ACREDITAÇÃO ERASMUS 23/24

2023-1-PT01-KA121-SCH-000137441 

Os nosso Projetos Erasmus para 2023/2024.......

O que é o Erasmus+

De forma simplificada, são oportunidades de mobilidade para alunos e professores em países da União Europeia e outros que façam parte do Programa.

O nosso agrupamento participa regularmente em Projetos Erasmus há quase 20 anos.

Basicamente, trata-se de escolher um tema que é trabalhado pelos nossos alunos em conjunto com escolas parceiras europeias, utilizando estratégias de ensino não formal. Depois de trabalhado o tema em cada uma das escolas, os alunos encontram-se nos países das escolas parceiras, onde debatem o tema e apresentam o trabalho desenvolvido nos seus países. Cada país organiza um programa que vai de encontro à temática escolhida e que inclui workshops, visitas de estudo, encontro com especialistas, e ainda um vasto programa cultural para conhecer melhor o país ou a região. As mobilidades têm normalmente a duração de uma semana. Os participantes partem num domingo e regressam no sábado seguinte. As viagens realizam-se normalmente de avião.

Uma vez que se pretende uma experiência de imersão cultural, os alunos ficam alojados em casa das famílias dos alunos desse país. Normalmente, essas são responsáveis por fornecer o pequeno almoço e o jantar, sendo que o almoço normalmente acontece na escola ou inserido no âmbito das atividades. O mesmo acontece quando somos nós a receber os alunos estrangeiros. As famílias dos alunos participantes recebem em sua casa os seus "filhos adoptivos" durante uma semana.

A participação nestas mobilidades é financiada a 100% pela União Europeia, ou seja não implica qualquer gasto para os participantes. Isto inclui viagem, alimentação, estadia, atividades culturais e seguros obrigatórios.

Para o ano letivo 23/24 estão previstos 4 projetos diferentes, que se destinam a alunos desde o 7º ao 11º ano de escolaridade. Cada projeto incide sobre determinada faixa etária (ano de escolaridade) ou então para alunos que participem em algum projeto (clubes, desporto escolar,..), como é o caso do Clube Europeu, cujos membros terão oportunidade de concorrer ao projeto "Go Go Europe".

Para participar, basta estar atento à divulgação feita nas escolas, no website e nas redes sociais do agrupamento. Ainda assim, todos os alunos elegíveis recebem um e-mail dando conta do projeto e com um link que os encaminha para um formulário de candidatura.

Como há muitos alunos que querem participar, são definidos critérios de seleção que valorizam a qualidade de uma carta de motivação, o desempenho escolar do ano letivo anterior, o facto de terem necessidades específicas, pertencerem a um estrato social desfavorecido ou pertencerem uma minoria étnica, religiosa ou nacional.

Analisadas as candidaturas, são elaboradas listas ordenadas, onde os melhor classificados ganham o direito de participar nas mobilidade.


O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

Dispõe de um orçamento estimado de 26,2 mil milhões de euros. Este montante é quase o dobro do financiamento do programa anterior (2014-2020).

O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.

Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também

Porquê Erasmus+ no AEDAH?

Nas prioridades do programa Erasmus + consta que este é “fundamental para o futuro da União reforçar, desde a mais tenra idade, a compreensão da União Europeia pelos cidadãos. Em complemento da educação formal, a aprendizagem não formal pode melhorar a compreensão da União Europeia pelos cidadãos e promover um sentimento de pertença à União. Os Programas Erasmus apoiam a cidadania ativa e a aprendizagem ao longo da vida; além disso, fomenta o desenvolvimento de competências sociais e interculturais, o pensamento crítico e a literacia mediática. É também dada prioridade a projetos que proporcionam oportunidades de participação das pessoas na vida democrática e de envolvimento social e cívico através de atividades de aprendizagem formal e não formal. A tónica é colocada na sensibilização para o contexto da União Europeia e a sua compreensão, nomeadamente no que toca aos valores comuns da União, aos princípios da unidade e diversidade, bem como ao seu legado social, cultural e histórico”.

Ao participar em Projetos Erasmus+, o nosso agrupamento pretende proporcionar aos nossos alunos essa vivência intercultural, que lhes permita desenvolver os valores fundamentais da Europa, e que se caracterizam pelo espírito democrático, a solidariedade, a tolerância, o respeito ambiental, os hábitos de vida saudáveis, a inclusão, a diversidade e o multilinguismo. O contacto com outras culturas, outras formas de ser e outras realidades, deve oferecer aos alunos uma forma divertida e responsável de absorver esses valores, mas também contribuir para que outros alunos, de outras nacionalidades, possam absorver um pouco da nossa cultura local, regional e nacional, que também são fundamentais para a construção de uma identidade europeia plena.

Pretendemos, em última análise, que a participação nos projetos possa contribuir para a consecução do Perfil do Aluno à saída do Ensino Secundário, que melhorem os seus resultados académicos e que melhorem a sua competência de comunicar em língua inglesa.

Globalmente, os Projetos Erasmus+ são, também, a forma mais importante para prosseguir a internacionalização da escola, e com isso maior prestígio e melhores resultados.