Janeiro
Investigação sobre segurança de condutores e peões em túneis urbanos. Coordenação do estudo de Charlotte Masson “Túneis e Circulação Pedonal na Zona das Avenidas Novas”, e revisão do relatório final (ver site da ACA-M).
Fevereiro
Elaboração e apresentação, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa de um Memorando sobre o Estudo de Impacte Ambiental do chamado “Túnel do Marquês”.
Março
Elaboração e apresentação, em conjunto com outras organizações da Estrada Viva, do Repto aos Partidos Políticos candidatos às eleições legislativas de Março de 2005.
Maio
Celebração do Dia Nacional da Cortesia ao Volante, no 5 de Maio.
Julho
- Promoção da Campanha Cortesia ao Volante, no Parque de Manobras da CR&M em Palmela, com a colaboração de pilotos de automóvel profissionais. Colaboração com uma associação de moradores da zona de Viseu, para interposição de uma providência cautelar contra a abertura ao tráfego do troço da A25 conhecido como a “bossa do camelo”.
Setembro
Organização e moderação do Debate sobre Fluxos Pedonais, com a presença do antropólogo Manuel Delgado (Univ. Barcelona) e das candidaturas à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, no auditório 6 do ISCTE.
Outubro
Elaboração e apresentação do Manifesto da ACA-M sobre Direito à Segurança Pedonal em zonas urbanas, enviado aos vários candidatos às eleições autárquicas de Outubro de 2005, em Lisboa, Porto, Braga e outras capitais de distrito.
Novembro
- A ACA-M, signatária da Estrada Viva – Liga Contra o Trauma celebrou o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada no dia 20 de Novembro, no Auditório Municipal de Lagoa (Algarve).
Outras colaborações em 2005