PIC - Plataforma de Interface à Ciência

A PIC é uma rede informal, de âmbito nacional, constituída por profissionais que trabalham nas áreas de interface à ciência e que se encontra em operação desde novembro de 2016.

O principal objetivo da PIC é a promoção e valorização dos profissionais e das áreas de interface à investigação que sustentam o sistema científico e tecnológico nacional.

3º Encontro Anual da PIC | 10 de maio 2019 | Teatro Thalia (Lisboa)

“Professionals at the Interface of Science: Envisioning Horizon Europe” é o tema do terceiro encontro de gestores, comunicadores e demais profissionais intervenientes nas áreas de interface à Ciência em Portugal, que terá lugar no próximo dia 10 de maio de 2019, no Teatro Thalia em Lisboa.

O evento, organizado pela Plataforma de Interface à Ciência (PIC), centra-se no futuro Programa-Quadro Europeu de Investigação e Inovação, Horizonte Europa, abordando não só os novos desenvolvimentos, mas também o papel dos profissionais de interface à ciência na implementação e operacionalização deste programa.

Consulte o PROGRAMA atualizado!

Inscreva-se aqui até 9 de abril! A inscrição é obrigatória e gratuita mas o número de inscrições é limitado.

A PIC está presente no LinkedIn, junte-se a nós!

Newsletter PIC 2018

Saiu a edição "0" da Newsletter PIC! Nesta edição de lançamento destacamos os highlights de 2018. Pretende-se que a peridiocidade desta publicação seja semestral e que, desta forma, contribua para a disseminação ampla das ações desenvolvidas e resultados atingidos pela comunidade PIC.

Plano Estratégico 2019-2023

A equipa coordenadora da PIC, em conjunto com os moderadores dos atuais grupos de trabalho, elaborou o Plano Estratégico para os próximos cinco anos, bem como o Plano de Ação para o biénio 2019-2020.

Fique a conhecer a Visão, a Missão e as Prioridades Estratégicas da Plataforma, consultando o documento neste link.

Contamos com o vosso contributo para a sua concretização!

Resumo do Segundo Encontro dos Profissionais de Interface à Ciência

A Plataforma de Interface à Ciência (PIC) organizou no passado dia 2 de março o segundo Encontro de gestores, comunicadores e demais profissionais intervenientes nas áreas de interface à ciência em Portugal, com o tema “Interface à Ciência: adicionar valor ao conhecimento”.

Nesse evento, fizemos uma reflexão sobre as áreas de interface e sobre a sua contribuição para o desenvolvimento do sistema nacional de Investigação e Inovação (I&I). O evento contou com (i) sessões de apresentação e de discussão dos trabalhos realizados pelos grupos de trabalho da PIC; (ii) uma mesa redonda com intervenção dos principais atores do sistema de I&I onde estas profissões se integram, e (iii) uma palestra sobre propostas alternativas ao sistema atual de financiamento à investigação, proferida por Johan Bollen da Universidade do Indiana.

Para os Profissionais que não puderam estar presentes poderão consultar o resumo disponível neste link.

Estamos já em preparação para o terceiro Encontro, a decorrer no início de 2019!

Contamos com a vossa presença!

A PIC participou no Ciência 2018

A PIC participou no evento "Ciência 2018 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal". A Carolina Varela apresentou a comunicação "The role of research support professionals in the implementation of Horizon Europe", na sessão dedicado ao Horizonte Europa que decorreu na tarde do dia 03.07.2018 às 14:00.

A PIC esteve representada no EARMA que decorreu em Bruxelas, entre 16 e 18 de Abril. A Madalena Martins fez uma apresentação oral sobre o mapeamento dos profissionais de interface de ciência em Portugal. A Sheila Vidal representou a PIC no LEIDEN Meeting, onde estiveram presentes representantes de várias redes irmãs Europeias.

INQUÉRITO DE MAPEAMENTO PROFISSIONAL (recolha de resposta terminada)

Agradecemos a participação de todos! Em breve apresentaremos o resultados da análise das respostas obtidas.

A PIC quer conhecer melhor a comunidade de profissionais na interface à ciência a trabalhar em Portugal. Só assim a PIC poderá traçar linhas de ação concretas que agreguem todos os profissionais. Este inquérito vem no seguimento de um mais breve, lançado em 2016. Esta nova versão foi alinhada com inquéritos lançados mais recentemente a nível internacional (RAAAP, COST BESTPRAC) de forma a facilitar análises comparativas com o panorama nacional.

Bem vindo ao universo dos PIC!

Adicione a PIC nas suas conversas:

Sobre a PIC - #picpt