Dia da Memória 2013


Dia Mundial Em Memória das Vítimas da Estrada 2013


O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada celebra-se este ano no Domingo, 17 de Novembro. Este ano, o mote do Dia da Memória - Estradas seguras para todos! - evoca o terceiro pilar do Plano Global de Segurança Rodoviária 2011-2020. Para reduzir amanhã as mortes na estrada há que não apagar a memória das vítimas de ontem, nem descurar a segurança das vias hoje. O Dia da Memória celebra-se anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. É dedicado à memória dos muitos milhões de pessoas falecidas ou feridas em desastres de viação em todo o mundo. Presta também homenagem às equipas de emergência, à polícia e aos profissionais médicos que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade. O Estado português ratificou a Resolução 60/5, adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de Outubro 2005, que declara o Dia da Memória como "o reconhecimento apropriado para as vítimas de desastres de viação e suas famílias". A organização da celebração em Portugal tem sido assegurada desde 2004 pelaEstrada Viva - Liga contra o Trauma, da qual a ACA-M é membro fundador e coordenador, em colaboração com as entidades oficiais portuguesas. Este ano, a celebração é organizada em parceria com a ANSR e a Direcção-Geral da Saúde, com o apoio na divulgação da GNR e PSP, e com o apoio da Liberty Seguros e da ilustradora Lucy Pepper. Mais informações e materiais de divulgação disponíveis para download em: www.estradaviva.org.

PROGRAMA

Comemoração Nacional do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2013

17 de Novembro, Domingo, Viseu

10:00 – Concentração junto aos Paços do Concelho – Praça do Município

10:30 – Sessão de Boas Vindas aos participantes pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu – Paços do Concelho. Com intervenção dos representantes das entidades organizadoras.

11:00 – Volta à cidade de Viseu em homenagem às vítimas – Partida dos Paços do Concelho. Percurso urbano realizado pelos ciclistas, percurso periurbano pelos motociclistas. Organizado por: Viseu 2001, Grupo Azuribike e Motoclube de Viseu. Os motociclistas farão uma paragem na Rotunda da Mercedes (Estrada de Nelas, perto do Palácio do Gelo) para deposição de flores em memorial em honra das vítimas de desastre rodoviário que aí teve lugar. Chegada prevista da volta aos Paços do Concelho às 12:30

Durante a manhã (11h -13h) - Memorial de rua em homenagem às vítimas da estrada – Uma flor, uma vítima mortal em 2013. Deposição de flores representando vítimas mortais em vários jardins e rotundas no centro da cidade, junto aos Paços do Concelho e Sé de Viseu. As flores estarão identificadas com um pequeno cartão, e os jardins e espaços públicos terão faixas e pequenos cartazes (A4) de contextualização da acção com o Dia da Memória. (Esta actividade poderá alongar-se dependendo do número de voluntários e participantes disponíveis para a colocação das mesmas.)

14:30 – Memorial àsvítimas, na Sé de Viseu Constituição de um memorial na entrada da Sé (interior e exterior), acendendo velas pelas vítimas, aderindo assim à iniciativa internacional “Light Of Hope” / Luz de Esperança (http://www.worlddayofremembrance.org/worldwide-actions/global-initiatives/-light-of-hopeinitiative)

15:00 – Missa em homenagem às vítimas e Performance do Coro Mozart na Sé de Viseu Eucaristia oficiada pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro

15:45 – Um minuto de silêncio pelas vítimas da estrada Largada de balões no Largo da Sé

Date : Novembro 6, 2013