Marcio Goldman - Razão e diferença: sobre Lucien Levy-Bruhl (1991)
Tania Stolze Lima - A parte do caium: etnografia Juruna (1995)
Marcela Stockler Coelho de Souza - O traço e o círculo : o conceito de parentesco entre os Jê e seus antropólogos (2002)
José Antonio Kelly Luciani - Relations within the health system among the Yanomami in the Upper Orinoco, Venezuela (2003)
Geraldo L. Andrello - Iauaretê: transformações sociais e cotidiano no rio Uaupés (alto rio Negro, Amazonas) (2004)
Ana Claudia Cruz da Silva - Agenciamentos coletivos, territórios existenciais e capturas : uma etnografia de movimentos negros em Ilhéus (2004)
Uirá Felippe Garcia - Karawara: a caça e o mundo dos Awá-Guajá (2010)
Marina Vanzolini Figueiredo - A flecha do ciúme : o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu (2010)
Felipe Süssekind Viveiros de Castro - O rastro da onça : etnografia de um projeto de conservação em fazendas de gado do Pantanal Sul (2010)
Ana Carneiro Cerqueira - O “POVO” PARENTE DOS BURACOS: mexida de prosa e cozinha no cerrado mineiro (2010)
Cecília Campello do Amaral Mello - Política, meio ambiente e arte : percursos de um movimento cultural do extremo sul da Bahia (2002-2009) (2010)
Edgar Rodrigues Barbosa Neto - A máquina do mundo : variações sobre o politeísmo em coletivos afro-brasileiros (2012)
Maria da Consolação Lucinda - Umbanda e religiões de matriz afro-brasileira em Valença, estado do Rio de Janeiro (2012)
Gabriel Banaggia - As forças do jarê : movimento e criatividade na religião de matriz africana da Chapada Diamantina (2013)
Clara Mariani Flaksman - Narrativas, relações e emaranhados : os enredos do candomblé no terreiro do Gantois, Salvador, Bahia (2014)
Nicole Soares-Pinto - Entre as Teias do Marico: parentes e pajés djeoromitxi (2014)
Orlando Calheiros - Aikewara : esboços de uma sociocosmologia tupi-guarani (2014)
Beatriz de Almeida Matos - A visita dos espíritos : ritual, história e transformação entre os Matses da Amazônia brasileira (2014)
Guilherme Orlandini Heurich - Música, morte e esquecimento na arte verbal Araweté (2015)
Suzane de Alencar Vieira - Resistência e pirraça na malhada : cosmopolíticas quilombolas no Alto Sertão de Caetité (2015)
Bruno Ribeiro Marques - Os Hupd'äh e seus mundos possíveis: transformações espaço-temporais do Alto Rio Negro (2015)
Natalia Velloso Santos - O mar e a Vovó Tartaruga : variações políticas na luta da Associação Pilorinhu na cidade da Praia em Cabo Verde (2018)
Karen Gomes Shiratori - O olhar envenenado : da metafísica vegetal Jamamadi, médio Purus, AM (2018)
Marcio Goldman - A possessão e a construção ritual da pessoa no candomblé (1984)
Marcela Stockler Coelho de Souza - Faces da afinidade : um estudo do parentesco na etnografia xinguana (1992)
Lydie Oiara Bonilla Jacobs - Reproduzindo-se no mundo dos brancos : estruturas Karajá em Porto Txuiri (Ilha do Bananal - Tocantins) (2000)
Cecília Campello do Amaral Mello - Obras de arte e conceitos : cultura e antropologia do ponto de vista de um grupo afro-indígena do sul da Bahia (2003)
Maria da Consolação Lucinda - Subjetividades e fronteiras : uma antropologia da manipulação da aparência (2004)
Ana Carneiro Cerqueira - ’Que é feito de você’ : mercadoria, valor e alma em um centro cultural na Mangueira (2006)
Beatriz de Almeida Matos - Os Matsés e os outros : elementos para a etnografia de um povo indígena do Javari (2006)
Marina Vanzolini Figueiredo - Centralização e faccionalismo : imagens da política no Alto Xingu (2006)
Julia Frajtag Sauma -Encontros na pista : uma reflexão etnográfica sobre meninos, meninas e educadores de rua (2007)
Clara Mariani Flaksman - Santos dos Últimos Dias : etnografia e pesquisa mórmon (2007)
Gabriel Banaggia - Inovações e controvérsias na antropologia das religiões afro-brasileiras. (2008)
Orlando Calheiros - As transformações do Leviatã : praxiografia de um projeto de cetologia (2009)
Guilherme Orlandini Heurich - Outras alegrias : parentesco e festas Mbya (2011)
Karen Shiratori - O acontecimento onírico ameríndio : o tempo desarticulado e as veredas dos possíveis (2013)
Luiza Dias Flores - Os comanches e o prenúncio da guerra : um estudo etnográfico com uma tribo carnavalesca de Porto Alegre/RS (2013)
Luis Guillermo Meza Alvarez - Etnografando a ‘Red de Ananse’ : política, pesquisa e espiritualidade afrocolombianas (2013)
Roberto Romero Ribeiro Júnior - A erática tikmũ’ũn_maxakali : imagens da guerra contra o Estado (2015)
Lucas de Mendonça Marques - Caminhos e feituras : seguindo ferramentas de santo em um candomblé da Bahia (2016)
Camila Bevilaqua Afonso - A aldeia vertical e a horta no morro : trajetórias indígenas no Rio de Janeiro (2017)
Anderson Lucas da Costa Pereira - A Cabocla Mariana e a sua Corte Ajuremada : modos de pensar e fazer festa em um Terreiro de Umbanda em Santarém, Pará (2017)
Noshua Amoras de Morais e Silva - Composição e metamorfose no maracatu da Zona da Mata de Pernambuco (2018)
Helena Santos Assunção - Falar e guardar segredo : as capulanas de Nampula (Moçambique) (2018)
Gustavo Ferreira Fialho - O povo da cultura e as forças do barro no Quilombo Buriti do Meio - MG (2018)
Barbara Pimentel da Silva Cruz - Confluências e transfluências no Terecô, religião de matriz africana de Codó, Maranhão (2018)
Lucinea dos Santos Ferreira -Entre o Kalunga Grande e o Kalunga pequeno : territórios invisíveis, imagens arquetípicas e artes da escuridão (2019)
Gabriel Holliver - Agricultores experimentadores do semiárido paraibano frente ao desmantelo do mundo (2019)
Francineia Bitencourt Fontes - Hiipana, Eeno Hiepolekoa : construindo um pensamento antropológico a partir da mitologia Baniwa e de suas transformações (2019)
Kauã Vasconcelos - Nas Margens de Lá: entre caboclos e caruanas na encantaria marajoara (2020)
Priscilla Lessa de Mello - A terra, a luta e os orixás no assentamento Dom Helder Câmara, sul da Bahia (2020)
Marcela Stockler Coelho de Souza - O traço e o círculo : o conceito de parentesco entre os Jê e seus antropólogos (2002)