Longevidade

Envelhecimento e longevidade são dois conceitos que mantém uma certa relação, mas eles são diferentes entre si. Enquanto o envelhecimento diz respeito ao processo natural de ir se adquirindo idade à medida que o tempo passa, a longevidade diz respeito à duração da vida mais longa que o comum. Veja que não é a mesma coisa que dizer que uma pessoa "está velha" ou "idosa", porque o envelhecimento atinge desde o início da vida (concepção, nascimento) em que iniciamos nosso processo natural de "ser idoso(a)". Na verdade foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002), que ao atingir 65 anos em países desenvolvidos e 60 anos em países em desenvolvimento, como o Brasil, que a pessoa passa a ser considerada idosa.

Já para uma pessoa ser considerada "longeva" são necessários 80 anos de idade, o que tem ocorrido com certa frequência, devido o crescimento da população longeva durante o século XX e XXI. É cada vez maior o número de pessoas vivendo acima dos 100 anos de idade, embora pouquíssimas ultrapassem os 115 anos. Com novas tecnologias e avanços médicos a tendência é de aumento progressivo na longevidade humana (ALVES, 2015).

Referências:

    • ALVES, J.E.D. Envelhecimento, longevidade e longevidade da população brasileira. In Longevidade ADunicamp, 2015. Disponível em http://longevidadeadunicamp.org.br/?p=1249. Acesso 30 ago 2018.

    • Organização Mundial da Saúde (OMS) - World Health Organization (WHO). Active Ageing - A Policy Framework. A contribution of the World Health Organization to the Second United Nations World Assembly on Ageing. Madri, abril de 2002, p. 4.