Dia 8 de Fevereiro vamos descobrir pela observação ao telescópio as crateras e mares da Lua e aprender sobre a sua formação e composição. Local: 19h00 na Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz.
Dia 15 de Março às 15h15, o Convento da Orada em Monsaraz, recebe a Mabelle Blues Band para um concerto memorável a dar as boas-vindas à Primavera. O evento está Integrado na 10ª Hansa Artística. Os Mabelle Blues Band foram os grandes vencedores do Portugal Blues Challenge, onde foram eleitos para representar o nosso país no European Blues Challenge de 2025 (em Split na Croácia), evento anual com a participação de 27 bandas a representar os respectivos países. Entrada livre.
Na noite de 26 de Abril pretende-se observar ao telescópio o maior número possível de galáxias, nebulosas e enxames abertos e fechados de um total de 110 objectos catalogados pelo astrónomo francês do século XVIII, Charles Messier. Uma iniciativa em parceria com a Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. (Crédito de imagem: Pedro Ré)
Dia 24 de Maio realiza-se um passeio de observação de aves com os caminheiros de Monsaraz a Caminhar. Ponto de encontro no centro náutico de Monsaraz às 9h00.
Dia 15 de Agosto venha descobrir as manchas solares, protuberâncias e filamentos na superfície da nossa estrela com o auxílio de um telescópio solar totalmente seguro. A Albireo estará presente na EXPOREG, Pavilhão Guadiana, entre as 11h-12h.
Dia 1 de Novembro, o Prof. Carlos da Camara (FCUL/IDL/U. Lisboa) explicará como as alterações climáticas impactam no nosso dia-a-dia. Apresentação às 17h no Convento da Orada, aberta a todos.
Dia 6 de Dezembro às 17h no Convento da Orada, Monsaraz. Tendo por base o trabalho de Pereira da Silva, o Prof. Carlos Pereira Santos (NOVA math e ISCTE) fará uma divulgação alternativa quanto à astronomia presente n’Os Lusíadas. A análise terá como fio condutor a própria viagem relatada no poema. Entrada Livre.
Eventos passados
Dia 4 de Agosto na Praia Fluvial de Monsaraz, das 10h-11h. Venha descobrir as manchas solares, protuberâncias e filamentos na superfície da nossa estrela com o auxílio de um telescópio solar totalmente seguro.
Dia 15 de Junho 2024 realiza-se um passeio de observação de aves com os caminheiros de Monsaraz a Caminhar. Ponto de encontro no centro náutico de Monsaraz às 7h30.
Na noite de 6 de Abril realiza-se uma Maratona Messier no Museu da Luz, Mourão, onde se pretende observar ao telescópio o maior número possível de galáxias, nebulosa e enxames de estrelas de um total de 110 objectos catalogados pelo astrónomo francês do século XVIII, Charles Messier.
Dia 16 de Março às 16h actua o coro Soul Gospel Project no Convento da Orada em Monsaraz. Soul Gospel Project é um coro multicultural com raízes no Gospel que derivam numa fusão de sonoridades que vão desde o Soul e Blues ao Rhythm & Blues e Jazz. Entrada livre.
Venha descobrir as manchas solares, protuberâncias e filamentos na superfície da nossa estrela com o auxílio de um telescópio solar totalmente seguro. Dia 12 de Agosto, Praia Fluvial de Monsaraz, das 9h-10h.
Passeio de observação de aves com os caminheiros de Monsaraz a Caminhar. Ponto de encontro no parque de estacionamento do Centro Náutico de Monsaraz. Dia 26 de agosto com partida às 8h00. Caminhada aproximadamente de 2h.
Na noite de 15 de Abril realiza-se no Museu da Luz, Mourão, uma Maratona Messier onde se pretende observar ao telescópio o maior número possível de galáxias, nebulosa e enxames de estrelas de um total de 110 objectos catalogados pelo astrónomo francês do século XVIII, Charles Messier.
No dia 14 de Março de 2022, realiza-se um concerto onde serão apresentadas ragas indianas, interpretadas pelos músicos Marc Planells e Francisco Cabral, convidando a audiência a mergulhar numa escuta contemplativa, meditativa, numa viagem pelo universo da música clássica do norte da Índia.
No dia 21 Agosto de 2021 realiza-se uma caminhada noturna com a observação do pôr-do-Sol em Monsaraz, e a observação da Lua ao telescópio no Observatório do Lago Alqueva.
No seguimento das comemorações dos quinhentos anos da primeira circum navegação do globo, Maurício Rebocho, leva-nos a recordar essa viagem conduzida por Fernão de Magalhães numa representação em teatro de marionetas (técnica Bunraku). Maurício Rebocho construíu, vestiu e dá vida a este Fernão de Magalhães em marioneta, a recordar e a homenagear o grande navegador.
Este Sábado, 12 de Março de 2021 às 22h, no Observatório do Lago Alqueva - OLA, dá-se início a um projecto de ciência cidadã em que através da amostragem de borboletas nocturnas se pretende descobrir mais acerca da distribuição nacional destes seres. Os resultados permitem ainda medir vários indicadores ambientais. Esta é uma iniciativa inserida numa rede nacional de armadilhagem de Borboletas Nocturnas.