São símbolos da Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais - ABLAGUAM:
a Bandeira, o Brasão e a Insígnia Acadêmica.
O Brasão da Academia de Letras é constituído, por uma roseta dourada, na forma arredondada, confeccionada na cor predominante amarelo ouro com 32 (trinta e duas) pontas; seguido em seu interior por uma faixa descritiva nas extremidades superior e inferior, elipse dupla concêntrica terminada em círculo, filetada de ouro, trazendo em campo de blau (azul marinho), a legenda “ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS” em jalne (amarelo ouro) na parte superior, e a parte inferior terminada em círculo, filetada em ouro, elipse atravessada por uma faixa em arco côncavo, filetada de ouro, traz em campo de blau (azul marinho), contendo a legenda “GUARDAS MUNICIPAIS em jalne (amarelo ouro). A parte interna, é constituída por uma faixa raiada com 07 (sete) listras na vertical e uma faixa raiada com 07 (sete) listras na horizontal na cor predominante amarelo ouro, que se unem na forma de uma cruz, com a mesma quantidade de listras, contendo um singelo detalhe em ambas extremidades horizontais, no formato côncavo, com menor distância na parte central, seguindo a dimensão de forma proporcional, evidenciando com maior destaque ao centro da cruz, um livro aberto com capa em alto relevo, contendo as bordas na cor predominante azul marinho, e o seu interior, representando as folhas, na cor branco neve; contendo no interior das páginas uma coruja e um “bico de pena” ou aparo. § 1º A Roseta Dourada simboliza, de onde se irradia o brilho do sol, seguindo do campo central, para às suas extremidades, demonstrando a força e a luz desta instituição, proporcionando soluções para salvaguardar a vida, considerando este o maior patrimônio de nossa sociedade. § 2º As setes faixas raiadas, em cruz ao centro, simbolizam a proteção e fé com que os nossos passos e nossas ações devem ser guiados. § 3º O livro aberto, representa a essência dos membros da Academia, para com a produção literária e o seu irrestrito compromisso em servir ao próximo, com o propósito de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e segura. § 4º A coruja. simboliza a inteligência e a sabedoria, associado a busca do crescimento intelectual, alcançando voos mais altos na área do conhecimento, oportunizando assim a capacidade de se enxergar através da penumbra e poeira dos tempos; reflexão e o conhecimento racional e intuitivo são os verbos de ação. § 5º O “bico de penas” ou aparo, utilizado principalmente na arte da escrita, permite ao escritor realizar o chamado “efeito fino-grosso” do traço, dando assim maior volume ao desenho ou conteúdo de sua escrita; para a ABLAGUAM, o Aparo simboliza o compromisso ético e moral dos seus acadêmicos, para com o estudo aprofundado das ciências policiais, mantendo sempre a firmeza, prudência e sobriedade para com a produção de sua obra.
A Bandeira da Academia tem as seguintes dimensões e características: tecido brilhante com duas faces nas dimensões de um metro e vinte centímetros. Constará com três faixas verticais nas cores: amarelo ouro, branco neve e azul marinho.
O Estandarte da ABLAGUAM tem as seguintes características: tecido brilhante com duas faces nas dimensões de um metro e vinte centímetros. Constará o brasão da ABLAGUAM ao centro e cor de fundo azul noturno.
A insígnia acadêmica, destina-se a concessão e uso exclusivo dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais. § 1º A Insígnia será confeccionada, em metal dourado (banho brilhante em ouro) esmaltado, na forma circular, com 80 (oitenta) milímetros de diâmetro e 3 (três) milímetros de espessura, contorno em esmalte azul marinho de 2 (dois) milímetros, contendo em seu anverso: em relevo, a reprodução do Brasão da Academia de Letras, acrescido com borda superior externa, destinado a um passador de fita vazado, sustentado por uma argola, seguida com uma fita ou corrente dourada com espessura e tamanho, proporcional a insígnia. § 2º A composição e tamanho da fita, será confeccionada em seda, 35mm de largura e 80 cm de comprimento, composta por três listas verticais. As listras das extremidades possuem 10 mm de largura, na cor jalne; a listra central mede 15 mm de largura, sendo confeccionada em blau.