E-BOOK
E-BOOK
O e-book "Poesia à Beira-Mar: Navegantes em Versos" é uma coletânea especial que reúne poesias inspiradas pelo mar, pela vida dos trabalhadores marítimos e pela rica cultura navegantina. Organizado pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Navegantes, o livro traz os textos dos acadêmicos, futuros acadêmicos, e os vencedores do concurso de poesia realizado nas escolas municipais, além de outras produções selecionadas. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o e-book estará disponível gratuitamente, convidando todos a mergulharem nas emoções, nas histórias e nas tradições que permeiam a vida à beira-mar em Navegantes.
Navegantes, novembro de 2024.
A configuração atual da Academia de Letras do Brasil Seccional Navegantes tem como objetivo fomentar a literatura e a escrita na região onde atua. Desta forma, muitos projetos e possibilidades vinham sendo debatidos durante os encontros, no momento em que, com a chegada da pandemia da Covid-19, o mundo parou. Uma nova forma de realidade tomou conta de todas as pessoas e cada um viveu a situação de um jeito diferente. O problema era de todos, mas a forma de enfrentá-lo era individual, assim com a própria doença que, em cada organismo, age de forma diferenciada.
E diante de tantas realidades, os escritores da ALB entenderam que o projeto que poderia acontecer naquele momento seriam as narrativas de cada membro, os olhares de cada um, diante da situação em que o mundo estava vivendo. A história da pandemia, a evolução, as consequências, os estragos na economia e no emocional da humanidade, tudo isso estará narrado nos jornais e nos livros de ciência, porém, a proposta da ALB neste trabalho é que, daqui a alguns anos, as futuras gerações possam ler esses textos e tentar vivenciar um pouco do que cada um passou, na prática, o que um dia, será apenas lembrança de um momento difícil da humanidade.
E, considerando esse contexto, nasceu a obra: “Múltiplos olhares: Crônicas de uma pandemia”, que reúne textos escritos pelos acadêmicos e acadêmicas, mostrando o seu ponto de vista sobre esse acontecimento histórico.
Navegantes, agosto de 2022.