ORADORES

RICHARD BRICE HOOVER

RICHARD BRICE HOOVER

Trabalhou na NASA desde 1966 até ao momento da sua aposentação, em 2011. Em 1997 criou o Centro de Astrobiologia da NASA, que dirigiu até 2011. Foi neste período que dedicou especial atenção ao estudo dos microrganismos de ambientes extremos na Antártida, aos microfósseis em rochas do Pré-Câmbrico e em meteoritos do tipo condritos carbonáceos. Para esse efeito, realizou expedições científicas na Antártida, Sibéria, Islândia, entre muitos outros locais de ambientes hostis para a vida na Terra. Destas expedições resultou a descoberta de várias novas espécies de microrganismos (Archaea e Bacteria). Publicou mais de 50 livros de carácter científico e mais de 300 artigos durante a sua carreira, sendo que alguns deles são dedicados ao facto de afirmar a existência de microrganismos em certos meteoritos por ele estudados.

www.nasa.gov/centers/marshall/news/news/realeases/2009/09-059.html

www.openreadings.eu/richard-brice-hoover/

www.youtube.com/watch?v=CZDqOrkXb8

MARIA AMÉLIA FERREIRA

MARIA AMÉLIA FERREIRA

Licenciou-se em 1978 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUC). Obteve o Doutoramento pela FMUP em 1985, tendo ocupado o cargo de professora catedrática em 1993. Conquistou, cinco anos depois, pela Universidade de Cardiff, o “Postgraduate Diploma” em Educação Médica, sendo Mestre nesta área científica pela Universidade de Lisboa, desde 2000. Dirigiu o Centro de Educação Médica da FMUP desde 2002, até constituir o atual Departamento de Educação e Simulação Médica. Lidera também, desde há quatro anos, o curso de Medicina da FMUP, tendo sido responsável pela Reforma Curricular que está em marcha. Foi nomeada Diretora da FMUP em 2014, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo. Ocupou também os cargos de Presidente do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico daquela instituição de ensino superior. É docente responsável de Curso de Educação contínua “Profissionalismo em Medicina: ética, valores, responsabilidade e a construção de uma relação profissional com o paciente”. Tem trabalhado em ligação com as escolas, no desenvolvimento de parcerias no âmbito de projetos de educação para a saúde, nomeadamente nas temáticas da alimentação saudável, na prevenção do consumo de substâncias psicoativas, entre outras. Destaca-se, ainda, a sua atividade no âmbito da economia social, através de projetos direcionados para a população sénior. Em 2017 foi uma das duas vencedoras da 29ª edição do Prémio Dona Antónia Adelaide Ferreira, galardão que distingue mulheres portuguesas com alma de “Ferreirinha”.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/maria-amelia-ferreira-e-leonor-teles-sao-as-novas-donas-da-casta-ferreirinha

https://sigarra.up.pt/fmup/pt/func_geral.formview?p_codigo=218433

https://noticias.up.pt/maria-amelia-ferreira-eleita-diretora-da-fmup/

RODRIGO CUNHA

RODRIGO CUNHA

É Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), membro do comité de coordenação do Campus Europeu de Neurociências (ENC) e representante nacional na rede Europeia de Institutos de Neurociências (ENI-net). Fez o Doutoramento em Farmacologia na Universidade de Lisboa, tendo feito formação no Instituto Gulbenkian de Ciência, no Instituto Karolinska (Suécia) e em Cold Spring Harbor (EUA). Trabalhou como Clinical Research Associated na Rhone-Poulenc Rorer antes de ingressar como Professor na Universidade de Lisboa e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Hospital de Santa Maria). Lidera agora um grupo de investigação denominado ‘Purines at CNC’, que se foca na modulação purinérgica e impacto do consumo de cafeína em doenças neurodegenerativas; o grupo é constituido por 5 Doutorados residentes, 7 pós-Doutorandos, 8 estudantes de Doutoramento e 6 de Mestrado. Publicou mais de 200 artigos científicos com mais de 10,000 citações e um índice h de 55, tendo treinado mais de 30 alunos de Doutoramento e 15 pós-Doutorandos.

http://www.cnbc.pt/docs/sci-cv-e.pdf

TERESA GONÇALVES

TERESA GONÇALVES

Licenciada em Biologia (FCTUC) em 1987, foi também nesta Faculdade que obteve o grau de Mestre em Biologia Celular em 1990. De 1990 a 1994 realizou, no Instituto Gulbenkian de Ciência, o projeto de investigação com o qual obteve o Grau de Doutorada em Biologia (UC). É nesse período que envereda pela Microbiologia como a sua área científica. Após o doutoramento, assume o lugar de diretora de I&D de uma empresa farmacêutica e Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em 2000 integra os quadros da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, como Professora Auxiliar. Em 2016 obtém o Titulo de Agregação em Ciências da Saúde (UC) e assume o lugar de Diretora do Instituto de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coordena o Grupo de Investigação em Microbiologia Médica da Faculdade de Medicina e do CNC, na Universidade de Coimbra, premiado por instituições privadas e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com financiamento para o desenvolvimento de projetos de investigação. Os interesses científicos do grupo de investigação centram-se na biologia dos agentes de infeção humana e na sua interação com o hospedeiro, nos fatores de virulência, na resistência aos antimicrobianos e no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Tem várias colaborações com destacados grupos de investigação, nomeadamente com a Profª Isabel Ferreira do BioChemCore do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), com o Professor Neil AR Gow do Instituto Biomédico da Universidade de Aberdeen (Reino Unido) ou com o Professor Arturo Casadevall, da John Hopkins School of Medicine (EUA).

http://www.uc.pt/fmuc/microbiologia/

JOÃO LOPES

JOÃO LOPES

É Professor Associado com Agregação da Escola de Psicologia, Departamento de Psicologia Aplicada da Universidade do Minho. Leciona no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Licenciou-se em Psicologia em 1981, na Universidade do Porto, tendo concluído em 1991 o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança nesta mesma Universidade. Em 1996 doutorou-se em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, com uma tese sobre hiperatividade em contexto escolar. A sua área de investigação e de interesse tem sido desde sempre a dos problemas de comportamento e de aprendizagem em contexto de sala de aula. Nos últimos anos tem-se dedicado às relações entre distúrbios emocionais, comportamentais e de aprendizagem, sendo autor de dezenas de livros e publicações nesta área. É ainda presidente do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFCP); Membro do Conselho Geral do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa); Diretor do Departamento de Psicologia Aplicada - Escola de Psicologia, Universidade do Minho.

MILTON COSTA

MILTON COSTA

É Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Investigador Principal no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC). Preside à Comissão Científica Internacional do Instituto de Microbiologia Stephan Angeloff, associado ao Instituto Pasteur, em Sófia (Bulgária). Integra a Comissão Internacional Sistemática de Procariotas (bactérias) – International Committee on Systematics of Prokaryotes (ICSP) – da União Internacional de Microbiologia. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) entre 1996 e 2002 e à Federation of European Microbiology Societies (FEMS) entre 2007 e 2010. Publicou cerca de 140 artigos científicos em revistas e livros e orientou mais de três dezenas de estágios de investigação. Em 2016 foi distinguido com a Universitatis Lodziensis Amico Medal da Universidade de Lodz, uma das principais instituições de ensino superior da Polónia, que reconheceu o seu contributo em microbiologia ambiental. Coordenou a equipa da FCTUC que trabalhou no desenvolvimento de um novo antibiótico para o combate da tuberculose. É co-detentor de seis patentes.

https://www.uc.pt/fctuc/dcv/pessoas/docentes/m_costa