NOTA DE REPÚDIO ao CREA-RJ
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Regional Rio de Janeiro (ABEE-RJ), entidade de Utilidade Pública de acordo com a Lei 2564 de 21 de janeiro de 1975, repudia veementemente a nomeação do advogado Robson Campos para a vice-presidência de engenharia de expansão da Eletrobrás.
Essa atitude, além de ser um flagrante desrespeito aos profissionais das engenharias do Brasil, demonstra uma falta de compromisso com as atividades da empresa, uma vez que somente profissional tecnicamente habilitado (Lei 5.194/66) é capaz de assegurar o bom desenvolvimento dos projetos e trabalhos da Eletrobrás.
Menosprezar o aspecto técnico de formação em engenharia nessa nomeação vai à contramão do progresso almejado pela sociedade, nem garante a segurança desta. A Eletrobrás em sua essência desenvolve atividades típicas dos Engenheiros(as) Eletricistas, no caso geração e transmissão da energia elétrica. Os Engenheiros(as) Eletricistas desempenham papel fundamental para desenvolvimento da nossa sociedade, sendo que suas atividades e atribuições profissionais consistem em planejamento, estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica, ensino, pesquisa, experimentação e ensaios, fiscalização de obras e serviços técnicos, direção de obras e ser viços técnicos, execução de obras e serviços técnicos e produção técnica especializada industrial referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos e máquinas elétricas, materiais elétricos e eletrônicos, equipamentos eletrônicos em geral, sistemas de comunicação e telecomunicações, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico.
A ABEE-RJ reafirma seu repúdio e exige que a Eletrobrás reveja essa nomeação, com urgência, respeitando os critérios técnicos e de formação acadêmica de seus quadros diretivos, garantindo assim a eficiência, a segurança e a excelência dos serviços prestados pela empresa.
A ABEE-RJ seguirá firme em sua luta pelo respeito e valorização dos profissionais da engenharia modalidade eletricista.
Antonio Carlos Soutellinho da Costa
Presidente