Meu Blog

A importância de se estudar música

Por que estudar música? O que faz com que músicos sejam bons músicos? Quais são as suas motivações?

Pense na seguinte situação: você toca um instrumento musical mas se sente estagnado na execução de algumas músicas e também sente que não desenvolve determinadas técnicas de tal instrumento. O que fazer?

A música sempre fez parte da história da humanidade e é tão antiga quanto ela própria. O estudo da música esteve e está presente em diversas escolas pelo mundo, como complementação da educação das crianças, como também do primeiro contato delas com essa arte.

Mas e para os músicos, aqueles que se identificam com a música como um hobbie ou até mesmo como profissão? Nesse caso, é imprescindível o estudo da teoria musical, como tudo o que a caracteriza. Entretanto, tal estudo deve ir além das notas musicais, das propriedades do som, do Campo Harmônico, do estudo das escalas e dos intevalos: ele deve ser feito para que o artista seja capaz de expressar o que sente e percebe do mundo, além de tocar o coração das pessoas com sua arte.

Com isso, o estudo da teoria da música é crucial não só para formar ótimos músicos e performers, mas também ótimos profissionais e seres humanos melhores.

Um abraço para você!

Você sabe o que significa a expressão “Habilidade de Transferência”?

O que significa? Como ela pode te ajudar no seu dia-a-dia?


Imagine a seguinte situação: você está em um novo emprego e surge um problema que você precisa resolver. O problema requer de você habilidades de liderança, estratégia e organização. Mas o que acontece é que essse é relativamente novo para você. O que você faz?

Você se lembra de um programa de voluntariado que fez durante as suas férias, onde aprendeu justamente sobre liderança e organização estratégica. Ou quando lecionou por um determinado período, onde desenvolveu habilidades de liderança e organização.

Habilidade de Transferência é justamente isso: utilizar a sua experiência e habilidade em uma situação e aplicar a uma outra semelhante ou não, em que você pode desenvolver soluções a partir da sua própria experiência e habilidades adquiridas.

Habilidades essas que podem ser diversas e muito úteis para você utilizar e desenvolver no trabalho, estudos e outras atividades.

A partir de tudo o que você leu até aqui, eu te pergunto:

  • Quais áreas da sua vida você quer desenvolver?
  • Quais são os seus objetivos e o que você pode fazer para alcança-los?
  • Quais são as habilidades que você precisa adquirir para alcançá-los e de que forma você fará isso?

Um abraço para você!