Bino e Fino é um desenho criado pelo artista nigeriano, Adamu Waziri. Criado para gerar representatividade entre as crianças negras. Leia um trecho da fala de Waziri, para o site Geledés:
“A programação infantil é uma ferramenta muito poderosa a fim de inspirar confiança e uma auto percepção positiva para as crianças. Infelizmente nem todas as crianças são representadas de forma precisa em seus desenhos animados favoritos “, diz Adamu Waziri, o criador do desenho animado educativo Africano que tem se popularizado na Nigéria, o desenho Bino e Fino.
Waziri queria mudar isso e tem feito exatamente isso através do programa adorável que tem se tornado um dos prediletos entre crianças e pais no mundo todo.
Destaque em plataformas como Blavity, CNN, Madame Noire, CBS e Arise TV, Bino e Fino é um desenho animado sobre gêmeos que vivem na África subsaariana. A querida dupla descobre coisas diferentes sobre o mundo, a vida e história através de aventuras mágicas com sua amiga Zeena, a borboleta.
O desenho preenche uma lacuna na programação, fornecendo aos pais e professores uma nova possibilidade para ensinar uma educação global que se concentra na África, diversificando seus currículos de aprendizagem." (portal Geledés: https://www.geledes.org.br/bino-e-fino-ensinado-historia-da-africa-para-criancas/ )
Nem todos os episódios estão em português, mas vale a pena dar uma olhada. Clique no botão "Bino e Fino" para conhecer o canal no youtube.
"Hair Love" é um curta-metragem estadunidense de 2019 escrito, produzido e dirigido por Matthew A. Cherry. Conta a história de um homem que deve pentear a filha pela primeira vez.
O curta é delicado e especial. Gera representatividade para as meninas e meninos de cabelo afro.
O curta de animação, conquistou o mundo com uma mensagem positiva de afeto e autoestima. Estrelado por uma família negra, ele retrata de forma bem-humorada, os dilemas de um homem que é provocado a lutar no ringue da paternidade, com pentes, grampos e cremes, contra os cachos de sua filha.
O nome da animação, “Hair Love” (Cabelo Amor), parece ser a chave para a situação, já que o cabelo, cheio de personalidade, pede um pouco de carinho para explodir em beleza.
O curta está em inglês, mas contém pouquíssimas falas e conseguirá entender mesmo se não fala inglês.
Aproveite.
Aqui temos um trecho da live que foi realizada através do chamamento "Travessias Nômades", realizada pela KA Gestão em Arte Cultura e Educação do qual contemplou artistas e educadores-artistas de diversas regiões do Brasil, com trabalhos que contemplavam a temática do projeto.
O projeto "A África que vive em nós", foi contemplado dentro do eixo "REDE", que contava com artistas cujo trabalho alcançasse as mais diversas pessoas, agindo de forma direta na sociedade.
Nosso projeto, já tinha como objetivo alcançar as famílias, outras salas, outros educadores. E com a visibilidade que tomou pode alcançar ainda mais do que o esperado.
Assista ao trecho da live para entender mais um pouco e conheça também a exposição virtual realizada pela KA.
Estes links podem servir de fonte de debate para educadores e a quem mais possa se interessar em compreender melhor como o projeto se deu e debater o assunto entre seus pares para pensar como trabalhar estudos sobre África e afro-brasilidades nas escolas .
Clique na imagem de divulgação para assistir a live pelo youtube.
Ainda dentro do projeto "Travessias Nômades", a live se desdobrou neste encontro com artistas-educadoras renomadas, que trouxeram o seu olhar sobre o projeto "A África que vive em nós", dentro da perspectiva da arte-educação dentro de contexto escolar.
Bate-papo gostoso e enriquecedor com Stela Barbieri e Débora Rosa. E os integrantes da KA Eri Alves e Carolina Velasquez.
Esta live também pode servir de apoio a educadores interessados em pensar como trabalhar estudos sobre África e afrobrasilidades dentro das escolas.
Clique na imagem de divulgação para assistir a live pelo youtube.
Nesta live, as artistas Areta Padma e Andréa Lalli, fazem uma visita por suas obras e por obras de outros artistas da Exposição Travessias Nômades, inclusive pelo projeto "A África que vive em nós".
Aqui podemos ter a leitura de outras pessoas sobre o projeto, o que enriquece grandemente as discussões sobre a importância sobre o ensino de África e afrobrasilidade nas escolas, afim de gerar empoderamento, representatividade e trabalhar para uma educação antirracista.
Junto, temos imagens da produção artística feita pela professora Midien Marcelino, para a exposição, inspirada nos processos e estudos ao longo do projeto.
Clique na imagem de divulgação para assistir a live pelo youtube.