciplinas sociais e humanísticas. Também serão admitidas experiências de trabalho vinculadas a comunidades, territórios, cultura visual contemporânea, assim como a difusão e divulgação científica, associadas às linhas temáticas presentes a seguir.

Eixos Temáticos

1. Materialidades, mídias e infraestruturas. Este eixo abrange pesquisas sobre tecnologias específicas nas quais o digital se torna um objeto de estudo por si mesmo, com isso, o centro da análise. Envolve análises sobre o funcionamento das mídias sociais, plataformas digitais, games, entre outros.

2. Perspectivas éticas e metodológicas. Este eixo se aprofunda em discussões, experiências e etnografias, aplicando enfoques ético-metodológicos com perspectivas digitais, incluindo reflexões sobre o uso de técnicas computacionais e ferramentas de outras disciplinas para o estudo da tecnologia.

3. Contextos digitais, digitalizados e transformados. Este eixo abrange pesquisas nas quais a tecnologia atravessa o contexto sociocultural, um pano de fundo sempre presente para fenômenos, tanto os novos como os transformados perante digital. 

 4. Identidades, subjetividades e comunidades. Este se aprofunda sobre como sujeitos e grupos que coabitam em ambientes digitais criam formas de expressão, vinculação e colaboração que transcendem as telas. Abrange estudos sobre os usuários das mídias sociais, plataformas digitais e games, entre outros.  

5. Comunicação científica e organização através do digital. Este eixo enfoca reflexões sobre experiências, individuais e coletivas, de utilização de tecnologias digitais para a divulgação científica e para a organização de instâncias nas quais tenham tido um papel central.

Calendário

Comitê de Organização

Cristina Parra (@dulce____cristina ) - Coordenação - Universidad Iberoamericana, México.

Martina Di Tullio (@martuditu) - Coordenação - Universidad de Buenos Aires, Argentina.

José Francisco Zampieron (LinkedIn) - Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.

Tania Zapatero Romero (@taniazaparom) - Universidad de Guanajuato, México.

Adalberto Tapia (@tapiaservigna) - Universidad Central de Venezuela, Venezuela.

Comitê Científico

Edixela Burgos (@edixelaburgos) - Universidad Central de Venezuela/Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela.

Rodrigo Ramírez Autrán (Facebook)  - Universidad Nacional Autónoma de México, México.

Mary Anne Argo Chávez (@La_Argonauta) - Universidad de Concepción, Chile.

Erika Pérez Domínguez (Academia) - Universidad Nacional Autónoma de México, México.

Daniel Daza Prado (Perfil UNSAM) - Universidad de San Martín, Argentina.

Débora Krischke Leitão (Academia) - Université du Quebec à Montreal/Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Julián Atilano Morales (Academia) - Universidad Nacional Autónoma de México, México.

Max Matus (@xquenda_lab) - Colegio de la Frontera Norte, México.