O projeto AgroSat propõe uma solução inovadora e de baixo custo para promover a integração das tecnologias aeroespaciais na agricultura de precisão, contribuindo para práticas mais sustentáveis, eficientes e baseadas em dados.
Num cenário global marcado pela instabilidade climática, escassez de recursos e crescente procura de alimentos, a modernização da agricultura deve contar com sistemas de deteção remota acessíveis e capazes de fornecer dados ambientais georreferenciados rapidamente.
O satélite foi desenvolvido no formato cilíndrico padrão do CanSat, utilizando materiais leves e robustos. Embora concebido no âmbito educativo do CanSat, o conceito do AgroSat é totalmente escalável e adaptável à utilização no mundo real através de plataformas aéreas de baixa altitude, como os UAS (Unmanned Aircraft Systems). Com um sistema de baixo custo como o AgroSat montado num UAS, torna-se possível realizar diagnósticos ambientais localizados e análises de vegetação de forma eficiente e repetida. Estas operações poderão revelar-se muito valiosas no futuro da agricultura sustentável e digital.