PaRTICIPAÇÕES

iv sarau vivências

B Campos

Artista, performer, trans não-binárie, estudante de licenciatura em artes cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto, além de pesquisadore da performance artística e performance de gênero.


Welltrick Schneider


Técnico em Informática, futuro ator e arte-educador em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto, Welltrick Schneider, tem 22 anos, nasceu no Paraná, e foi criado em Minas Gerais onde teve participação em processos artísticos vinculados com o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, entre eles: Cabareta (2015); A casa dos seres invisíveis (2016); Lisbela e o Prisioneiro (2017); entre outras performances. Participou também do grupo CoralEncanto de 2015 a 2017. Atualmente, desenvolve espetáculos e processos artísticos por meio de sua graduação e pesquisas acadêmicas no âmbito da educação das artes e da tecnologia como meio de criação conjunta à encenação musical.



Jussan Lima

No período de 2005 a 2007, Jussan estudou Agroindústria na antiga EAFI. Hoje, tem um comércio e, nas horas vagas, dedica-se a fotografar e a mostrar um mundo colorido, apesar de todas as mazelas que existem ao nosso redor.



Caroline Silva de Paula

Caroline Silva de Paula, 23 anos, mulher cis, branca, pansexual, filha única de mãe solo. Do Sul de Minas Gerais, zona rural. Atualmente, cursa licenciatura em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.



Mariana Moreira Ribeiro

Mariana Moreira Ribeiro, 19 anos, natural de Cristina, Minas Gerais. Formou-se no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, em 2019, como Técnica em Alimentos. Atualmente, cursa Engenharia Urbana na UFOP.



Heloyse Ferraz Simões

17 anos, cursando o 3° ano do Técnico em Alimentos, no Instituto Federal - Campus Inconfidentes.

Luiz Carlos Negri

Possui Mestrado em Artes da Cena e Especialização em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), graduação em Artes Cênicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e graduação em Artes Cênicas - Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atualmente, é arte-educador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes.

Aliciane Rodrigues e Fabio Dalpra

Aliciane é cantora, atriz e palhaça (não necessariamente nessa ordem). Iniciou suas atividades artísticas através da música, participando de diversos corais, mas foi em 1998 que se profissionalizou atuando como cantora do Quinteto Brasilis, importante grupo de MPB e bossa-nova de Juiz de Fora. Ao mesmo tempo, dedicou-se também ao teatro, participando de importantes festivais pelo Brasil e em vários países da América Latina. Atualmente está terminando a licenciatura em Música com habilitação em canto e atua como regente do Coral Vozes do Coração do Instituto Federal de Três Corações.


Fabio atua como professor da área de Ciências Humanas (sociologia e filosofia) do IFSULDEMINAS desde 2013. Ao longo desse período, tem aliado o ensino de humanidades ao desenvolvimento de projetos ligados à arte e cultura

Roda de Conversa "Retratos de Frida Kahlo: política, feminismo e arte"

Elaine Cristina Scarlatto, socióloga, mestre e doutora em educação escolar pela Unesp, campus de Araraquara-SP. E pedagoga pela Unifran - campus de Machado-MG. Desenvolve pesquisas acerca de políticas intra e extramuros escolares. Atualmente, investiga a dimensão política em Frida Kahlo.




Saionara Leandro é professora de História, Filosofia e Sociologia. Possui Licenciatura em História pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. É Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Em seus estudos buscou dar ênfase a temas excluídos da História, a exemplo da loucura, além de discutir de forma crítica e reflexiva sobre o papel da mulher na sociedade, estudos estes que lhe proporcionaram o encontro com Frida Kahlo.



Mariana Fernandes Pereira, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, formada em Letras pela UFOP, mestre em Ciências da Linguagem pela Univás e doutoranda em Linguística pela Unicamp, onde estuda a significação da mulher em blogs de moda. Há algum tempo tenta aprender mais e falar mais sobre mulheres inspiradoras, como Frida Kahlo.



Oficina: O Jardim dos Reciclados - Uma conversa com a artista plástica Vera Lúcia Camargo.

Vera Lúcia Camargo nasceu em Poços de Caldas em 1959. É desenhista de formação. Foi professora de desenho técnico e de Artes na Escola Profissional Dom Bosco. Sempre gostou de trabalhos manuais e de artes de um modo geral. Atualmente participa de um Coral e se dedica ao bordado (pintura de agulha). Já trabalhou com desidratação de buquês de noivas para eternizá-los em quadros, além de fazer tricô e crochê. Vera vê a jardinagem como uma forma de terapia e tem produzido verdadeiras obras de arte através do reaproveitamento de materiais. Vera é mãe do Juliano e do Caio e vovó da pequena Alice!



Como a arte mudou a minha vida - Experiência de um artista surdo

Tales Douglas - Ator e Humorista surdo de Stand Up, professor de Libras, formado em Teatro e montagem teatral e Letras pela PUC Minas, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá, Mestrando em Educação pela UFMG. Relatando suas extraordinárias experiências de vida, narrativas cômicas envolvendo a surdez e o surpreendente repertório de trapalhadas nos quais os surdos facilmente se envolvem mais dificilmente conseguem se desvencilhar. “Nenhum animal ou ser vivo morreu nem foi ferido em seus shows".

Aula de Zumba - Agito no Campus

Davi Vieira Medeiros é natural de Juiz de Fora e mora no Sul de Minas, em Inconfidentes, há quase 4 anos. Licenciado em Letras-Português e Mestre em Linguística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é, atualmente, professor de Libras e de Língua Portuguesa no IF Sul de Minas Campus Inconfidentes, e instrutor de Zumba, filiado a essa marca desde maio de 2020. Davi ama as diferentes manifestações de ARTE e está muito feliz em participar da 10ª Semana Cultural do campus!



“Dialog(ando) com a Biblioteca!” Apresentação do novo lançamento “Miguel, o lobo e o guarda-roupas” e mensagem final da Turminha “Viva Libras”.

Lançamento do livro do jornalista e escritor José Valmei Bueno

Profª Lidiane Correia, autora e escritora. Apresenta seu novo lançamento: "Miguel, o lobo e o guarda-roupas". É autora do livro "Pitéu, o Leão". Reside em São Sebastião, litoral paulista.

Turmina "Viva Libras": crianças surdas e ouvintes de Minas e São Paulo. Farão uma breve apresentação de mensagem em Libras.


José Valmei Bueno nasceu no Bairro Pinhalzinho dos Góes, em Inconfidentes (MG), no dia 28 de novembro de 1975. É Jornalista de carreira no Serviço Público Federal e atua no Campus Inconfidentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Possui Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos pela Universidade Federal de São Carlos (SP). É licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Tem formação em Teologia pelo então Instituto Teológico Interdiocesano São José (Pouso Alegre/MG). Exerce atividades voluntárias de jornalismo e de fomento do “Caminho de Nhá Chica”, uma rota de peregrinação de 270km que liga Inconfidentes ao Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi (MG). Como peregrino, idealizou o “Caminho das Capelas”, um trajeto de caminhada de 75km, tendo como marco inicial e final a Igreja Matriz São Geraldo Majela, em Inconfidentes (MG).



“Dialog(ando) com a Biblioteca!” Com-Versando com Thainara Guimarães


Taianara Guimarães, 23 anos. Apaixonada por poesia, escreve e deixa transparente todos os sentimentos em forma de palavras. A arte salvou a sua vida e ressignificou dores que apareceram pelo caminho. Autora de duas obras e estudante de Pedagogia no IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes.