III Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património
O III Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património é uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, do Museu da Farmácia de Lisboa, Associação Bengala Mágica e Pró-Inclusão, que decorrerá nos dias 14 e 15 de junho de 2024.
Tem o objetivo de ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade à arte, aos museus e património cultural. Divulgando estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos ao património.
No caso de ser Docente de Ensino Básico ou Secundário, pode receber um certificado de acreditação da ação na modalidade de Ações de Curta Duração (ACD). A Acreditação dos dois dias do Encontro é feita em separado. Vão ser contabilizadas 6h em cada dia. Quem participar nos dois dias recebe dois certificados de Formação ( Parte I e Parte II).
Nota: As Ações de Curta Duração (ACD) certificadas relevam, nos termos do nº 1 do artº 3º do Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio, relevam para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) e progressão na carreira, tendo como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no respetivo escalão ou ciclo avaliativo.
Chamada de trabalhos
Fechada!
A Comissão Organizadora do Encontro de Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património agradece os resumos enviados!
Linhas Temáticas
- Teoria e legislação sobre acessibilidade e inclusão no património
- Avaliação da acessibilidade nos museus
- Desenvolvimento de estratégias que promovam acessibilidade em museus
- A produção artística e a inclusão
O Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património visa reunir investigações, no âmbito da acessibilidade e inclusão, em mestrados, doutoramentos e pós‑doutoramentos, bem como projetos desenvolvidos em contexto profissional.
O encontro tem como objetivo ser um espaço de discussão e reflexão, sobre estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos ao património, nomeadamente os públicos com deficiência.
Localização
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058
Lisboa, Portugal