Enriquecimento Ambiental (EA) é a criação de um ambiente similar ao da natureza. Esse ambiente é criado "artificialmente", através de objetos e brinquedos e deve proporcionar desafios físicos e mentais aos cães, propondo atividades dinâmicas e interativas.
O uso de EA melhora a qualidade de vida do animal, pois dá a oportunidade do cão expressar seu comportamento natural.
Existem cinco tipos de EA:
1. Alimentar: Estimular o cão a procurar e a "caçar" seu alimento, evitando a previsibilidade na hora da alimentação;
2. Sensorial: Oferece recursos e situações que atiçam os cinco sentidos do cão: sonoro, olfativo, visual, tátil e gustativo;
3. Físico: Por meio de objetos simula-se situações naturais do comportamento canino como obstáculos, lugares para subir, descer, esconder, pendurar, etc;
4. Cognitivo: Estimula a capacidade intelectual (concentração, coordenação motora, memória e raciocínio) do cão por meio de "quebra-cabeças" que escondem alimentos;
5. Social: consiste em interagir com animais da mesma ou de outras espécies, da mesma forma como acontece na natureza.
EA é uma forma mais justa de proporcionar qualidade de vida e bem estar ao seu cão, pois elimina o tédio, ensina o cão a fazer escolhas e a pensar. Sem dúvida nenhuma é um investimento que vale a pena, pois uma grande parte dos problemas comportamentais dos cães decorrem da falta de atividades lúdicas em sua rotina.
Você sabe o que é um Kong?
Kong é um brinquedo que pode ser recheado com alimento para ser oferecido para cães. O Kong Clássico tem um formato de pêra com uns gominhos, feito de uma borracha muito resistente, porém já existem versões nacionais com qualidade e custo muito bons.
O Kong ganhou popularidade porque é uma ferramenta incrível, que ajuda a elevar o grau de bem estar dos cães. Indicado para uma série de situações, como: ensinar o cão a ser mais independente (evitando ou tratando Ansiedade por Separação), Enriquecimento Ambiental (recomendado para estimular os sentidos do seu cão, proporcionando que ele execute comportamentos naturais da espécie e evitando a destruição de objetos da casa). Além disso, distrai o cão por horas e alimenta de forma divertida, pois o cão precisa fazer um exercício mental de concentração para retirar o alimento e petiscos do seu interior. Além de mandar embora o tédio do seu cãozinho, o kong não causa danos aos dentes do animal e alívia sintomas de desconforto durante a troca de dentição evitando que o cão roa os móveis ou objetos inapropriados. É uma ótima opção enquanto você recebe uma visita em casa, por exemplo!
No entanto, para fazer o uso adequado do Kong, aqui vão algumas dicas de como introduzir este brinquedo na rotina do seu cão:
Chega época de calor e a gente começa a perceber que nosso cachorro não para de se coçar... Depois daquela primeira inspecionada, você encontra uma pulguinhas no seu amigo, não se iluda pois podem ter mais. E agora? Saiba que pulga é um problema muito comum nos centros urbanos. Ao passear na calçada da rua, ao se aproximar de outro cão contaminado ou encostar em uma pequena moita, seu cão pode trazer muitos desses parasitas para dentro de casa ... Então o que fazer? Seguem algumas dicas:
Não subestimem a capacidade dos nossos peludos de cheirar (e também de demarcar o ambiente com os próprios cheiros). Cães são milhares de vezes melhores do que nós nas habilidades olfativas. Segundo comparou Alexandra Horowitz (pesquisadora do comportamento canino), enquanto um humano é capaz de detectar pelo cheiro a presença de uma colher de chá de açúcar no cafezinho, um cão detectaria essa mesma quantidade de açúcar em muuuuuuito mais café, em mais ou menos duas piscinas olímpicas de café!
Portanto, deixe o peludinho cheirar! Pausas no passeio para cheirar bem como demarcar o território urinando, raspando ou esfregando são muito bem vindas.
Limpe resíduos de urina do cão com produtos apropriados que contém Amônia quaternária na composição (Enzimac ou Herbalvet) e que desintegram a proteína da urina para desautorizar o cão a urinar em determinado local da sua casa.
E muito cuidado com alguns exageros perfumados. Banho canino é muito bom mas perfumaria é coisa de humanos pois os cães sentem muito mais que nós!
Existem muitas pessoas que justificam as não saídas dos seus cães a rua, alegando que o local onde moram tem um quintal grande ou que a varanda do apartamento dá e sobra pro animalzinho, mas será mesmo?!
Primeiro de tudo, embora muitos cães sejam atualmente tratados como filhos, eles fazem parte de uma espécie diferente da nossa, portanto os hábitos das espécies precisam ser respeitados. Comportamentos como explorar o ambiente, cheirar, demarcar, comer grama são hábitos instintivos e que deixam o nosso AUmigo super-feliz!
Segundo que os passeios diários ajudam a diminuir o tédio e amenizar quadros de algumas doenças psicólogicas em cães como: ansiedade por separação, depressão e estresse que são quadros muito comuns nos cães que vivem em grandes centros urbanos e que ocorrem devido a falta de atividade física e mental dos cães.
Terceiro, convenhamos que é uma baita judiação com seu companheiro de quatro patas privá-lo do convívio social e da interação com outros cães e pessoas.
Ok, ok! Você entende e compreende que eles precisam dessa atividade, mas você tem uma vida super ocupada e não consegue manter uma rotina diária de passeios? Se esse é o seu problema, entre em contato! Podemos te ajudar!
Você tem notado que seu cachorro se coça diversas vezes ao dia, ou que então que fica lambendo e mordiscando as patinhas. Logo imaginou que seria pulga, medicou e nada da coceira passar, após algumas pesquisas no Google verificou a possibilidade de ser uma dermatite (alergia na pele), então você levou ao veterinário e nos exames não foi constatado dermatite e nada relacionado a pele ou até mesmo ao consumo de algum alimento, pois bem, saiba que esse comportamento pode ser nada mais, nada menos que um comportamento obsessivo causado por estresse. Por incrível que pareça, isso é um problema muito comum em cães. Algumas vezes achamos até engraçado ver nosso cão correndo atrás do rabo ou andando sem parar em círculos...
O ideal para controlar as emoções do seu cãozinho é incluir atividades físicas e mentais que amenizem o estresse e a ansiedade. Isso fará com que ele gaste energia e tire o foco do comportamento, mas se mesmo assim não resolver seria viável investir em uma consulta comportamental para identificar e até mesmo tratar o problema.
A agressividade é um comportamento que pode se manifestar em cães de qualquer raça, idade ou porte. Um dos motivos pelos quais os tutores nos procuram é por não saber agir durante um quadro de agressividade.
Primeiro é necessário identificar e entender o que esta causando este comportamento, pois podem existir diversos gatilhos para um comportamento agressivo como: pré disposição genética, conviver em um ambiente conflitante com outros cães ou tutores, reação ao medo e até mesmo por um problema de saúde.
Abaixo algumas dicas para identificar o tipo de agressividade:
Não é somente os seres humanos que sofrem com a obesidade, os animais também! Isso ocorre por conta de alimentação excessivamente calóricas e não alinhadas com o gasto de energia diário do animal. Ou seja, o cão consome mais calorias do que gasta.
Oferecer alimentos humanos aos cães também pode ser um fator de causa da obesidade canina. Cães possuem necessidades nutricionais diferente dos humanos e devem consumir alimentos apropriados para seu porte, idade, pré-disposição física e genética.
Abaixo algumas dicas valiosas para cães que encontram-se em quadro de obesidade:
Braquicéfalicos são os cães considerados de focinho achatado ou focinho curto. As raças mais conhecidas que possuem esta característica genética são os pugs, os bulldogues (francês e inglês) e os shihtzus.
Devido à sua característica genética, os cães braquicefálicos, têm uma dificuldade maior de respiração, pois diferente de nós humanos que transpiramos pelos poros da pele, os cães transpiram pelo focinho, sendo então o focinho mais curto a troca gasosa nos braquicefálicos fica comprometida gerando cansaço e indisposição física. Por isso, é necessário maior cuidado com esses cães nos dias quentes ou após atividades físicas intensas.
Seguem algumas dicas para amenizar o sofrimento destes cães no verão:
"Lágrima ácida" é o termo vulgar para a condição denominada Cromodacriorréia, que caracteriza-se pelo surgimento de manchas amarronzadas na região inferior ao canal lacrimal dos cães.
Predisposição de raças
É muito comum a ocorrência de "lágrima ácida" em cães braquicefálicos (de focinho curto) como os bulldogs, pugs e shihtzus, pois esses cães possuem a anatomia dos olhos saltados o que faz com que o excesso de lágrimas escorra com frequência para fora do globo ocular, ocasionando a condição.
Já em outras raças como poodle, maltês, cavalier king charles spaniel e alguns terriers; a "lágrima ácida" ocorre devido ao excesso de pêlos na região dos olhos, que causam a irritação ocular e consequentemente o derramamento do excesso de lubrificação.
Outras causas
Mesmo em raças não citadas, a lágrima ácida eventualmente pode se manifestar em decorrência da obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra ou alguma inflamação ocular, neste caso somente um veterinário poderá diagnosticar e tratar.
Porque a "lágrima ácida" deixa uma mancha escura?
A lágrima dos cães na verdade, não tem nada de "ácida" pois possui ph neutro . O que ocasiona a mancha na face do cão são as toxinas das bactérias que se proliferam de forma abundante na região facial devido a umidade constante. E apesar possuir o ph neutro, a lágrima dos cães é composta por sais minerais. Um desses minerais é o Ferro, que em contato com o ar ajuda a dar o tom amarronzado ao pêlo do animal.
Dicas de como tratar:
Inicialmente deve-se identificar qual a causa da cromodacriorréia, e se possível eliminá-la.
Para amenizar ou eliminar o amarronzado deve-se manter a região abaixo dos olhos sempre seca, utilizando paninhos, toalhas ou gaze secas, esfregando a região, 2-3 vezes ao dia. Não utilize secador de cabelo, pois o jato de ar quente direcionado aos olhos do cão, pode ressecá-lo estimulando ainda mais a produção de lágrimas.
Para os cães de pêlo longo, mantenha a região dos olhos e focinho sempre bem aparadas.
Mesmo fazendo o tratamento para a "lágrima ácida", a mancha marrom embaixo dos olhos demora um tempo para sair e normalmente só é eliminada após a muda de pêlos do cão. No entanto, o clareamento do pêlo pode ser acelerado com o uso de antióticos ou produtos clareadores encontrados no mercado como lencinhos e complementos alimentares (Angels´ Eyes). A troca da ração do cão, em alguns casos também amenizam a condição (rações como a Hills e Premiatta HD), pois proporcionam ao cão um melhor aproveitamento dos nutrientes da fórmula, neutralizando ou diminuindo as toxinas das bactérias causadoras das manchas.
Se a causa principal das manchas não for resolvida, a mancha voltará em pouco tempo. Portanto é sempre bom consultar um profissional que fará o dignostico e indicará o melhor caminho a ser seguido.
O segredo dos recheios para brinquedos para cachorros é o cheiro e o sabor, que devem ser o mais estimulante possível. Portanto use a imaginação e crie receitas com as comidas e petiscos que ele mais gosta.
DICAS:
SUGESTÕES DE RECHEIOS PARA BRINQUEDOS
FRUTAS COM IOGURTE E CEREAIS:
- 1 banana (ou mamão)
- 2 colheres de sopa de cereal (aveia em flocos, granola, germen de trigo, quinoa ou chia)
- 1 colher de sopa de iogurte natural light (sem açúcar)
Amasse a banana (ou mamão), misture o cereal e o iogurte até ficar uma massa firme. Com uma colher encha o buraco do Kong e leve ao congelador por 4 horas.
PASTA DE ATUM:
- 1/2 lata de atum ralado light conservado em água (não em óleo)
- miolo de pão ou ração umedecida com água morna
-grãos de ração
Misture tudo e recheie o Kong. Sirva em seguida ao seu cachorro, pois o atum no freezer fica ressecado.
PURÊ DE VEGETAIS:
- Cenoura crua cortada em cubos (brócolis, couve-flor ou chuchu cozidos)
- purê de legumes cozido em água com alguma carne (batata, mandioquinha, abóbora)
-grãos de ração
-Cubos de carne de frango, bovina ou fígado cozida
Amasse o purê de legumes e adicione os cubos de carne, grãos de ração e de cenoura (ou outro legumes) picadas. Misture e coloque a pasta dentro do kong.
Outros vegetais: abobrinha, tomate
SALADA DE FRUTAS:
Coloque o morango bem no fundo preenchendo o buraquinho em seguida pegue rodelas de banana e vá “grudando” nas laterais do kong. Encaixe as maçãs e o melão (ou melancia) nas curvas do kong. Amasse uma parte da banana ou adicione o iogurte para preencher o kong. Deixe alguns pedaços de frutas fora.
Você pode usar outras frutas firmes como: pedaços de pêssego, ameixa, mamão, pêra, etc
Obs: existem frutas que são proibidas para cães como uva, abacaxi, laranja, mexerica, limão - fique atento!
PASTA DE FÍGADO:
Bata no liquidificador o fígado com um pouco da água do cozimento, adicione o tomate e a salsinha. Coloque o líquido em uma vasilha e vá adicionando a farinha de aveia até formar uma pasta grossa. Coloque um pouco da pasta no kong, espete na pasta os palitos de cenoura e preencha os espaços vazios com mais pasta.
OMELETE VEGETARIANA:
- 1 ovo
- queijo a escolha (evite os muito gordurosos, amarelos - que tal ricota natural?)
- legumes que seu cão goste cortados em palitos ou cubos
Bata o ovo cru (sem sal ou temperos) e espete os legumes no ovo, coloque a mistura dentro do kong com algo que vede o buraco menor para não vazar o líquido. Cubra com queijo. Leve ao microondas por 20 segundos ou até cozinhar o ovo (não dê ovo cru ao cão). Sirva depois de frio.
SANDUBA DE SALSICHA:
- 1 salsicha de frango light cortada em pedaços pequenos
- mel ou manteiga (sem sal)
- 4 colheres de sopa de ração triturada umedecida
-grão de ração seca
Coloque a ração triturada numa tigela e acrescente um pouco de água morna, espere que a ração amoleça para formar uma pasta, misture com um pouco de mel ou manteiga. Tampe o orifício menor do Kong com a pasta. Preencha o interior com grãos de ração e pedaços de salsicha misturados. Obstrua o orifício maior com o resto da pasta e deixe um pedaço de salsicha saindo para fora do buraco.
PF DE FRANGO:
- arroz
- carne moída
- cubos pequenos de frango (pode ser fígado)
- grãos de ração
Cozinhe com água e sem tempero, o arroz e a carne moída (na proporção 2 colheres de arroz para 1 de carne) até o arroz ficar “empapado”. Cozinhe os cubos de frango (não colocar óleo nem temperos). Prense com as mãos um pouco da “papa” de arroz e carne moída e coloque no orifício menor. Acrescente os cubos de frango cozidos, misturados com grãos de ração no interior do Kong. Vede com o restante da “papa” de arroz e carne moída.
OUTRAS SUGESTÕES PRÁTICAS DE MISTURA:
O tártaro ou cálculo dentário nada mais é que um acúmulo de restos de alimentos nos dentes dos cães. Porém é um problema que normalmente não é levado a sério pelos tutores, mas que a longo prazo, se não for tratado, pode causar doenças graves e infecções generalizadas, pois o avanço da placa pode alcançar algum vaso sanguíneo espalhando a bactéria do tártaro pelo organismo do animal.
Como evitar?
A escovação dentária nos cães é uma das formas mais fáceis para amenizar e retardar o aparecimento do tártaro. O ideal é acostumar o cão desde filhote com a escovação. No entanto, para a escovação devem ser utilizadas pasta e escova de dentes específicas para pets. Evitar alimentos que não sejam próprios para cães também diminui a chance do pet desenvolver tártaro, pois os alimentos humanos são mais macios e grudam com maior facilidade nos dentes, gerando o acúmulo de resíduos nos dentes. Ossos e petiscos de limpeza dental, não são eficázes para remover 100% do tártaro, principalmente nos dentes do fundo onde a incidência do problema é maior.
Como saber se meu cão está com tártaro?
Um dos primeiros sinais de que seu cão pode estar desenvolvendo tártaro é o mau hálito ocasionado pelos gases dos resíduos de alimentos grudados nos dentes do cão e que acumulam bactérias. Outro sinal é o escurecimento dos dentes e a vermelhidão nas gengivas do cão. É importante observar e fazer uma inspeção na boca do pet com frequência, pois quando o tártaro já esta em estágio avançado o pet evita alimentos duros ou mais resistentes, pois pode estar sentindo dor durante a mastigação.
Meu cão já esta com tártaro e agora?
O tratamento do tártaro em estágio avançado ou preventivo é feito por um veterinário através de cirurgia, com aplicação de anestesia. Consulte regularmente um profissional e para verificar a saúde bucal do seu pet!
No mercado, existem diversas opções de rações para diversos bolsos, raças, portes, idade e gostos de cada tutor. No entanto, antes de optar por uma determinada marca, preço ou sabor, é bom saber o que esta por trás das classificações: Standard, Premium e Super Premium descritas nos rótulos. Afinal a escolha de uma boa ração é fundamental para saúde do seu cão.
Rações Standard: Apesar de apresentarem uma composição balanceada, neste tipo de ração as proteínas utilizadas normalmente são obtidas de vegetais (como soja e glúten de milho), ou seja, ingredientes de menor digestabilidade (60%) ao cão. Por isso, o aproveitamento de nutrientes se torna menor sendo necessário um consumo diário maior de alimento para saciar o cão. Algumas rações desta classificação contém ainda em sua composição subprodutos animais (como chifres, penas, casco, etc). Resumindo seu animal pode viver com essa ração, porém quanto mais alimento ele consumir, mais fezes!
Rações Premium: A ração Premium é de boa qualidade, possui um custo benefício intermediário e coeficiente de digestibilidade de 80%. Possuem em sua composição proteínas de origem animal (farinha de carne, frango, ovelha, peru, etc) que proporcionam um melhor aproveitamento do alimento pelo trato digestivo do cão. Como o aproveitamento de nutrientes é maior, o animal acaba consumindo menos alimento e se sentindo mais satisfeito, reduzindo assim o volume de fezes do cachorro. Algumas versões das rações Premium podem conter corantes, palatabilizantes e conservantes artificiais.
Rações Super Premium: São rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Como dito anteriormente, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação do organismo. Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com gosto mais apreciado pelos cães e gatos). Hoje, estas rações são balanceadas para seniors, adultos, filhotes, porte e tem formulação específica até para raças e nível de atividade dos animais. Geralmente os preços destas rações são mais elevados, entretanto devemos fazer uma análise do custo-benefício uma vez que com esta qualidade nutricional o volume ingerido necessário para a manutenção do cão / gato é pequeno. O que queremos dizer com isto é que a ração super premium é tão “concentrada” que o animal entra em saciedade (se sente satisfeito) com uma pequena porção. E como a ração é muito bem absorvida, o volume de fezes produzido consequentemente é pequeno.
Consulte um veterinário para escolher qual o melhor alimento