Publicaciones

Encuadres del Discurso Cinematográfico

Año: 2021

Editorial: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Universidad Autónoma de Nuevo León.

Editores:

Raquel G. Gutiérrez Estupiñán

Jaime Villareal

Miguel Sáenz

PRÁTICAS SEMIÓTICO-DISCURSIVAS: TEXTO E IMAGEM NA (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Denize Elena Garcia da Silva

Editora: Thesaurus

Lugar: Brasília (DF), Brasil

Ano: 2019

Este texto aborda temáticas seminais, em estudos críticos do discurso, com duas partes básicas. A primeira, Discurso, pobreza e identidades, envolve reflexões voltadas para o fenômeno social da pobreza nas ruas, com enfoque nos discursos que marginalizam pessoas e comunidades, bem como reflexões críticas sobre relações entre língua, discurso e realidade. A segunda, Práticas semiótico-discursivas entrecruzadas: discursos heterogêneos da vida social, discute desigualdades sociais na pós-ditadura, bem como a figura brasileira feminina antes da guerra. Os dois últimos capítulos dessa segunda parte encontram-se, por um lado, dedicados às articulações semióticas que perpassam momentos políticos e, por outro, ao fenômenos de multimodalidade.

Decolonizar os estudos críticos do discurso

Viviane de Melo Resende (org.)

Editorial: Pontes

Año:2019

No primeiro capítulo, Viviane Resende parte discute a colonialidade do saber nos estudos do discurso na América Latina. O segundo capítulo é assinado por Laura Pardo, que focaliza o arcabouço histórico colonial para construir sua reflexão sobre a decolonialidade no que se refere ao conhecimento e aos desafios da tecnologia. No terceiro capítulo, Shi-xu dirige crítica ao modo ocidental de compreensão universalizante no que concerne a certos princípios sobre a linguagem nos estudos do discurso. No quarto capítulo, Viviane Vieira retoma a crítica dos modos como a linguagem é usada para a manutenção do eurocentrismo em formas de poder, de ser, de viver, de pensar, de se relacionar, de ensinar-aprender e de pesquisar, focalizando a faceta discursiva dos processos de (de)colonialidade. No quinto capítulo, Gersiney Santos dirije a reflexão para a colonialidade e a resistência, em uma abordagem de perspectiva racial, focalizando especialmente possibilidades acadêmicas de aquilombagem crítica, com base na pedagoginga. Pilar Acosta, no sexto capítulo, mostra formas complexas como articula em seu trabalho conceitos e categorias dos estudos do discurso formulados na Europa a perspectivas teóricas e filosóficas latino-americanas e africanas, especialmente do campo do Bem-Viver e do Ubuntu. O livro se encerra com o capítulo de Kwesi Prah, que alarga o debate além dos estudos do discurso para falar de linguagem e educação de uma forma mais ampla, abordando também a história, a sociologia e a antropologia

ANÁLISE DE DISCURSO, GRAMÁTICA E CONTEXTO SOCIAL

Denize Elena Garcia da Silva

Editora: Thesaurus

Ano: 2019

Este texto aborda e expande o diálogo teórico-metodológico entre Análise de Discurso Crítica (ADC) e Linguística Sistêmico Funcional (LSF). Encontra-se dividido em quatro partes. Nas duas primeiras, Garcia da Silva explica sua proposta teórica alicerçada no cruzamento da ADC com a LSF, reforçada com o vértice do Realismo Crítico (RC). A referida proposta/modelo envolve a análise de elementos linguístico-discursivos em textos (orais e escritos), nos quais são elencados enunciados com vistas a apoiar a discussão em torno de um conjunto de verbos (processos de natureza existencial, verbal/do dizer e comportamental). Nas partes seguintes, são apresentados estudos assinados em coautoria da autora/organizadora com colegas brasileiros/as, como também junto a colegas fora do Brasil. Trata-se de resultados de pesquisa que ampliam a discussão sobre transitividade, bem como avaliatividade (appraisal system).


El Discurso Político. Las máscaras del poder

Patrick Charaudeau

Editorial: Prometeo

Año: 2021

Dispositivos discursivos del poder. Política Educación y género

María Eugenia Flores Treviño

Editorial: Res pública

Año: 2021

Los cuestionamientos que guían la indagación que aquí se expone se orientan a explicar cómo funciona el dispositivo del poder relativo a la dominación por género en el discurso oral y escrito; la violencia en el discurso político, así como las repercusiones de la educación discursiva que se deben considerar en las aulas. La aproximación se lleva a cabo a partir de la deconstrucción (Derrida, 1967) del discurso, y la descripción del funcionamiento de algunos componentes del dispositivo (Foucault, 1984) discursivo que opera en las muestras estudiadas.

Narrativas de vida – saga familiar & sujeitos transclasses

Ida Lucia Machado

Editora: Grácio Editor (Coimbra/Portugal)

Ano: 2020


O ponto central do livro (que reúne narrativas de vida a estudos sobre a saga familiar) está no conceito de transclasse, aqui examinado sobre o prisma de Teoria Semiolinguística de AD de Patrick Charaudeau. Relatos de diferentes indivíduos, que buscam escapar de determinismos sociais que, desde cedo, lhes impõem um lugar na sociedade, de acordo com sua classe social, são aqui examinados com um olhar crítico que reflete sobre as divisões identitárias, os medos e desejos de fuga ou de revolta desses seres que buscam realizar uma “travessia” que possa levá-los de uma classe para outra, enfrentando preconceitos e obstáculos.