Comunicado

16/09/2003

Medição de velocidades na Avenida da República

A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) vai medir, usando um radar móvel, a velocidade dos automóveis que circulam na Av. República, em Lisboa.

Vimos convidar a comunicação social para presenciar esta acção de alerta contra os atentados à circulação pedonal na Av. República, que terá lugar na quinta-feira, dia 18/09, às 16.00 - frente ao portão principal da Feira Popular de Lisboa.

O túnel do Campo Pequeno foi mal planeado: não há uma passadeira em mais de meio quilómetro; o túnel promove a circulação dos automóveis em excesso de velocidade; não há avisos, nas estações da CP e do Metro, de passagem de peões.

Agora, depois de um mediatizado atropelamento mortal de uma criança, há duas semanas, a CML decidiu colocar separadores de betão Jersey na placa central da Av. República, na saída norte do túnel do Campo Pequeno.

Estes separadores são uma verdadeira ratoeira para os peões que atravessem ali, e um perigo para os condutores já que as peças não estão ancoradas ao solo ou fixas entre si.

Exigimos à CML a colocação imediata de guarda-corpos nos passeios e a facilitação das condições de atravessamento naquele local.

E alertamos: o túnel do Campo Pequeno foi parte do legado que o Dr. Jorge Sampaio deixou à cidade de Lisboa; será que daqui a dez anos estaremos a lamentar mortes junto ao túnel do Marquês que o Dr. Santana Lopes nos promete legar? E quem poderemos responsabilizar nessa altura?