Como resistiu à magia de Circe
Circe, na mitologia Grega, era uma feiticeira especialista em venenos e drogas. Também é considerada a Deusa da Lua Nova.
Ulisses quando desembarcou na praia da Ilha de Eana enviou vinte e três homens para verificar se era seguro ficar ali. Quando chegaram ao palácio foram recebidos por animais não ferozes, que antes eram homens e foram transformados pela magia de Circe. Euríloco foi o único que não entrou no palácio e foi informar Ulisses do que estava a acontecer.
No caminho para o palácio, Hermes informou Ulisses da magia de Circe e do perigo que era aproximar-se dela, mas Ulisses não desistiu de salvar os companheiros.
Hermes deu-lhe o broto de uma planta chamada Moli e ensinou-o como havia de a usar.
Quando Ulisses chegou ao palácio foi muito bem recebido por Circe e depois de muito comer e beber, Circe tocou-o com a sua varinha de condão e disse uma frase, mas Ulisses em vez de obedecer, tirou a sua espada e investiu contra a Deusa, que caiu de joelhos e implorou clemência. Ulisses fez Circe jurar que libertaria os seus companheiros e não voltaria a usar feitiçaria nele e nos outros.
Circe cumpriu o juramento e todos voltaram à sua forma inicial.
História de Ulisses
Ulisses, também conhecido como Odisseu, era um herói mitológico Grego e protagonista da Odisseia de Homero.
Era Rei de Ítaca, casado com Penélope e tinha um filho que se chamava Telêmaco.
Ulisses é conhecido pela sua inteligência e astúcia. Nasceu quando a sua mãe foi surpreendida por uma chuva. A palavra “Odisseu” significa “Zeus choveu pelo caminho”.
A lenda de Ulisses tornou-se conhecida depois da guerra de Tróia, pois foi ele o protagonista.
Para evitar ir à guerra ele fingiu-se de louco, mas a sua mentira foi descoberta e ele teve de fugir.