Os Planos de Ação para a Leitura são programas trienais que visam o desenvolvimento estratégico de planos de leitura nos agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas em Portugal Continental.

Os Planos de Ação para a Leitura têm como principal objetivo apoiar a definição e implementação de programas de promoção da literacia e da leitura sustentados na avaliação específica da realidade de cada AE/ENA (PNL).


aLer mais e melhor


Este projeto tem como objetivo apoiar um programa de leitura que conduza, de forma consolidada, ao aumento dos hábitos de leitura e à melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita e multimodal (RBE).


A Rede de Bibliotecas Escolares e a Visão Júnior organizam, pelo sétimo ano consecutivo, a eleição dos livros preferidos das crianças e dos jovens portugueses, através da iniciativa “Miúdos a Votos” que promove a leitura e o desenvolvimento de competências de cidadania ativa. 

Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real (RBE).

Abril depois de Abril

Este projeto tem como objetivo destacar os valores conquistados com a Revolução do 25 de abril, através de ações que conduzam à compreensão do seu impacto a nível local e nacional; convoquem para o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva e estimulem o desenvolvimento da criação estética e cultural (RBE).



No novo contexto social pós pandémico, a BE tem de arrogar um papel expressivo não só a nível do aproveitamento escolar, mas igualmente nas questões da saúde mental e do bem-estar. Esta pode assumir-se como um espaço seguro promotor de práticas e de recursos biblioterapeuticos, fazendo sua a visão defendida por William Sieghart na Conferência PNL, de 31 de outubro 2023 da “Leitura como forma de desenvolvimento pessoal de saúde mental”.


Escola a Ler

Esta ação surgiu integrada no Plano Escola+ 21/23, com vista à recuperação das aprendizagens. O principal objetivo era promover a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha. 

Em 2023/2024 no Agrupamento continuou a desenvolver as atividades “Vou levar-te comigo!”, dinamizando sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar e “Equipas de leitura”, onde alunos se disponibilizam para realizarem sessões de leitura noutras turmas.