Antonio Pedro da Costa e Silva Lima
Economista e Pesquisador em Políticas Públicas e Inovação
🔹 [O Globo – 12/07/2024]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima analisa queda de mais de 30% no turismo gaúcho após enchentes
“ Também houve um expressivo comprometimento dos acessos para a chegada dos turistas e, portanto, isso agravou essa queda no índice do faturamento das empresas do setor. Quase 90% das companhias que responderam a nossa pesquisa, afirmaram que tiveram cancelamento de reservas - conta Antonio Pedro da Costa e Silva Lima, economista e coordenador do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
🔗 Leia na íntegra na coluna de Miriam Leitão
🔹 [O Globo – 29/07/2024]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima comenta retomada do Aeroporto Salgado Filho e impactos no turismo
“A- Pedimos o levantamento para entender como está o comportamento da compra de passagem e a oferta de assento das aeronaves programadas para outubro. Ainda cedo para a gente ter uma análise completa, os dados vão sendo atualizados aos poucos, mas a gente já consegue ver que a partir de outubro a gente retoma 10% aproximadamente da capacidade de assentos de abril. Em novembro e dezembro já teremos um pouco mais de 60%. Entendendo de onde vem os voos e do número de assentos disponível conseguimos ter insumos para desenhar possíveis políticas públicas - diz Antonio Pedro da Costa e Silva Lima, economista e coordenador do Observatório de Turismo gaúcho, lembrando que a venda de bilhetes para o Salgado Filho só começa em agosto.
🔗 Confira a matéria completa
🔹 [GZH – 28/05/2024]
Dois em cada três eventos turísticos de 2024 foram afetados pela enchente, segundo levantamento de Antonio Pedro da Costa e Silva Lima
“— Quando a gente analisa quais são as principais necessidades para a retomada, junto com esses gestores, eles indicam os acessos e instalações, recursos para recuperar o que foi prejudicado e, em terceiro lugar, a divulgação da região e dos municípios — detalha o coordenador do Observatório de Turismo, Antônio Pedro da Costa e Silva Lima.”
🔗 Leia a matéria no GZH
🔹 [O Tempo – 24/05/2024]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima apresenta dados sobre o impacto da calamidade no setor turístico:
“Entre as necessidades de apoio para a retomada, 76,4% visualizaram a necessidade de divulgação da região, seguida pela recuperação de acessos (74,9%) e divulgação do município (73,1%). Mais da metade (55,6%) também pontuou a necessidade da recuperação de atrativos. “Essas duas pesquisas procuraram realizar um raio-x para coletar insumos para a elaboração de políticas públicas com foco no setor de turismo do Estado”, afirmou o coordenador do Observatório de Turismo, Antônio Pedro da Costa e Silva Lima. .”
🔗 Leia no Jornal O Tempo
🔹 [Portal do Governo do RS – 22/03/2024]
Lançamento do Sistema de Inteligência Turística durante o South Summit é apresentado por Antonio Pedro da Costa e Silva Lima
“O BI do Turismo é a plataforma utilizada pela pasta para dispor a compilação de estatísticas e dados relativos ao setor. Essas informações servem como subsídios para o planejamento assertivo de políticas públicas. “Esse projeto ganhou escala e hoje foi estruturado um painel com o Labtech, laboratório de experimentação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que integrará uma solução de inteligência artificial – um chatbot. A ferramenta responderá a perguntas de forma acessível para quem quer entender o conteúdo sobre o setor de turismo do Estado”, explicou o economista e coordenador do Observatório do Turismo do RS, Antônio Pedro da Costa e Silva Lima.
🔗 Confira no site oficial do Estado do RS
🔹 [GZH – 09/04/2024]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima participa do lançamento do primeiro chatbot de turismo no RS
“— A ideia é facilitar a busca por informações do setor, inclusive para que os gestores públicos possam usar isso na tomada de decisões — explica o economista Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, coordenador do Observatório de Turismo do RS.”
🔗 Leia a cobertura completa no GZH
🔹 [GZH – 30/03/2023]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima participa de painel sobre inovação no turismo durante o South Summit Brazil
Economista da Setur, Antônio Pedro da Costa e Silva Lima disse que o BI do Turismo também permitirá analisar a contribuição de cada região para o turismo. Reunindo todas essas informações, será possível ter um cenário mais preciso sobre o fluxo de turistas e como essa economia se desenvolve no Estado.
— Saberemos quais regiões estão crescendo mais, quais estão tendo menor representação, quantos passageiros estão vindo pelos aeroportos do Estado. Agregando dados, conseguimos entender exatamente quem vem para cá, quanto gasta, e, a partir daí, fazer políticas sem ser na base do feeling, mas na base de dados específicos — reforça.
🔗 Confira a reportagem completa no GZH
🔹 [IFRS Restinga – 30/11/2023]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima orienta aplicação do Censo Hoteleiro de Porto Alegre com estudantes do IFRS
🔗 Leia no site do IFRS – Campus Restinga
🔹 [Pelotas Turismo – 05/12/2023]
Antonio Pedro da Costa e Silva Lima apresenta dados sobre a importância do turismo^:
O economista Antônio Pedro Lima, servidor da Setur e coordenador do Observatório do Turismo do RS, lembra que a ferramenta já está consolidada no setor privado, mas está sendo incorporada nos entes governamentais. Durante o encontro, ele citou a inspiração dos painéis lançados no TravelBI, case de sucesso de Portugal para o uso dos dados.
“Informações consistentes e precisas podem auxiliar na tomada de decisão, inclusive para ter um olhar de mercado mais apurado”, argumenta.
🔗 Leia na íntegra no site Pelotas Turismo
🔹 [GZH – 10/12/2022]
Levantamento inédito sobre o Airbnb no RS é coordenado por Antonio Pedro da Costa e Silva Lima
Segundo o coordenador do Observatório do Turismo, Antônio Pedro da Costa e Silva Lima, a parceria com Airbnb ajudará a Secretaria do Turismo a propor políticas públicas para potencializar os ganhos.
“— Hoje, se a gente somar os valores médios gastos com estadia e outros itens, como alimentação e compras, cada hóspede investe em torno de R$ 3,4 mil. Se a gente souber onde isso está se concentrando, podemos propor, por exemplo, melhorias na infraestrutura turística das regiões mais buscadas — explica Lima.”
🔗 Confira a reportagem na íntegra
Esta página reúne menções públicas e entrevistas de Antonio Pedro da Costa e Silva Lima em veículos de alta credibilidade nacional, com destaque para temas como inovação em políticas públicas, economia regional e recuperação de desastres climáticos. As matérias estão organizadas por ano e incluem trechos com participação direta, além de links para os sites originais, garantindo a verificação das fontes e reforçando a autoridade do conteúdo.