ACADEMIA EM FOCO

Informativo Eletrônico da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo - Ano 01 | Ed. 01

Informativo da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo

Destaques da 1ª Edição

MENSAGEM DO COMANDANTE

O comandante da APM/ES, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira é licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduado em Bases Nutricionais da Atividade Física pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Gestão Policial Militar e Segurança Pública pela Universidade Vila Velha e pós-graduando em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul

O projeto deste Informativo Eletrônico da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo foi idealizado com a intenção de informar o público interno e externo dos eventos de maior destaque protagonizados por esta unidade operacional de ensino.

A nossa centenária Polícia Militar do Espirito Santo, possui excelência no ensino aprendizagem dos seus policiais militares.

Somos Instituto Superior de Ensino IES e entregamos valores aos nossos cidadãos capixabas através da formação de nossos policiais militares de grau bacharelado e pós-graduação Lato Sensu, além da formação continuada e inicial dos nossos valorosos heróis da sociedade.

Nossa formação acadêmica está focada em desenvolver nos nossos policiais, valores como a disciplina, a hierarquia, a ética Policial Militar, a legalidade, o interesse público e a promoção dos direitos humanos, que tanto remontam à origem da nossa instituição quanto à própria dinâmica social.

Desta maneira, apesar dos desafios aos quais fomos apresentados neste ano de 2020, obtivemos sucesso com a implementação de uma plataforma de educação a distância, que além de ter-nos proporcionado a retomada do Curso de Habilitação de Sargentos 2020, doravante nos propiciará um meio com o qual poderemos ofertar instruções e cursos aos nossos servidores de maneira mais dinâmica e com uma melhor relação custo/benefício. Além disso, obtivemos sucesso na obtenção de apoio aos diversos projetos de investimento em infraestrutura e de melhorias na formação acadêmica, que agora começam a materializar-se.

Ainda este ano, estamos na expectativa da execução do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública (Curso de Formação de Soldados - CFSd), além do Estágio de Adaptação de Oficiais Médicos (EAO) e do Curso de Pós-graduação latu sensu em Segurança Pública (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - CAO).

Com a leitura desta primeira edição a sociedade capixaba terá a oportunidade de familiarizar-se com a história desta nobre instituição de formação policial militar, assim como ficará a par das ferramentas com as quais iniciaremos esse novo decênio na nossa infindável missão de aperfeiçoamento e desenvolvimento humano-técnico-policial.


DEIP APRESENTA NOVO PLANO DIRETOR DE ENSINO 2020-2022

por 1º Tenente Diogo Martins da Silva


Em Junho do corrente ano, na sala do Comando Geral da Polícia Militar, foi apresentado pelo Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, o novo Plano Diretor de Ensino da PMES.

Na oportunidade, o comandante-geral, coronel Douglas Caus, explicou que o documento analisa profundamente o atual momento da DEIP e estabelece sólidos rumos para um futuro com constante desenvolvimento e aprimoramento do ensino.

O coronel Souza Reis destacou que a construção do plano foi coletiva e precedida de ampla análise de toda área de educação da Polícia Militar. Disse ainda que as prioridades hoje são a instalação da Educação à Distância (EAD), a disponibilização on-line de conteúdos e a melhoria na infra-estrutura de educação da Polícia Militar.

BIBLIOTECA VIRTUAL DA PMES

“O livro é a grande memória dos séculos... se os livros desaparecessem, desparecia a história, e seguramente, o homem.”(Jorge Luiz Borges)


por Capitão Weslley Rosseto Romanha


O início do século XXI consolidou a importância da internet como local de armazenamento e acesso às informações que compõem o conhecimento acumulado pela humanidade ao longo da história.

Entretanto, se de um lado a rede mundial constitui um ambiente no qual as pessoas podem ter contato virtual com os mais diversos conteúdos, de outro as bibliotecas ainda representam lugares onde a experiência da leitura e da pesquisa, do contato humano com a obra, pode ser realizada em dimensões que o computador ainda não conseguiu superar.

Nesse contexto, a Biblioteca Cel PM Francisco Eugênio de Assis, localizada na  Academia de Policia Militar do Espírito Santo (APM/ES), oferta aos alunos dos cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento o ambiente e os recursos materiais e virtuais necessários para o incentivo à leitura e ao estudo, tanto individual quanto em grupo.

Atualmente, encontra-se disponível para os usuários a Biblioteca Virtual da PMES, que permite a consulta online ao acervo por meio do endereço http://biblioteca.pm.es.gov.br.

A consulta está disponível para todo o público interessado, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade e divulgação das obras e ampla disseminação dos conteúdos, inclusive com possibilidade de efetuar o download dos materiais que possuem versão em PDF.

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR: UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

por Capitão Livia Camporez Giuberti


Você sabia que desde 2016 a formação dos policiais capixabas é realizada em uma Instituição de Ensino Superior (IES)? A Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES), berço da formação dos policiais militares, é a nomenclatura oficial reportada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública (ISP). A Unidade de Ensino da PMES foi credenciada como IES em 10 de novembro de 2016 conforme Resolução nº 4.633/2016 do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Por ser uma Instituição de Ensino Superior, o sistema de ensino da PMES passou a ofertar cursos de graduação e pós-graduação. No Estado do Espírito Santo há Instituições de Ensino Superior de vários tipos: faculdades, centros universitários, universidade, sendo a APM/ES considerada uma IES pública, diretamente relacionada à formação profissional de policiais militares. Nessa perspectiva, o credenciamento em IES busca a valorização da formação policial, ampliando os graus de abrangência e a especialização, resultando na concessão da devida titulação ao profissional.

Assim, o processo de formação vem, ano após ano, sendo ampliado por ações de planejamento e avaliação contínua, que pretendem alcançar a transformação e reconhecimento dos cursos tradicionalmente ofertados pela corporação. Trilhando um caminho de excelência na formação policial, a transformação mais recente ocorreu no ano de 2019, com a Resolução CEE nº 5694/2019 que reconheceu e aprovou a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – Formação de Soldados (CFSd).

Logo, além do curso de bacharelado, como é o caso do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e da pós-graduação latu senso como no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), já reconhecidos desde 2016, com o CFSd a corporação ganha mais curso superior, neste caso, o egresso receberá ao final da jornada acadêmica e cumprimento das exigências o título de Tecnólogo.

As transformações no ensino demonstram a preocupação e zelo constante pela formação do policial, fruto do envolvimento de um corpo docente qualificado, do trabalho da equipe administrativa, da utilização de recursos tecnológicos, das melhorias na infraestrutura e de tantos outros fatores que levam a APM/ES a ser reconhecida como uma referência nacional em qualidade, inovação e excelência na prestação de serviços voltados ao ensino profissional no âmbito da Segurança Pública.


CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA

O NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS

por 1º Tenente Diego Cintra Collistet


Por meio da Resolução nº 5327/2019, o Conselho Estadual de Educação aprovou a oferta do Curso Superior em Tecnologia da Segurança Pública – Formação de Soldados (combatente e músico).

Assim, o já tradicional Curso de Formação de Soldados (CFSd) passou a ser um dos cursos superiores em segurança pública oferecidos pela PMES no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública, sendo o curso previsto para o ano de 2020 o primeiro a ocorrer na nova formatação.

Na prática, a conquista acarretará em um significativo enriquecimento técnico e acadêmico da formação dos novos militares ingressantes nas fileiras da corporação. A reestruturação da malha curricular e do quadro de docentes é um aspecto fortalecedor dos pilares institucionais e uma ferramenta necessária à manutenção da excelência acadêmica de nossa Unidade Operacional de ensino.

Trata-se de uma conquista muito importante não só para a instituição, mas também um grande avanço para toda sociedade. A nova formação refletirá imediatamente na qualidade dos serviços prestados pela PMES aos capixabas nos mais diversos campos de atuação.

REFORMA DO ESTANDE DE TIRO, CONSTRUÇÃO DE PISTA DE ATLETISMO E QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA NA APM/ES

por 1º Tenente Diogo Martins da Silva


No mês de maio de 2020, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, e o comandante a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES), tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, receberam na APM/ES a visita de representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), da capitã da reserva, Acedina Maria de Souza, representando o deputado estadual coronel Alexandre Quintino, e de militares da Diretoria de Apoio Logístico da PMES.

A visita teve como motivação um estudo conjunto para reformas e ampliações das instalações da Academia de Polícia Militar Capixaba. Na oportunidade foram discutidos os projetos de construção de um ginásio poliesportivo amplo (coberto, com arquibancadas e vestiário), a construção de uma pista de atletismo com dimensões profissionais, a ampliação dos alojamentos dos discentes e a reforma do estande de tiro.

O tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, comandante da Academia de Polícia Militar destacou que "este é mais um passo rumo a um antigo sonho, que possibilitará não só aos cursos em andamento na APM/ES, mas a toda instituição da Polícia Militar do Espírito Santo, o acesso a este importante instrumento de cuidado da saúde física de toda a tropa".

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES ressaltou a importância dos projetos para os cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento ministrados pela PMES. Lembrou ainda que esses investimentos vêm ao encontro de todo esforço empreendido pela DEIP ao logo dos últimos anos para criação e desenvolvimento do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da Polícia Militar.

GOVERNADOR DO ES VISITA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR E ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO POLIESPORTIVO

por Cabo Filipe Dias Pereira


Na manhã do dia 18 de agosto o excelentíssimo senhor Governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, visitou a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES) para assinatura da ordem de serviço que autoriza a construção do novo ginásio poliesportivo da unidade.

Após a recepção do governador com honras militares, os convidados seguiram para o auditório da Academia. O Comandante Geral da PMES, coronel Douglas Caus, agradeceu ao Governador pelos recentes investimentos na polícia militar: “Mesmo em um cenário relativamente desfavorável, o Governador Renato Casagrande demonstra o seu compromisso com a sociedade capixaba ao apostar em investimentos que melhorarão exponencialmente a formação do policial militar espírito-santense”.

Durante a cerimônia o Governador discorreu sobre a importância dos investimentos para a formação do policial militar capixaba. “Com a construção da nova quadra, daremos aos policiais militares em formação a oportunidade de desfrutarem de um ambiente projetado e executado para as suas necessidades, o que resultará não só numa formação mais humanizada, mas também num melhor serviço prestado à população como um todo”.

Após a fala dos convidados, o comandante da APM/ES, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, teve a oportunidade de guiar as autoridades por toda a unidade, apresentando as instalações e o local de construção da nova quadra.

Ginásio poliesportivo

O novo ginásio poliesportivo está previsto para ser concluído em 150 dias e contará com uma quadra para a prática de atividades físicas que poderá ser utilizada para as mais variadas modalidades esportivas. Além disso, todo o espaço será coberto e abrigará uma arquibancada e vestiário.

ANIVERSARIANTES DO 4º BIMESTRE

CABO FILIPE

1º de Julho

SARGENTO PAULO CÉSAR

02 de Julho

SOLDADO CAMACHO

22 de Julho

SARGENTO HERMES

26 de Julho

AL CHS SCHROEFFER

04 de Agosto

SARGENTO LUGÃO

06 de Agosto

CAPITÃO FELIPE

08 de Agosto

CAPITÃO LÍVIA

22 de Agosto

ESTAGIÁRIA HELENA

23 de Agosto

Equipe de revisão, edição e design: Maxwell Rezende Damaceno - Major QOC PM | Diogo da Silva Martins - 1º Tenente QOC PM | Filipe Dias Pereira - Cabo QPMP-C