AmbuSZ
Ambulatório de atenção a pessoas com diagnóstico de eSquiZofrenia e outras psicoses do espectro
Este serviço é parte do programa de Residência Médica em Psiquiatria do Estado de Santa Catarina (IPq/SC) e funciona nas tardes de terça-feira nas dependências do HU (veja localização abaixo).
O objetivo deste ambulatório é de uma assistência acompanhada de ensino e de pesquisa. O atendimento, gratuito, é realizado por médicos que estão se especializando em psiquiatria (médico-residente), onde os casos em atendimento são discutidos com psiquiatras experientes no tema (os preceptores).
O atendimento visa a avaliação de pessoas que passaram por um episódio de psicose e a reavaliação de pacientes com diagnóstico de esquizofrenia e psicoses do espectro, para um melhor controle dos sintomas e para o (re)encaminhamento à rede pública de sua região (conforme preconiza o Ministério da Saúde/SUS/RAPS), onde poderá dar continuidade ao tratamento.
Atendemos apenas com hora marcada (para urgências, veja bem abaixo) e, salvo intercorrências, respeitamos os horários. O tempo de permanência de um paciente no serviço é limitado ao necessário para o processo de avaliação-estabilização-encaminhamento. Este tempo pode ser encurtado a qualquer momento (desligamento) por vontade do paciente e de sua família ou pelo médico-residente (por exemplo, pela constatação de que a terapêutica indicada não está trazendo benefícios adicionais ... por faltas injustificadas, etc). O intervalo entre as consultas dependerá de cada caso e será discutido ao término de cada consulta. Não é por demais lembrar que, por ser uma estrutura inseparável de assistência–ensino, os médicos-residentes mudam todo mês de março e também que não é infrequente que alguma consulta seja assistida por aluno/a da graduação em medicina.
Para saber sobre a entrada e rotinas do ambulatório, leia abaixo dos gráficos ou ligue para nossa secretária (48-3721.8293), que orientará como proceder para uma primeira consulta ou para alterar um horário já marcado. Para questões específicas de um tratamento, converse com o médico-residente assistente, durante a consulta.