O 4º Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património é uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Museu Nacional dos Coches que decorrerá nos dias 22 e 23 de maio de 2026.
Tem o objetivo de ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade à arte, aos museus e património cultural. Pretende-se divulgar estratégias orientadas a ampliar o acesso ao património e a promover a inclusão de públicos diversos.
Enquadramento
O Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património começou em 2021 enquanto sessão do Ciclo de Conferências “Encontros no Largo das Belas-Artes”. Tendo em consideração a aceitação do evento, em 2022, decidiu-se dar continuidade ao projeto, conferindo-se autonomia.
O 2º Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património, foi distinguido em 2023, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), com uma menção honrosa na categoria de Investigação e Difusão Científica. Entre 14 e 15 de junho de 2024 decorreu a 3ª edição do Encontro, desta vez uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Museu da Farmácia de Lisboa, em parceria com a Associação Bengala Mágica.