Acreditação 23/24


O que é a acreditação Erasmus+?

O Agrupamento  tem o estatuto de entidade acreditada no desenvolvimento de Projetos Erasmus KA120, quer no Ensino Escolar quer no Ensino Profissional. Significa isto que até dezembro de 2027 temos potencialmente aprovadas todas as mobilidade a que nos propusemos nas candidaturas.  Primeiro, em março de 2022 o Agrupamento recebeu a notícia de que a candidatura à acreditação teria sido aprovada. Este projeto assegura pelo menos, 150 mobilidades para alunos e contempla também cerca de 45 vagas para formação de professores no estrangeiro, através de cursos ou experiências de Job-shadowing (observação de práticas no local).  O Projeto tem como objetivos a melhoria em áreas como: Direitos Humanos, Cidadania Ativa, Cultura Europeia, Metodologias Ativas/Competências Digitais, Língua Inglesa, eTwinning, CLIL (ensino bilíngue),  Administração/ Lideranças Partilhadas, Integração de Minorias e Necessidades Educativas Específicas. Nesse mesmo ano foi submetida uma candidatura similar, agora orientada para o Ensino Profissional. Também essa viria a ser aprovada, garantindo desde logo 130 mobilidades para estágio e 30 mobilidades de formação para professores do ensino profissional. Para este projeto os objetivos centram-se no despertar da identidade europeia, na melhoria da empregabilidade, na melhoria dos da proficiência em língua inglesa e na melhoria das competências metodológicas e de organização do ensino profissional.

Apesar de, em princípio, todas estas mobilidades estejam aprovadas,  todos os anos o Agrupamento terá de candidatar-se a um pedido de financiamento, através de um projeto KA121, no qual propõe as mobilidades que pretende realizar no ano seguinte. Para o período de 1 de junho de 2023 a 31 de agosto de 2024 foram apresentados Pedidos de Financiamento KA 121.. Os resultados desse pedido de financiamento chegaram em maio passado, e devido ao grande número de pedidos por toda a Europa, o financiamento foi substancialmente reduzido.

Objetivos da Acreditação

No âmbito das nossas candidaturas à acreditação Erasmus foram definidos objetivos a serem alcançados até ao fim de 2027. 

Ensino Escolar:

1.Formação de professores em Etwinning e ferramentas de educação não formal para fomentar o processo de internacionalização da escola e uma aprendizagem mais atenta à inclusão dos alunos.

2. Promover a educação para os direitos humanos e a cultura da diversidade e inclusão. Ferramentas experimentais  para garantir a cidadania ativa dos alunos.

3. Promover o conhecimento da cultura e diversidade europeia, melhorando os resultados da língua inglesa.

4. A utilização de recursos digitais para promover competências e integrar as mobilidades físicas dos alunos e a colaboração com organizações europeias.

Ensino Profissional:

1.Melhorar a consciência da Identidade Europeia e todos os seus benefícios.

2. Melhorar os índices de empregabilidade dos alunos recém-formados.

3. Melhorar as competências dos alunos em língua estrangeira.

4. Melhorar as competências do pessoal em termos de metodologias e organização de EFP

Para conseguirmos alcançar esses objetivos, todos os anos definimos atividades e procuramos escolas  parceiras europeias que nos ajudem a conseguir aquilo que nos propusemos.