Uma página aberta a todos, feita por todos!!!
Uma página aberta a todos, feita por todos!!!
Palestra: "TU E A UE"
No âmbito da disciplina de Geografia, e em colaboração com o Cube Europeu, os alunos das turmas E e F, do 11.º ano, assistiram, no dia vinte e sete de maio, a uma palestra subordinada ao tema da União Europeia e da participação democrática.
Partindo da temática "TU E A UE", a Dra. Sofia Pacheco falou sobre: o seu trabalho no Parlamento Europeu, desde as suas origens como estudante ao seu trabalho atual; os programas ao alcance dos jovens na UE (Erasmus, Serviço de Voluntariado, Eures, Discover EU...); sobre a noção de cidadania europeia, “O que é ser europeu?”; a importância do voto nas eleições europeias, mas também sobre outras iniciativas que já começaram a surgir nalguns países europeus e que se estenderão a Portugal, nomeadamente a exposição “This is Europa Experience Luxembourg”.
Numa sessão que se caracterizou pela interação com os alunos, foram partilhadas curiosidades acerca da União Europeia, bem como diversas oportunidades que estão ao alcance de todos e esclarecidas dúvidas acerca do funcionamento do Parlamento Europeu, como representante da voz dos cidadãos. Neste sentido, foi reforçada não só a importância do voto, mas também a consciência desse ato, de forma que todos votem “em pessoas que partilhem as suas ideias e convicções”.
"Usa o teu voto, ou outros decidirão por ti"
Projeto eTwinning BrAInY
De forma a incentivar os jovens a votar nas eleições europeias de junho 2024, os nossos alunos do 10.º A e 10.º B deram largas à sua imaginação e criaram cartazes a apelar ao voto.
9 de junho – Eleições – Parlamento Europeu
A Biblioteca Escolar e o Clube Europeu do AE Anselmo de Andrade divulgam as informações sobre as eleições ao Parlamento Europeu, que decorrerão no dia 9 de junho. Vêm, deste modo, apelar ao voto e à participação democrática e reforçar a importância do cuidado a ter com a democracia, preocupação expressa no vídeo abaixo, em que assistimos a quatro minutos e dois segundos de partilha de mensagens de avós para netos.
De cinco em cinco anos, os eleitores europeus são chamados às urnas para escolherem os Membros do Parlamento Europeu. A votação tem um impacto direto na política da União Europeia, durante a próxima legislatura. As eleições europeias são a maior votação transnacional do planeta e determinam o lugar da Europa e da UE no mundo.
«Na União Europeia, a democracia pode hoje parecer-nos óbvia. Mas nem sempre foi assim. Há não muito tempo, milhões de europeus sentiram na pele o que era não poder votar ou sequer falar livremente. Uma época em que até a sua vida podia estar em perigo simplesmente por serem diferentes, por terem crenças diferentes ou por desejarem uma vida diferente. A democracia é uma dádiva preciosa que nos foi transmitida pelas gerações anteriores que a ela aspiraram e por ela lutaram. Cabe-nos agora a nós preservá-la, torná-la mais forte e transmiti-la às gerações vindouras. A forma mais eficaz de o fazer é votando – porque quantas mais pessoas votarem, mais forte se torna a democracia» (ANDCO A/S, 2024).
A melhor forma de agir é pelo exemplo. Vote! Dê o exemplo!
A partir dos 18 anos de idade, todas as pessoas têm direito de voto. É possível votar no estrangeiro.
No dia 9 de junho de 2024, use o seu voto ou outros decidirão por si!
Saiba mais sobre as eleições europeias aqui!
Dia da Europa e do eTwinning 2024
No dia 9 de maio, comemorámos o Dia da Europa, data que assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, que estabelecia uma nova forma de cooperação entre europeus para alcançar a unidade e a paz. Esta data também foi escolhida para ser o Dia do eTwinning, uma ação do Programa Erasmus+ da União Europeia desde 2005 que tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias para promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu assente nos valores de uma sociedade democrática, multilingue e multicultural.
O Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade associou-se a esta dupla comemoração dando voz aos seus alunos, do 1.º ciclo ao secundário, que apresentaram na comunidade escolar os projetos eTwinning em que estão envolvidos com os seus pares europeus no presente ano letivo.
Depois de hasteada a bandeira do eTwinning, foram assim partilhadas as experiências e testemunhos dos projetos BrAInY, Effective Use of Tech, Stop, Think, Reflect…Then Act, Traditions and Memories: From Italy to Portugal Through Food and Civic Celebrations e StoryConnect.
O dia também foi assinalado com um encontro online entre as escolas europeias do projeto Stop, Think, Reflect…Then Act.
Os alunos demonstraram um entusiasmo e colaboração notáveis, enriquecendo-se mutuamente na troca de experiências e aprendizagens. A interação entre as diferentes culturas e perspetivas contribuiu significativamente para o crescimento pessoal e académico de todos os participantes.
SOMOS ETWINNING! SOMOS EUROPA!
Dia da Europa – 9 de maio - "Unidos na Diversidade" - "in uno plures"
Os alunos das turmas A, B e C do 6.º ano aprofundaram os seus conhecimentos acerca dos diversos países que constituem o continente europeu, pesquisando sobre algumas particularidades de cada um deles, desde personalidades conhecidas, aos melhores locais a visitar, bem como os pratos mais característicos. Não faltaram, também, algumas curiosidades que deixaram todos boquiabertos!
Os trabalhos, para além de serem apresentados às respetivas turmas, foram expostos junto da Biblioteca da escola, aquando da comemoração do Dia da Europa.
Uma Voz Jovem na Europa - #Pára de te queixar!
No âmbito das propostas do Clube Europeu da Anselmo, que tem este ano como tema “Eleições Europeias - uma voz jovem na Europa”, foram dinamizadas diversas atividades.
As turmas A e B, do 3.º ano da Escola Básica do Pragal, elaboraram e aplicaram um pequeno questionário que permitiu recolher a opinião de vários elementos da comunidade educativa acerca do funcionamento da mesma. Após a sua análise e discussão, criaram um cartaz para partilhar com todos os resultados obtidos.
A turma B do 5.º ano foi convidada a ver e conversar sobre o vídeo intitulado "Pára de te queixar". Neste vídeo, é explicado como funciona o processo eleitoral democrático. Alguns alunos não conheciam diversos conceitos abordados e aprenderam o quanto é importante participar e votar para fazer ouvir a sua VOZ!
As turmas A e C do 6.º ano, após o visionamento e discussão do mesmo vídeo, realizaram sondagens com o intuito de perceber o que mais preocupa as pessoas, analisando de seguida os resultados de forma a arranjar soluções ou formas de se fazerem ouvir junto de quem tem o poder para tal.
Academias Júnior eTwinning (AJE)
Este ano, os desafios das Academias Júnior eTwinning tiveram como tema o cinquentenário da Revolução do 25 de abril. Assim, os alunos pertencentes à categoria "Iniciados" (até ao sexto ano) foram desafiados a recriar imagens icónicas da Revolução dos Cravos. Os alunos da categoria "expert" (3º ciclo e secundário) foram desafiados a criar vídeos com pessoas que viveram o 25 de abril.
A criatividade foi imensa e resultou em trabalhos fantásticos! Parabéns aos nossos alunos!
Os dois trabalhos escolhidos para ir a concurso podem ser consultados nos seguintes padlets:
https://dge.padlet.org/dge/iniciados24
https://dge.padlet.org/dge/experts24
Deixamos, também, um vídeo curto com as atividades realizadas da AJE neste ano letivo. Parabéns a todos!
AJE INICIADOS
Os alunos e alunas das turmas de 3.º ano da escola EB1/JI do Pragal fizeram uma recriação histórica de fotografias do "25 de Abril" e aplicaram um questionário a familiares, conhecidos ou vizinhos acerca do "25 de Abril", no âmbito das atividades propostas pela Academia Júnior eTwinning. Deixamos aqui alguns dos seus trabalhos e resultados.
1.º Ciclo
2.º Ciclo
AJE EXPERTS
Imagine EU foi uma competição que desafiou os alunos dos 11º e 12º anos de toda a Europa a aprender mais sobre como serem cidadãos ativos na UE. Foram convidados a pensar em ideias concretas que podem tornar a UE num lugar ainda melhor para viver e a apresentá-las num pequeno e criativo vídeo.
Dos 388 vídeos a concurso, foram apurados os 50 mais votados e, de entre esses 50, foram escolhidas as 3 equipas vencedoras.
A nossa escola também participou com alguns trabalhos, dos quais destacamos o vídeo “Justiça e direitos fundamentais” (https://www.youtube.com/watch?v=S7z0pwnuSE4) que aborda o tema da corrupção política e propõe que se instituam leis anti corrupção política, à semelhança do que já se faz no Brasil.
Os vídeos podem ser vistos no canal de youtube do nosso agrupamento:
No dia 12 de março de 2024, os nossos alunos vincaram a presença da nossa Escola na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens 2024, que teve lugar na cidade de Setúbal.
Com esta votação conseguimos perceber como funciona o processo eleitoral e como se procede a contagem dos votos. Pensámos muito bem em que livro iríamos votar pois sabemos que cada voto conta e que através dele a nossa Voz é ouvida!
Aluno do 6.º C Vence Concurso de Panquecas com uma Receita Irresistível
O espírito do "Pancake Day" invadiu as casas dos alunos das turmas A, B e C, enquanto eles se aventuravam na cozinha para criar verdadeiras obras-primas culinárias. Munidos de frigideiras, ingredientes diversos e uma boa dose de criatividade, os estudantes puseram mãos à obra para participar num concurso de panquecas com o tema "Arte no Prato".
Impossibilitados de encher as salas de aula com o aroma tentador das panquecas, os alunos capturaram a beleza das suas criações em fotografias, enviando-as para o concurso. Desde panquecas simples e clássicas até combinações exóticas e extravagantes, cada imagem era uma promessa de delícias gastronómicas.
Com todas as panquecas em exposição virtual, começou a votação, deixando os participantes com água na boca só de imaginar o sabor de cada uma. Os votos foram contados com ansiedade, enquanto os estudantes ansiavam pela oportunidade de provar pessoalmente cada uma das iguarias.
No final, uma panqueca emergiu como a vencedora indiscutível. Pertencente ao aluno Daniel Carvalho, esta obra-prima da culinária conquistou os corações, deixando uma vontade irresistível de a saborear.
O aluno Daniel Carvalho foi agraciado com o título de mestre das panquecas, recebendo os elogios dos seus colegas pela sua habilidade culinária excecional.
Os alunos das turmas A, B e C desfrutaram de um "Pancake Day" verdadeiramente memorável, onde a comida não foi apenas uma refeição, mas sim uma obra de arte para ser apreciada e saboreada.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2024 – ENSINO SECUNDÁRIO
O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
A nossa Escola concorreu apenas no ensino secundário e o Programa culmina com a realização anual de uma Sessão Nacional na Assembleia da República, que vai ser destinada aos alunos do ensino secundário.
Constituem objetivos do Programa:
Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
O Programa Parlamento dos Jovens desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo:
1.ª fase: Escola
Debate do tema proposto anualmente: pode ser realizado apenas internamente ou com convidados (entidades locais, especialistas, etc.).
A escola pode também organizar, além deste, um debate especial, com a participação de um Deputado da Assembleia da República, mediante convite dirigido à Assembleia da República, nos prazos definidos no calendário do Programa, através de formulário disponibilizado para o efeito na página Internet do Parlamento dos Jovens. Este debate terá lugar preferencialmente à segunda-feira.
As escolas da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira podem igualmente convidar um Deputado da respetiva Assembleia Legislativa, devendo para o efeito endereçar o convite aos serviços dessa Assembleia, respeitando os prazos definidos no calendário do Programa.
Processo eleitoral, em que se inclui a formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha e a eleição dos deputados à Sessão Escolar (que na nossa Escola já decorreu, sendo que dia 11 de janeiro foi a campanha eleitoral com a divulgação às turmas do programa da Lista A – única Lista – e no dia 12 de janeiro ocorreram as eleições, com a vitória da referida Lista).
Tivemos também o privilégio de receber no dia 15 de janeiro de 2024, pela manhã, nas nossas instalações a Senhora Deputada da Assembleia da República, Joana Cordeiro, para um debate com os nossos alunos.
Sessão Escolar, onde se aprova o Projeto de Recomendação da escola e se elegem os respetivos representantes às Sessões a nível distrital ou regional (na Escola Anselmo de Andrade realizou-se no dia 15 de janeiro).
2. ª fase: Distrito/Região Autónoma
Realização de Sessões Distritais/Regionais, onde se reúnem os deputados que representam as escolas de cada distrito ou região autónoma, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão.
3. ª fase: Assembleia da República
Realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprova, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema daquela edição do Parlamento dos Jovens.
Resoluções de Ano Novo - 6.ºC e 5.ºD
Os alunos do 5.º D e do 6.º C iniciaram uma viagem de reflexão e definição de objetivos ao investigarem as resoluções de Ano Novo mais populares. Num exercício de autoconhecimento e partilha, os estudantes revelaram as suas próprias resoluções para o ano de 2024. Desde objetivos académicos a aspirações pessoais, passando por desejos de contribuir para um mundo melhor, cada aluno partilhou o seu compromisso para o novo ano. Esta atividade não só incentivou a autoavaliação e a definição de objetivos realistas, mas também promoveu a partilha de ideias e o apoio mútuo entre os colegas, criando assim um ambiente propício ao crescimento pessoal e ao desenvolvimento coletivo.
Tradições e Receitas de Natal
Os alunos de Português Língua Não Materna demonstraram a diversidade cultural das celebrações natalícias ao partilharem receitas típicas dos seus países de origem. Num ambiente de partilha e aprendizagem intercultural, os estudantes apresentaram pratos tradicionais que refletem as suas heranças gastronómicas e as tradições festivas das suas regiões. Além disso, os alunos locais também enriqueceram a experiência com contribuições das suas próprias tradições de Natal, criando assim um verdadeiro intercâmbio cultural em torno da mesa. Este evento não só promoveu o conhecimento das diferentes culturas representadas na sala de aula, mas também fortaleceu os laços entre os participantes através da partilha de sabores e histórias únicas.
Allef - 5ºD
Gustavo - 5ºD
Pedro G. - 5ºD
Pedro G. - 5ºD