CICLO PNC
24 A 31 DE JANEIRO
Semana da Educação e Diversidade Cultural
Dar visibilidade às diferenças culturais e ao respeito pelo outro no âmbito da promoção de valores de inclusão, interculturalidade e tolerância é uma dimensão importante no trabalho das comunidades educativas e do PNC. No próximo dia 24 de janeiro celebram-se precisamente o Dia Internacional da Educação e o Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente. Em 27 de janeiro está em foco a celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, implementado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 30 de janeiro celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Com o objetivo de promover momentos de reflexão crítica com os jovens a propósito destas importantes temáticas, e evidenciar as múltiplas relações de Portugal com África, o PNC propõe o visionamento das obras Djon África, de Filipa Reis e João Miller Guerra, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, Com Quase Nada, de Carlos Barroco e Margarida Cardoso (dossiê pedagógico sobre o filme disponível na Coleção de Filmes do PNC) e Lugar em Parte Nenhuma, uma curta-metragem de animação de Bárbara Brandão e João Rodrigues. No dia 27 de janeiro, o PNC propõe o visionamento de uma longa-metragem de animação acabada de estrear no streaming do PNC: A Mais Preciosa Mercadoria, de Michel Hazanavicius, cujo enredo se foca, precisamente, na temática do Holocausto e na defesa sempre urgente dos direitos e da dignidade humana. Para o dia 30 de janeiro, o filme proposto é A Sala dos Professores, de Ilker Çatak, uma longa-metragem em que a escola surge como um microcosmo de tensões psicológicas e sociais, bem como de dilemas éticos que envolvem toda a comunidade educativa: alunos, docentes e encarregados de educação.
👉Dossier Pedagógico
NOVOS FILMES!
STREAMING PNC
Três novos Filmes no streaming
O cinema de animação nacional e internacional estão em foco neste mês de janeiro com novas estreias no streaming do PNC:
A curta-metragem Percebes (2024), de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves é uma aclamada obra de animação documental, que se foca na atividade da pesca dos percebes, no Algarve, refletindo sobre a relação do homem com o mar e o sobre o impacto do turismo massificado na vida de uma comunidade. Recebeu o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem no Festival de Annecy (2024).
A Mais Preciosa Mercadoria (2024), de Michel Hazanavicius - Em plena 2.ª Guerra Mundial, um pobre casal de lenhadores vivia numa vasta floresta, cercados por um ambiente de frio, fome, miséria e guerra que tornavam a vida insuportável. Um dia, a pobre lenhadora encontra um bébé na neve, lançado de um dos muitos comboios que atravessavam a floresta. O bébé é protegido pelo casal e acaba por transformar por completo a vida de ambos, mas também do homem que atirou a pequena «mercadoria» pelo comboio. Realizado por Michel Azanavicius, autor de ascendência judaica, o filme adapta o conto homónimo de Jean-Caude Grumberg, escritor e dramaturgo francês cujos avós e pais foram brutalmente assassinados em Auschwitz.
O Tempo Contigo (2019), longa-metragem de animação do japonês Makoto Shinkai. Trata-se de uma história que tem dois adolescentes como protagonistas: um rapaz, Hodaka, que foge da ilha onde vive com os pais para tentar a sua sorte na misteriosa, moderna e consumista cidade de Tóquio, e uma rapariga, Hina, que, após a morte da mãe, fica a viver sozinha com o irmão mais novo, recorrendo a pequenos trabalhos para sobreviver. Em Tóquio, Hodaka depara-se com uma metrópole agitada e chuvosa, encontra um emprego numa revista e apaixona-se por Hina, a jovem que, aparentemente, tem o poder de manipular de forma mágica o tempo. Em O Tempo Contigo, Makoto Shinkai articula um enredo romântico com uma fábula climática semi-apocalíptica e repleta de elementos sobrenaturais, bem dentro dos ambientes e características a que o cinema de animação japonês já nos habituou.
1. Grande Ditador, 1940, Charles Chaplin. 2. A Vida é Bela, 1997, Roberto Benigni. 3. Jojo Rabbit, 2020, Taika Waititi.
NOVO!
ACD ONLINE
27 JAN 2026 - 18H ÀS 21H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
TAKE 29 - Cinema e Irreverência na representação do Holocausto
UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS OBRAS DE CHAPLIN, BENIGNI E WAITITI
Esta ação irá ter lugar a propósito da celebração do dia 27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data estabelecida pela ONU para recordar os milhões de seres humanos assassinados pelo regime nazista, assinalando a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945.
Objectivos:
Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História da Cultura, a partir do contributo dos três filmes: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Benigni e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi.
Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais: direitos humanos, preconceitos, discriminação, racismo, sentimentos e traumas.
Sensibilizar os professores para a reflexão sobre o Holocausto através do recurso ao cinema, numa perspetiva de articulação entre diferentes áreas disciplinares do currículo.
Elencar diferentes elementos estéticos ficcionais sobre a história do Holocausto, com destaque para a abordagem do género comédia, para serem trabalhados em contextos pedagógicos diferenciados, valorizando a multidimensionalidade de argumentos, personagens e situações.
Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens, privilegiando a reflexão sobre a intolerância e a dignidade humana.
Aproximar as comunidades educativas do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos especialistas na área.
Parceiros:
Esta ação é realizada em colaboração com o CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Oportunamente serão enviadas informações adicionais aos formandos inscritos.
INSCRIÇÕES A DECORRER até 26 de janeiro de 2026.
Observações:
A participação nas ACD´s é gratuita.
Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães, tendo um custo de 5 euros.
DIVULGAÇÃO PNC 17/12/2025
INSCRIÇÕES A DECORRER!
ACD ONLINE
14 JAN 2026 - 18H ÀS 21H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
TAKE 28 - Monte Clérigo e Terra Vil
INTRODUÇÃO AO CINEMA DE LUÍS CAMPOS
Esta ação é inteiramente dedicada ao trabalho do realizador e produtor português Luís Campos, autor cuja obra tem estado profundamente ligada à representação de problemas da juventude, com destaque para a curta-metragem Monte Clérigo (2023), recentemente integrada no catálogo do Plano Nacional de Cinema e Terra Vil (2025), primeira longa-metragem de ficção do autor, com estreia agendada para breve.
Tanto em Monte Clérigo como em Terra Vil encontramos composições sobre problemas concretos da juventude no Portugal das primeiras décadas do século XXI, destacando-se, em ambos os casos, o retrato de diferentes modos de vida, quer resultantes do fenómeno das migrações, quer das recentes alterações climáticas, ambas com impactos profundos na desestruturação de relações humanas e familiares. No cinema de Luís Campos, todas estas dimensões estão atravessadas por opções estéticas e artísticas, mas, sobretudo, éticas. Por um lado, estas dimensões podem ser articuladas com diferentes áreas disciplinares, como Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, História, Filosofia, Área de Integração, entre outras; por outro, podem estar na origem de projetos interdisciplinares a desenvolver na escola; finalmente, pela qualidade do cinema, serão poderosos auxiliares para a formação do gosto dos jovens pelo cinema.
Objectivos:
Aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com as comunidades educativas.
Promover a literacia fílmica através do recurso ao cinema em contextos educativos, trabalhando com os alunos temáticas abordadas nos filmes que irão estar em análise.
Sensibilizar os docentes para o potencial do recurso ao cinema de Luís Campos.
Aproximar os docentes dos agentes, protagonistas e criadores do cinema português.
Recomenda-se a prévia visualização do filme Monte Clérigo, disponível na plataforma de filmes do PNC.
Oportunamente serão enviadas informações adicionais aos formandos inscritos.
INSCRIÇÕES A DECORRER até 13 de janeiro de 2026.
Observações:
A participação na ACD é gratuita.
Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães, tendo um custo de 5 euros.
DIVULGAÇÃO PNC 12/12/2025
NOVO FILME!
PLATAFORMA DE STREAMING
Flow - À Deriva
Flow - À Deriva é uma proposta muito especial para dezembro! Trata-se de uma longa-metragem de animação, do cineasta letão Gints Zilbalodis, que aborda temas profundos como a solidariedade e a sobrevivência, num cenário de um mundo pós-apocalíptico. A narrativa segue a jornada de um gato preto que, após uma devastadora inundação, encontra refúgio num barco. À medida que as águas sobem, o felino é acompanhado por uma série de animais, incluindo um cão, uma capivara, um lémure e uma ave. O grupo tem de enfrentar os desafios de um mundo caótico onde a colaboração e a compreensão mútua são a chave principal para a sobrevivência.
Sem diálogos, o filme potencia a concentração na expressão visual, cromática, sonora e musical, estimula a empatia e resulta numa experiência sensorial e mágica que se harmoniza bem com a quadra natalícia!
Animação criada a partir do filme Festas Felizes de Pedro Serrazina - 2016
Festas Felizes!
Deixamos ainda a proposta para visionarem a curta-metragem de animação Festas Felizes/Season´s Greetings, de Pedro Serrazina, realizada em 2016, e o convite para visitarem o canal VIMEO do realizador, onde poderão encontrar a maior parte da sua filmografia.
NEWSLETTER #9 03/12/2025
PROGRAMAÇÃO
CICLO PNC
8 A 12 DE DEZEMBRO
Os Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro e, à semelhança de anos anteriores, o Plano Nacional de Cinema associa-se a esta efeméride, que nos recorda o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 10 de dezembro de 1948, com o objetivo de promover a paz e a preservação dos direitos da humanidade, após os conflitos que vitimaram milhões de pessoas durante a 2.ª Guerra Mundial.
Valorizando o compromisso do cinema com a diversidade de temáticas associadas à luta pelos direitos humanos, o PNC propõe às escolas um conjunto de novos filmes em estreia no streaming do PNC: quatro curtas-metragens portuguesas, duas de Abi Feijó, uma de Solveig Nordlung e uma de Luís Campos; e uma longa-metragem internacional de Alain Ughetto. Propomos ainda o visionamento de Os Salteadores, um filme fundamental na filmografia de Abi Feijó que se debruça sobre a mesma temática.
Assim, no caso de Abi Feijó, tanto A Noite Saiu à Rua (1988, 4´) como Os Salteadores (1993, 15´) e Clandestino (2000, 8´) abordam situações de repressão, clandestinidade e desigualdade política e social. As duas primeiras obras baseiam-se em escritos de Jorge de Sena e Clandestino tem argumento baseado no conto “O Viajante Clandestino” extraído de Gente da terceira classe, de José Rodrigues Miguéis. Na obra Amanhã (2004, 15´), de Solveig Nordlung, a realizadora evoca a memória da Revolução dos Cravos. Todas as obras foram digitalizadas pela Cinemateca Portuguesa.
Quanto à curta-metragem Monte Clérigo (2023, 27´), de Luís Campos e à longa-metragem Interdito a Cães e Italianos (2022, 70´), de Alain Ughetto, ambas se focam em temáticas de migrações, situações de desigualdade de direitos e a busca por uma vida melhor, tornando ainda mais abrangente a reflexão crítica sobre este problema mundial.
NOVO FILME!
STREAMING PNC
Fado Lusitano, de Abi Feijó
Assumindo-se como uma inesperada visita à História de Portugal, Fado Lusitano (1994, 5´30”) vem juntar-se a A Noite Saiu à Rua, Clandestino e Os Salteadores, deste modo enriquecendo a filmografia de Abi Feijó disponível para as escolas. Através da técnica de recortes, em Fado Lusitano percebemos a forma única como a imagem animada pode agregar e interpretar com grande criatividade diferentes contextos histórico-culturais e políticos.
Narrativa e imagens completam-se e, juntamente com banda sonora de Manuel Tentúgal, formam um conjunto muito próprio, dotando a obra de uma unidade marcante. A narrativa abrange a medievalidade, o período dos denominados descobrimentos, a dominação castelhana, inclui uma representação de D. Sebastião, do Zé Povinho, de Salazar, duma fadista e uma guitarra portuguesa, e avança até aos anos 80 do século XX, abordando a integração de Portugal no projeto europeu, num registo que mescla todo o tipo de representações, formas e humor.
O filme foi digitalizado pela Cinemateca Portuguesa.
FORMAÇÃO
FOI ASSIM
OUTUBRO E NOVEMBRO
Ações de Formação para Professores
Entre outubro e novembro, o PNC concretizou três ações de formação para professores, nas modalidades presencial e online: a ACD Take 26, que teve lugar no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), em Bucelas, no âmbito da celebração do Património Cinematográfico e Audiovisual, que contou com a presença das equipas e serviços educativos e técnicos da Cinemateca Júnior e do ANIM; a ACD Take 27, que teve lugar em 15 de novembro, em Espinho, durante o Festival Cinanima, em homenagem aos 30 anos do filme Estória do Gato e da Lua, que contou com a presença do realizador Pedro Serrazina; finalmente, em 21 de novembro, tiveram lugar as primeiras Jornadas online Cinema e História, promovidas pela Associação de Professores de História, em colaboração com o PNC e o Centro de História da FLUL, com apresentação de comunicações de vários especialistas: Tiago Baptista, Nuno Simões Rodrigues, Fátima Rosa, Alicia Miguélez, Angélica Varandas, José Damião Rodrigues, Elsa Mendes, Paulo Cunha e José Duarte.
O CINEMA ESTÁ À TUA ESPERA!
26-OUT-2025
A Escola foi ao Cinema!
No dia 26 de novembro, o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) recebeu cerca de 600 alunos numa sessão de cinema gratuita para as escolas, promovida pelo Plano Nacional de Cinema em colaboração com o TAGV e integrada nas atividades culturais do VII Congresso Literacia, Media e Cidadania, promovido pelo GILM e pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - FLUC…
Fotografias: Sofia Martins | TAGV
ESCOLAS
SETEMBRO A NOVEMBRO
Práticas pedagógicas nas escolas…
Ao longo dos primeiros meses do ano letivo 25-26 temos registado consecutivamente os melhores meses de sempre na utilização da plataforma streaming do PNC: mais de 300 sessões escolares em setembro, mais de 800 em novembro e mais de 1000 em novembro!
São muitas as escolas que nos têm feito chegar as suas atividades, e neste número destacamos as iniciativas em curso em oito dessas escolas: o plano de atividades intenso no AE de Moure e Ribeira do Neiva (concelho de Braga), um ciclo de cinema na ES Dr. José Afonso ( Seixal), uma exposição bem reveladora do empenho dos alunos na EB de Corroios (Seixal), o ritmo entusiástico das atividades do Clube de Cinema do AE D. Afonso Henriques (Guimarães), as dinâmicas do AE Celorico de Basto, os planos de atividades de fruição cinematográfica no AE da Trofa (concelho de Trofa) e no AE António Sérgio ( Vila Nova de Gaia) e ainda a celebração do dia do Cienema do AE de Sernancelhe.
DIVULGAÇÃO PNC 18/11/2025
EFEMÉRIDE FLASH!
PLATAFORMA DE STREAMING
20 DE NOVEMBRO
Dia Universal dos Direitos das Crianças
Em 20 de novembro comemora-se uma dupla efeméride: a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Celebram-se todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais) e promove-se a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência, o desenvolvimento e a opinião da criança.
A inclusão e a não discriminação das crianças inspiram a proposta do PNC para este dia, com a sugestão do visionamento de 20000 Espécies de Abelhas, 2023, da realizadora basca Estibaliz Urresola Solaguren, um filme para maiores de 12 anos.
Sinopse:
No seu primeiro filme de ficção, a realizadora mostra-nos o verão de uma família cuja filha de oito anos se sente desconfortável com o nome e o género que lhe foi atribuído e que sofre porque as pessoas a abordam sistematicamente de formas que a incomodam: Aitor, o seu nome oficial, ou Coco, uma alcunha que também não lhe cai bem. Ao lado das mulheres da família, a criança percorre uma jornada de autodescoberta da sua identidade.
A história é inspirada no suicídio real de Ekai Lersundi, um rapaz de 16 anos que morreu em 2018. Com Sofía Otero no papel principal, à frente de um elenco que inclui também Patricia López Arnaiz e Ane Gabarain, o filme teve estreia na edição de 2023 do Festival de Berlim, onde ganhou três prémios, incluindo um Urso de Prata para Sofía Otero.
EFEMÉRIDE FLASH!
PLATAFORMA DE STREAMING
17 DE NOVEMBRO
Dia Internacional dos Estudantes
Em 17 de novembro, comemora-se O Dia Internacional dos Estudantes, que alude à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Checoslováquia, entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, durante o início da 2.ª Guerra Mundial.
Esta é uma oportunidade para reconhecer a importância da educação e dos estudantes em todo o mundo e o filme Um Iaque na Sala de Aula (2019), do realizador butanês Pawo Choyning Dorji, conta-nos uma história sobre a importância da educação.
«Não temos muita coisa,
mas as crianças querem muito estudar
e estão muito contentes com a sua vinda.»
Um Iaque na Sala de Aula
Sinopse:
Nesta história, o professor Ugyen, de 20 e poucos anos, sonha em ir viver para a Austrália e ser um cantor famoso. Contra a sua vontade, o governo do Reino do Butão envia-o para uma aldeia remota situada no extremo leste dos Himalaias, Lunana, para exercer a sua profissão. Vivendo uma vida perfeitamente ocidentalizada na capital do país, em Thimbu, o jovem professor vai passar por uma experiência de choque cultural, ambiental e espiritual, que o obriga a mudar radicalmente todas as suas rotinas e lhe mostra a importância transformadora da educação.
Embora o filme esteja classificado para maiores de 12 anos, é um filme ideal para a família, aliando a reflexão sobre as condições da vida atual à valorização das emoções, dos afetos e da educação das crianças e dos jovens.
NOVO FILME JÁ DISPONÍVEL!
PLATAFORMA DE STREAMING
NOVEMBRO 2025
A Menina com os Olhos Ocupados
‹‹Era uma vez uma menina que, mesmo quando saía à rua, andava sempre distraída com os olhos agarrados ao telemóvel. Não reparava no mundo que a rodeava nem em quem com ela queria brincar. Que fazer para lhe desocupar o olhar?››
Este filme, realizado por André Carrilho, esteve presente em inúmeros Festivais e ganhou o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação no Festival Internacional de Cinema Infantil de Quioto, no Japão. Além disso, foi nomeado para os Prémios Quirino e para os Prémios Sophia em 2025.
Esta curta-metragem foi adaptada do livro infantil homónimo do mesmo autor.
Para todas as idades!
ESTREIA!
SESSÕES PARA ESCOLAS E FAMÍLIAS
A PARTIR DE 20 DE NOVEMBRO
«O Natal dos Animais»
«O NATAL DOS ANIMAIS surge (…) com o intuito de promover um despertar artístico do público jovem, com a deslocação ao cinema em família ou com escolas. A experiência da ida ao cinema e a imersão numa sala escura é nova e vive de um ritmo particular para crianças.
Esta é uma experiência única de ida ao cinema em que as crianças podem conhecer expressões artísticas e realidades diferentes das suas, com geografias e animais de vários pontos do mundo. Cada história é um convite para uma nova aventura sensorial e artística, que será uma delícia para os mais novos e, possivelmente, uma bonita memória de ida ao cinema na infância.»
Fonte: RISI FILM
FESTIVAL DE CINEMA
20 A 29 DE NOVEMBRO
Porto/Post/Doc
Durante todo o Ano!
«Desde 2016 que o Porto/Post/Doc Associação Cultural desenvolve o School Trip, um projeto educativo anual dirigido às escolas do Porto e Grande Porto, abrangendo desde o pré-escolar ao ensino secundário. Simultaneamente, promove estratégias para a inclusão de famílias e do público infantil nas sessões do festival.»
Fonte: Porto/Post/Doc
CICLO 15 DIAS COM CINEMA
10 DE NOVEMBRO
A propósito do amor pela 7.ª Arte, o PNC retoma a proposta de um filme unanimemente elogiado por cinéfilos: Cinema Paraíso (1988), de Giuseppe Tornatore, uma obra de referência do cinema europeu. Somos transportados à infância do menino Toto, um apaixonado de cinema, que tem como grande amigo um projecionista dum pequeno cinema na aldeia de Giancaldo, na Sicília.
O cineasta Quentin Tarantino disse um dia que, em sua opinião, filmes e música andam de mãos dadas e Cinema Paraíso, dizemos nós, é uma obra que confirma plenamente esta afirmação. Uma das suas marcas distintivas é a belíssima música composta por Ennio Morricone, cuja efeméride de nascimento se celebra precisamente em 10 de novembro, data em que fechamos o nosso ciclo, com a proposta de sensibilizarmos os alunos para a fruição desta extraordinária partitura. Fechamos o ciclo 15 Dias com Cienema com chave de ouro!
INSCRIÇÕES A DECORRER PARA O GRUPO 200 E 400
ACD ONLINE
21 DE NOVEMBRO - 9:00 ÀS 17:00
Jornadas «Cinema e História»
As Jornadas online «Cinema e História» 2025 são promovidas pela Associação de Professores de História (APH), em colaboração com o Plano Nacional de Cinema (PNC) e o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), visando sensibilizar os docentes de História para as potencialidades de recurso ao Cinema em diferentes contextos pedagógicos.
A literacia fílmica assume-se hoje como elemento imprescindível nas aprendizagens em geral e afigura-se particularmente relevante na construção do conhecimento histórico. Colocados perante um objeto com um potencial inesgotável para o trabalho historiográfico, que, simultaneamente, abre portas para a imaginação histórica, estas Jornadas visam familiarizar os docentes de História com as estratégias narrativas e estéticas que a 7.ª Arte utiliza para construir entendimentos acerca da História e capacitá-los para as possibilidades de construção, análise e interpretação da História através do recurso ao filme e a métodos de análise fílmica.
Horário:
As Jornadas decorrem online no dia 21 de novembro de 2025, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00. (6 horas).
Destinatários:
Professores de História dos grupos de recrutamento 200 (2º ciclo) e 400 (3º Ciclo e Secundário).
Regime de Frequência:
E-LEARNING.
CICLO 15 DIAS COM CINEMA
31 DE OUTUBRO
Um Dia de Susto!
A produção fílmica realizada a propósito da efeméride do 31 de outubro é imensa. Neste ano, o ciclo 15 Dias com Cinema do PNC propõe a celebração do famoso Dia das Bruxas com a deliciosa curta-metragem de animação portuguesa Adolfo (2013), de João Carrilho, com cerca de 8 minutos. O pequeno filme conta-nos a história de Adolfo, um miúdo que tem um plano maquiavélico para dominar o mundo. Tudo parece correr como previsto, mas...
CICLO 15 DIAS COM CINEMA
DIVULGAÇÃO PNC 27/10/2025
27 E 28 DE OUTUBRO
Património Fílmico e Animação
Começamos hoje o ciclo 15 Dias com Cinema e nestes dois primeiros dias 27 e 28 de outubro celebramos o Dia Mundial do Património Audiovisual e o Dia Mundial da Animação. A estas duas efemérides juntamos dois aniversários singulares: o centenário de nascimento de Vasco Granja (1925-2009), grande divulgador de Banda Desenhada e de Cinema de Animação e uma das figuras mais influentes no surgimento de uma nova geração de cineastas de animação em Portugal; e os 30 anos sobre a estreia da curta-metragem Estória do Gato e da Lua, de Pedro Serrazina. Assim, o desafio é (re)vermos com os nossos alunos a bela curta-metragem de animação portuguesa que tem um gato como protagonista. Além da realização, argumento, montagem e fotografia de Pedro Serrazina, o filme contou com a música e som de Manuel Tentúgal, a animação também do autor, de Laurent Gorgiard e Yann Thual, a coloração preto e branco de Daniela Duarte e a inimitável voz de Joaquim de Almeida.
CICLO PNC
27 DE OUTUBRO A 10 DE NOVEMBRO
Como já vem sendo hábito todos os anos, o PNC promove a iniciativa 15 DIAS COM CINEMA, entre 27 de outubro e 10 de novembro, com um conjunto de sugestões pensadas para valorizar a presença do cinema junto das comunidades educativas, a propósito de efemérides que as comunidades cinéfilas costumam evocar: 27 de outubro – Dia Mundial do Património Audiovisual; 28 de outubro – Dia Mundial da Animação; 31 de outubro – Halloween ou Dia das Bruxas; 10 de novembro – Nascimento do célebre compositor Ennio Morricone.
PATRIMÓNIO AUDIOVISUAL E ANIMAÇÃO
27 E 28 DE OUTUBRO
Estes 15 Dias... são muito especiais, porque os dedicamos a dois aniversários singulares: o centenário de nascimento de Vasco Granja (1925-2009), grande divulgador de Banda Desenhada e de Cinema de Animação e uma das figuras mais influentes no surgimento de uma nova geração de cineastas de animação em Portugal; e os 30 anos sobre a estreia da curta-metragem Estória do Gato e da Lua, de Pedro Serrazina. Assim, em jeito de dupla homenagem, em 27 e 28 de outubro, nos dois dias em que valorizamos o património fílmico e a animação, o desafio é (re)vermos com os nossos alunos a bela curta-metragem de animação portuguesa que tem um gato como protagonista. Além da realização, argumento, montagem e fotografia de Pedro Serrazina, o filme contou com a música e som de Manuel Tentúgal, a animação também do autor, de Laurent Gorgiard e Yann Thual, a coloração preto e branco de Daniela Duarte e a inimitável voz de Joaquim de Almeida.
Estória do Gato e da Lua
Pedro Serrazina - Animação | Portugal | 1995 | 5 min. | 2º ciclo, 3º ciclo, Secundário
ACD PRESENCIAL
30 DE OUTUBRO
Em 30 de outubro, o PNC promove uma ação de curta-duração para professores no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), em Bucelas. Esta ação contará com as presenças de Rui Machado (Diretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema) e Tiago Baptista (Diretor do ANIM).
DIA DAS BRUXAS
31 DE OUTUBRO
A produção fílmica realizada a propósito da efeméride do 31 de outubro é imensa. Neste ano, o PNC celebra o famoso Dia das Bruxas com uma deliciosa curta-metragem de animação portuguesa Adolfo (2013), de João Carrilho, com cerca de 8 minutos. O pequeno filme conta-nos a história de Adolfo, um miúdo que tem um plano maquiavélico para dominar o mundo. Tudo parece correr como previsto, mas...
Adolfo
João Carrilho - Animação | Portugal | 2012 | 8 min. | 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo
NASCIMENTO DE ENNIO MORRICONE
10 DE NOVEMBRO
A propósito do amor pela 7.ª Arte, o PNC retoma a proposta de um filme unanimemente elogiado por cinéfilos: Cinema Paraíso (1988), de Giuseppe Tornatore, uma obra de referência do cinema europeu. Somos transportados à infância do menino Toto, um apaixonado de cinema, que tem como grande amigo um projecionista dum pequeno cinema na aldeia de Giancaldo, na Sicília.
O cineasta Quentin Tarantino disse um dia que, em sua opinião, filmes e música andam de mãos dadas e Cinema Paraíso, dizemos nós, é uma obra que confirma plenamente esta afirmação. Uma das suas marcas distintivas é a belíssima música composta por Ennio Morricone, cuja efeméride de nascimento se celebra precisamente em 10 de novembro, data em que fechamos o nosso ciclo, com a proposta de sensibilizarmos os alunos para a fruição desta extraordinária partitura. É fechar com chave de ouro!
CINEMA EM SALA
ANO LETIVO 25/26
O Cinema Está à Tua Espera!
“Que não haja mais filmes que só possam ser exibidos na Cinemateca. Haja vontade de ver os filmes, haja programadores que os programem, haja comunidades.”
José Manuel Costa, 2021
O Catálogo do Plano Nacional de Cinema 2025-2026 inclui um conjunto de filmes que são disponibilizados em DCP, no formato padrão de exibição em salas de cinema equipadas com o sistema digital.
Este conjunto de filmes que podem ser vistos em sala de cinema integram o dispositivo «O Cinema está à tua espera», um recurso exclusivo e disponível para todas as escolas inscritas no PNC, visando promover o gosto pela frequência da sala de cinema enquanto espaço genuíno e privilegiado de fruição cinematográfica.
A exibição destes filmes respeita as normas de direitos autorais e conexos em vigor e as sessões «O Cinema está à tua espera» são gratuitas.
Programação 2025-2026:
Cinema de Animação
A GRUTA DE DARWIN
JOANA TOSTE, 2017, 13´
A MAIS PRECIOSA MERCADORIA*
MICHEL HAZANAVICIUS, 2024, 81´
A MENINA COM OS OLHOS OCUPADOS*
ANDRÉ CARRILHO, 2024, 8’
A NOITE
REGINA PESSOA, 1999, 7´
A NOITE SAIU À RUA*
ABI FEIJÓ, 1987, 3’52
ÁGUA MOLE
ALEXANDRA RAMIRES, LAURA GONÇALVES, 2016, 9´
CLANDESTINO*
ABI FEIJÓ, 2000, 7’ 32”
ESTILHAÇOS
JOSÉ MIGUEL RIBEIRO, 2016, 17´
ESTÓRIA DO GATO E DA LUA
PEDRO SERRAZINA, 1997, 6´
FADO LUSITANO*
ABI FEIJÓ,1994, 5’ 30”
FLOW*
GINTS ZILBALODIS, 2024, 85’
FULIGEM
VASCO SÁ E DAVID DOUTEL, 2014, 14´
HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ
REGINA PESSOA, 2005, 8´
ICE MERCHANTS
JOÃO GONZALEZ, 2022, 14´
INTERDITO A CÃES E ITALIANOS*
ALAN UGHETTO, 2022, 70’
KALI, O PEQUENO VAMPIRO
REGINA PESSOA, 2012, 10´
LUGAR EM PARTE NENHUMA
BÁRBARA BRANDÃO, JOÃO RODRIGUES, 2016, 7´
NAYOLA*
JOSÉ MIGUEL RIBEIRO, 2022, 83’
O MENINO E O MUNDO*
ALÊ ABREU, 2013, 80’
O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SR. JACINTO
BRUNO CAETANO, 2019, 10´
O TEMPO CONTIGO*
MAKOTO SHINKAI, 2019, 112’
OS DEMÓNIOS DO MEU AVÔ
NUNO BEATO, 2022, 90´
OS OLHOS DO FAROL
PEDRO SERRAZINA, 2010, 15´
OS SALTEADORES
ABI FEIJÓ, 1993, 14´
PERCEBES*
ALEXANDRA RAMIRES E LAURA GONÇALVES, 2024, 11’30
PURPLEBOY
ALEXANDRE SIQUEIRA, 2019,14´
STUART
JOSÉ PEDRO CAVALHEIRO, 2006, 10´
SURPRESA
PAULO PATRÍCIO, 2017, 8´
TIO TOMÁS, A CONTABILIDADE DOS DIAS
REGINA PESSOA, 2019, 13´
* A disponibilizar em breve
O Cinema a as Outras Artes
A COSTA DOS MURMÚRIOS
MARGARIDA CARDOSO, 2004, 120´
APARIÇÃO
FERNANDO VENDRELL, 2019, 115´
BATIDA DE LISBOA
VASCO VIANA E RITA MAIA, 2019, 75´
CARTAS DA GUERRA
IVO FERREIRA, 2016, 115´
CERROMAIOR
LUÍS FILIPE ROCHA, 1980, 90´
O DELFIM*
FERNANDO LOPES, 2002, 88’
FADO, HISTÓRIA D'UMA CANTADEIRA
PERDIGÃO QUEIROGA, 1947, 110´
JOSÉ E PILAR
MIGUEL GONÇALVES MENDES, 2010, 117´
OS MAIAS
JOÃO BOTELHO, 2014, 135´
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
JOÃO CÉSAR MONTEIRO, 1969, 19´
VERMELHO, AMARELO E VERDE
FERNANDO LOPES, 1966, 12´
ZÉ PEDRO ROCK ´N´ROLL*
DIOGO VARELA SILVA, 2019, 110’
* A disponibilizar em breve
Cinema e Cidadania
2720*
BASIL DA CUNHA, 2023, 24’
A SALA DOS PROFESSORES
ILKER ÇATAK, 2023, 94´
AMANHÃ*
SOLVEIG NORDLUNG, 2003, 15’
ARENA
JOÃO SALAVIZA, 2009, 15´
BALADA DE UM BATRÁQUIO
LEONOR TELES, 2016, 11´
CINEMA PARAÍSO
GIUSEPPE TORNATORE, 1988, 124´
COM QUASE NADA
MARGARIDA CARDOSO E CARLOS BARROCO, 2000, 60´
DJON ÁFRICA
JOÃO MILLER GUERRA, FILIPA REIS, 2018, 96´
FLEE - A FUGA
JONAS POHER RASMUSSEN, 2021, 90´
GESTO
ANTÓNIO BORGES CORREIA, 2011, 90´
JOHN FROM
JOÃO NICOLAU, 2015, 95´
LOBO E CÃO
CLÁUDIA VAREJÃO, 2022, 111´
MONTE CLÉRIGO*
LUÍS CAMPOS, 2023, 27’
OS MEUS ESPELHOS*
RUI SIMÕES, 2004, 34’´
RECREIO
LAURA WANDEL, 2021, 72´
ROGÉRIA*
SALVADOR GIL, 2024, 13’
UM IAQUE NA SALA DE AULA
PAWO CHOYNING DORJI, 2019, 110´
UMA PEDRA NO BOLSO
JOAQUIM PINTO, 1988, 92´
VIAGEM A PORTUGAL
SÉRGIO TRÉFAUT, 2011, 70´
* A disponibilizar em breve
Cartaz - Cinema, História e Memória 25-26
Cinema, História e Memória
48
SUSANA DE SOUSA DIAS, 2010, 93´
A REVOLUÇÃO DE MAIO
ANTÓNIO LOPES RIBEIRO, 1937, 138´
A TOCA DO LOBO
CATARINA MOURÃO, 2015, 102´
AS ARMAS E O POVO
COLETIVO DE TRABALHADORES DA ATIVIDADE CINEMATOGRÁFICA, 1975, 81´
CARTAS A UMA DITADURA
INÊS DE MEDEIROS, 2006, 60´
FADO LUSITANO*
ABI FEIJÓ,1994´, 6’
ÍNDIOS DA MEIA PRAIA
ANTÓNIO DA CUNHA TELLES, 1975, 110´
LADRÕES DE BICICLETAS
VITTORIO DE SICA, 1948, 93´
LINHA VERMELHA
JOSÉ FILIPE COSTA, 2011, 80´
LISBOA, CRÓNICA ANEDÓTICA
LEITÃO DE BARROS,1930, 120´
MÁSCARAS
NOÉMIA DELGADO, 1976, 115´
NAYOLA*
JOSÉ MIGUEL RIBEIRO, 2022, 83’
O CERCO
ANTÓNIO DA CUNHA TELLES, 1970, 120´
OS VERDES ANOS
PAULO ROCHA, 1963, 91´
TABU
MIGUEL GOMES, 2012, 118´
ZÉ PEDRO ROCK ´n´ROLL*
DIOGO VARELA SILVA, 2019, 110’
* A disponibilizar em breve
PROGAMA EDUCATIVO
OUT-DEZ 2025
Cinemateca Júnior
“A Cinemateca Júnior (serviço educativo da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema) inicia uma nova fase de diálogo com o seu público e as escolas para uma conversa que prometemos animada. Com uma programação trimestral de cinema, oficinas e visitas guiadas, procuramos dar aos pais e professores, com antecedência, um menu de delícias para que as escolhas possam ser feitas com calma…”
PROGAMA EDUCATIVO
7 A 21 DE NOV 2025
Cinanima Vai às Escolas
“CINANIMA vai às Escolas é um programa que realizamos todos os anos, cujo objetivo é levar a todos os alunos de Portugal e CPLP, programas de cinema de animação de autor com qualidade artística de produção, maioritariamente, europeia.
Melhorar a literacia fílmica das crianças e jovens faz parte da nossa missão e passa, entre outros, pela curadoria de programas de filmes a exibir nas escolas, realizada pela equipa do Serviço Educativo…”
PROGAMA EDUCATIVO
16 A 26 DE OUT 2025
abcDoc Lisboa 2025
“O abcDoc, projecto educativo do Doclisboa, tem vindo a afirmar-se como essencial na formação de públicos conscientes, críticos e atentos ao mundo. Através do cinema documental, une pedagogia, arte e cidadania, proporcionando experiências que ampliam o olhar sobre a realidade e fomentam o pensamento crítico. Acreditando no cinema como intervenção, o abcDoc propõe o documentário como ferramenta de questionamento e descoberta, uma forma de compreender o passado, reflectir o presente e imaginar o futuro…”
DIVULGAÇÃO PNC 29/09/2025
PROGRAMAÇÃO FLASH/EFEMÉRIDE
PLATAFORMA DE STREAMING
01 DE OUTUBRO
Dia Internacional das Pessoas Idosas
“As Pessoas Idosas Impulsionam Ações Locais e Globais: as Nossas Aspirações, o Nosso Bem-Estar e os Nossos Direitos.”
A comemoração deste dia, proposto pela ONU, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade de protegermos e cuidarmos dos mais idosos, bem como sensibilizar todos para os benefícios da convivência intergeracional.
Por isso, o PNC propõe para esta celebração o visionamento da longa-metragem de animação Os Demónios do Meu Avô, que nos leva à viagem de uma neta que descobre todo o valor do seu avô.
Sinopse:
Rosa, uma profissional de topo, altamente cotada no mercado empresarial, leva uma vida exigente e inteiramente dedicada ao seu trabalho. A morte do avô, de quem se tinha progressivamente afastado, devido ao trabalho inesgotável, acaba por lhe provocar um ataque de stress que coloca em dúvida as suas escolhas. Então, Rosa decide abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô. Ao chegar à propriedade isolada, no meio da paisagem transmontana, descobre que o avô lhe deixou um conjunto de terras praticamente abandonadas e a casa da sua infância quase em ruínas. Levada pelo remorso e pela necessidade de encontrar novo rumo para si, tenta reconstruir a casa e os campos. Contudo, não está sozinha. Além das pessoas com quem estabelecerá novos laços, surge um grupo de demónios de barro modelados...
Disponível para as escolas no streaming do PNC
PROGRAMAÇÃO FLASH/EFEMÉRIDE
PLATAFORMA DE STREAMING
02 DE OUTUBRO
Dia da Não-Violência e da Paz
Este dia comemora-se anualmente a 2 de outubro e a data internacional foi instituída pelas Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse dia, em 1869.
O objetivo do Dia Internacional da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, e a sociedade em geral para a necessidade de uma educação para a paz, promotora de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
É na escola que esta mudança deve começar. Assim, o PNC propõe o visionamento da longa-metragem de ficção Recreio, de Laura Wandel.
Sinopse:
Nora tem sete anos e regressou à escola com Abel, o seu irmão mais velho. Quando ela percebe que ele é constantemente atormentado por alguns colegas, quer protegê-lo e contar aos pais. Mas ele obriga-a a guardar segredo. A pequena vê-se assim dividida entre o que considera certo e a lealdade à promessa que fez.
Em competição na secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes (onde arrecadou o prémio FIPRESCI), este é um drama sobre "bullying" e violência emocional entre crianças, que conta com assinatura da realizadora belga Laura Wandel.
Disponível para as escolas no streaming do PNC
DIVULGAÇÃO PNC 25/09/2025
PROGRAMAÇÃO FLASH/EFEMÉRIDE
PLATAFORMA DE STREAMING
25 DE SETEMBRO
Dia da Sustentabilidade
Coincidindo com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Nações Unidas, neste dia procura-se consciencializar a sociedade sobre a necessidade de preservar os recursos naturais, combater as desigualdades sociais e promover práticas empresariais éticas. Propomos às escolas o visionamento do filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, uma curta-metragem de Bruno Caetano. É que numa cidade onde a natureza foi proibida, o Sr. Jacinto insiste em gostar de tratar de plantas… o que irá acontecer-lhe?
Disponível para as escolas no streaming do PNC
PROGRAMAÇÃO FLASH/EFEMÉRIDE
PLATAFORMA DE STREAMING
26 DE SETEMBRO
Criado pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia em 2001, este dia tem como objetivo celebrar o rico património linguístico e a diversidade cultural do continente europeu.
No atual contexto sociocultural de grandes mudanças, o PNC propõe às escolas o visionamento da longa-metragem de animação FLEE-A FUGA, de Jonas Poher Rassmussen, um filme em que se ouvem falar diversas línguas: dinamarquês, dari, a língua materna do protagonista afegão, russo (durante a jornada do protagonista) e pequenos trechos de cinejornal em sueco, inglês e francês. Uma homenagem à diversidade linguística e cultural!
Sinopse:
Amin era menor quando chegou à Dinamarca sozinho, vindo do Afeganistão. Hoje, com 36 anos, é um académico de sucesso e está noivo do seu namorado de longa data. Mas esconde um segredo há mais de 20 anos, que começa a ameaçar arruinar a vida que construiu para si. Amin, pela primeira vez, partilha a sua história com um amigo chegado.
Um documentário feito na primeira pessoa, em jeito de entrevista, FLEE – A FUGA alarga os limites do género fílmico, retratando a experiência de um refugiado através da linguagem da animação, para apresentar um comovente livro de memórias.
Disponível para as escolas no streaming do PNC
FILMES - CONVERSAS - OFICINAS
24 A 30 DE SETEMBRO - 2025
PORTUGAL / ESTADOS UNIDOS
CineMar - 5ª Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar
De 24 a 30 de setembro festejamos mais uma vez o Mar e o Cinema! Lançamos por isso o convite: Vamos “cinemar”?
A CineMar – 5ª Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar – Filmes, Conversas e Oficinas (Portugal/ Estados Unidos) somando neste ano uma “mão cheia de edições”, apresenta uma programação em que, tendo o Mar como referente, parte da pergunta: O que pode hoje significar olhar o Mar? Propondo também, além do debate e da reflexão, um desafio a um “fazer” a partir do cinema, com a produção de filmes e de outros trabalhos.
Esta edição decorrerá, como habitualmente, num formato híbrido (online e presencial), em Auditórios Escolares, Museus, Bibliotecas, entre outros, de modo a possibilitar o desenvolvimento das atividades em Portugal e nos Estados Unidos.
No conjunto das atividades online, além do passe gratuito para os filmes incluídos na coleção online, apresentamos várias oficinas de cinema e conversas sobre filmes/livros/ilustrações/projetos, igualmente de acesso gratuito. Todas as atividades são bilíngues (Português/Inglês).
Poderão ter acesso a toda a informação na Página: https://breaktheanchor.com/cinemar/
Os links:
mceu@breaktheanchor.com
FORMAÇÃO SOBRE CINEMA
INSCRIÇÕES A DECORRER!
AFCD ONLINE
09 DE SETEMBRO - 14:30H ÀS 18:30H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
TAKE 25 - Abertura do Ano Letivo: Masterclass com Abi Feijó
No próximo dia 9 de setembro, entre as 14:30 e as 18:30, vai realizar-se uma Ação de Formação de Curta Duração online – Take 25: Abertura do Ano Letivo: Masterclass com Abi Feijó.
As AFCD online do Plano Nacional de Cinema integram o conjunto de objetivos estipulados no Despacho 2022/65, de 5 de janeiro, para o PNC. Visam aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com a escola em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística.
A presente ação assinala o arranque do novo ano letivo, destinando-se a:
Apresentar novos recursos fílmicos em estreia na plataforma streaming;
Dinamizar uma masterclass com um dos nomes mais importantes do cinema português - Abi Feijó;
Sensibilizar os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas;
Divulgar práticas pedagógicas importantes na área do cinema que têm estado em curso nas comunidades educativas.
Objetivos:
Apresentar novos recursos fílmicos do PNC;
Valorizar a arte do cinema enquanto forma de expressão que realiza uma síntese a partir do contributo de diferentes áreas artísticas e técnicas;
Dar a conhecer aos formandos personalidades e processo(s) criativo(s) que se têm revelado marcantes no panorama do cinema português;
Valorizar a expressão multidisciplinar no cinema de animação, promovendo a literacia fílmica;
Trabalhar com os alunos as temáticas abordadas nos filmes que irão estar em análise;
Sensibilizar os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas, em relação com o currículo;
Partilhar práticas pedagógicas cinematográficas em curso em várias escolas;
Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com todos aqueles que exercem a profissão do cinema a partir de diferentes perspetivas, incluindo a criação, produção, programação, a investigação e docência.
Esta ação é promovida pelo PNC com o apoio do CFAE Calvet de Magalhães.
O programa completo e o respetivo link de acesso serão enviados, em breve, pelo CFAE Calvet de Magalhães.
INSCRIÇÕES A DECORRER até 08 de setembro.
Observações:
A participação na ACD é gratuita.
Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães, tendo um custo de 5 euros.
2 0 2 5 / 2 0 2 6
A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s D r . J ú l i o M a r t i n s C h a v e s
MONSTRINHA e MONSTRINHA Vai à Escola: Inscrições ABERTAS para a edição de 2025!
A MONSTRINHA tem uma longa história de amizade com várias escolas, cinemas e outras entidades parceiras em todo o país. Nos últimos 24 anos o cinema de animação levou muita felicidade, diversão e aprendizagem a mais de 400 mil crianças e jovens estudantes, dando a conhecer narrativas que promovem valores como a união, o respeito, o afecto, a solidariedade, e a importância da protecção do meio ambiente para a comunidade.
Em 2024 a MONSTRINHA chegou a cerca de 30 mil crianças! No ano em que celebramos 25 anos de existência queremos que sejam ainda mais! E para tal precisamos da tua presença e da de muitas amigas e amigos que ainda não conhecem mas que com a tua ajuda podem passar a conhecer a MONSTRINHA.
Se também acreditas no cinema como uma ferramenta educativa, convidamos a tua escola a marcar uma sessão com a MONSTRINHA.
Em 2025, regressamos com 4 sessões especialmente desenvolvidas para os alunos da Educação Pré-escolar (3 aos 5 anos), do Ensino Básico (6 aos 9 anos e 10 aos 14 anos), e do Ensino Secundário, a nossa Geração M (15 aos 17 anos). Apresentamos uma seleção diversificada de filmes que vão estimular a criatividade e gerar o debate sobre as mais diversas temáticas.
Enquanto a MONSTRINHA Vai À Escola leva os filmes às escolas de todo o país, a MONSTRINHA promove a vinda das escolas aos cinemas e auditórios de Lisboa para ver o cinema de animação em grande ecrã durante os dias do Festival MONSTRA.
INSCREVE a tua escola e DIVULGA para que outras se inscrevam também!
MONSTRINHA Vai à Escola
Datas: 24 de Fevereiro a 14 de Março de 2025
Local: na tua escola!
Valor: 1,00€ por aluno (gratuito para crianças de famílias em situação de carência e para acompanhantes)
MONSTRINHA
Datas: 20 a 30 de Março de 2025
Locais: Cinema São Jorge, Museu Nacional de Etnologia, Centro Cultural de Carnide, Auditório Camões, Auditório da Escola Secundária D. Dinis, Auditório da Escola Secundária Rainha D. Leonor.
Valor: 1,00€ por aluno (gratuito para crianças de famílias em situação de carência e para acompanhantes)
Carvalho, Paulo Jerónimo (02/12/2024) DGE- PNC
Novos Filmes na Plataforma streaming do PNC
Belle, 2021, de Mamoru Hosoda
A Sala dos Professores, 2023, de Ilker Çatak
Continuando a contemplar diferentes categorias, géneros e cinematografias, de modo a promover o conhecimento e a valorização do património cinematográfico por parte dos alunos, o Plano Nacional de Cinema apresenta dois novos filmes internacionais no seu catálogo, das cinematografias japonesa e alemã: Belle, 2021, de Mamoru Hosoda, e A Sala dos Professores, 2023, de Ilker Çatak.
No caso de Belle, estamos perante uma versão moderna do clássico conto de fadas A Bela e o Monstro. Trata-se de mais um filme do japonês Mamoru Hosoda (autor de Mirai), produzido pelo Studio Chizu. Apresenta-se como uma visão sobre a realidade, o futuro e a identidade humana, revelando-se como uma longa-metragem que também aborda questões de amizade, solidariedade e amor familiar, bem como alguma crítica ao mundo das redes digitais. O filme recebeu uma ovação em pé na sua estreia em Cannes, cinco nomeações para os prestigiados Annie Awards e bateu recordes de bilheteira no Japão e Estados Unidos.
Classificação etária: M/12 anos.
Sinopse - Após a morte da mãe, Suzu isola-se no seu próprio mundo. Certo dia, enquanto navega pela internet, entra no mundo "U", um universo virtual com mais de cinco mil milhões de membros, onde sente ter finalmente a oportunidade de recomeçar uma “nova vida”. Naquele lugar, longe da realidade em que tem vivido, Suzu transforma-se em Belle, uma cantora pop muito famosa, segura de si e admirada por todos.
Quanto ao filme A Sala de Professores, é um trabalho importante da mais recente cinematografia alemã. Em cerca de 90’, o realizador Ilker Çatak procura demonstrar-nos um espelho do mundo real, usando precisamente o espaço da escola.
Sinopse - Carla Nowak, professora de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola básica e destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando se verificam uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta fazer a mediação entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite. O filme recebeu vários prémios em festivais alemães e internacionais.
Classificação etária: M/ de 12 anos
Ambos os filmes estão disponíveis na plataforma streaming do PNC.
Carvalho, Paulo Jerónimo (22/11/2024) DGE- PNC
O PNC é dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
TAKE 21 - AFCD ONLINE
17 DE FEVEREIRO - 18H ÀS 21H
INSCRIÇÕES ABERTAS
VAMOS FALAR DE CINEMA?
OS VERDES ANOS
Esta ação tem como objetivo divulgar a obra Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, junto das comunidades educativas, dando continuidade ao aprofundamento da relação do cinema com a escola em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: - Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Esta ACD insere-se no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Carlos Paredes, a decorrer em 2025 e procura também dar mais visibilidade à obra musical deste grande vulto da cultura e da música portuguesas. As AFCD do PNC constituem-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas.
Objetivos:
Contextualizar a produção e criação de Os Verdes Anos no Portugal dos anos 60 e reconhecer elementos caraterizadores do denominado Cinema Novo português.
Conhecer o(s) processo(s) criativo(s) de dois autores de importância fundamental na cultura portuguesa: Paulo Rocha e Carlos Paredes.
Reconhecer a importância de Carlos Paredes na produção de música para cinema.
Valorizar a arte do cinema enquanto forma de expressão que realiza uma síntese a partir do contributo de diferentes áreas artísticas e técnicas.
Trabalhar com os alunos as temáticas abordadas no filme Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, sensibilizando os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas.
Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com todos aqueles que exercem a profissão do cinema a partir de diferentes perspetivas, incluindo a programação, a investigação e a docência.
Conteúdos:
A obra Os Verdes Anos no Portugal dos anos 60.
Elementos caraterizadores do denominado Cinema Novo português.
Aspetos fundamentais nos processos criativos de Paulo Rocha e Carlos Paredes.
O papel de Carlos Paredes na produção de música para cinema.
Reflexão sobre processos criativos, temáticas, técnicas, composições, sons, vozes, possibilidades de utilização do cinema em contexto pedagógico.
Convidados:
Filipa Rosário (Investigadora e Professora - Universidade de Lisboa - FLUL)
Ricardo Vieira Lisboa (Investigador e Programador - Cinemateca Portuguesa)
Nota:
Esta ação é promovida pelo PNC com o apoio do CFAE Calvet de Magalhães.
O programa completo e o respetivo link de acesso serão enviados posteriormente pelo CFAE Calvet de Magalhães.
Observações:
A participação na ACD é gratuita.
Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães, tendo um custo de 5 euros.
A AO NORTE já abriu as inscrições para o AÇÃO.11! Festival Luso - Galaico de Vídeo Escolar https://www.encontrosdecinema.pt/acao11.php
ENCONTROS Festival de Cinema de Viana
Ação.11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar é uma secção competitiva dos Encontros / 25.º Festival de Cinema de Viana. Com o objetivo de promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar, é aberto a todas as turmas, grupos de alunos ou Clubes de Cinema das escolas portuguesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e às escolas da Galiza de escolaridade ...
NEWSLETTER #2 06/02/2025
PROGRAMAÇÃO
CICLO PNC
07 A 14 DE FEVEREIRO
Semana dos Afetos, Amores e Paixões!
Todos os anos, por altura do Dia dos Namorados (14 de fevereiro), o PNC propõe às escolas uma semana para celebrar os afetos, através de diferentes narrativas cinematográficas. Neste ano as sugestões são quatro: três filmes de ficção, um deles de animação, e um documentário. A ligá-los, um denominador maior nas temáticas do cinema: a representação de sentimentos entre as pessoas. Entre Ilda e Júlio, em Os Verdes Anos, 1963, de Paulo Rocha; entre Miguel e Luísa, em Uma Pedra no Bolso, 1988, de Joaquim Pinto; entre José e Pilar, em José e Pilar, 2010, de Miguel Gonçalves Mendes; e, finalmente, entre Suzu/Belle e o monstro, em Belle, 2021, de Mamoru Hosoda. Através do cinema, convidamos todos a descobrir universos onde imperam o amor e a paixão, mas também o sofrimento e a desilusão.
Todos os filmes têm a classificação de M/12 anos.
Os Verdes Anos, 1963, de Paulo Rocha. Júlio, de dezanove anos, desloca-se da província para Lisboa, tentando a sorte e procurando ganhar a vida como sapateiro…
Uma Pedra no Bolso, 1988, de Joaquim Pinto. O primeiro filme de Joaquim Pinto conta uma história de iniciação e conflito na transição para a idade adulta…
José e Pilar, 2010, de Miguel Gonçalves Mendes. Baseado no registo do dia a dia de José Saramago e Pilar Del Rio em Lanzarote e nas suas viagens de trabalho pelo mundo, este filme apresenta-se como um retrato intimista do casal…
Belle, 2021, de Mamoru Hosoda. Após a morte da mãe Suzu afastou-se dos amigos e isolou-se no seu próprio mundo. Certo dia, enquanto navega pela internet, entra no mundo U, um universo virtual com mais de cinco mil milhões de membros…
FILME_DEBATE
19 DE FEVEREIRO
No próximo dia 19 de fevereiro, quarta-feira, entre as 14:30h. e as 18:00h, no Auditório Municipal de Albufeira, vai realizar-se uma sessão escolar de cinema, dinamizada pela Academia Portuguesa de Cinema e pelo Plano Nacional de Cinema, em colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira. Esta sessão ocorre no âmbito da 11.ª edição do Prémio Sophia Estudante, organizado pela Academia Portuguesa de Cinema.
Vai ser projetado o filme Aparição (2018), de Fernando Vendrell. A sessão vai contar com a presença de Ana Isabel Soares (UAlg), Jaime Freitas (ator), João Cachola (ator) e Victória Guerra (atriz) que, no final da projeção, irão conversar com os alunos.
AFCD ONLINE
06 DE MARÇO - 18:00H ÀS 21:00H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
TAKE 22 - O Cinema de Regina Pessoa
Esta ação tem como objetivo divulgar a obra integral de Regina Pessoa junto das comunidades educativas, a saber: A Noite, História Trágica com Final Feliz, Kali, O Pequeno Vampiro e Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias. Assim, dá-se continuidade ao aprofundamento da relação do cinema com a escola em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: Informação e Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Esta AFCD insere-se no âmbito de uma programação dedicada ao papel cultural das mulheres cineastas no cinema português, a propósito do dia 8 de março. As AFCD do PNC constituem-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas.
A Noite, 1999, de Regina Pessoa. Trata-se de uma pequena história sobre duas vidas solitárias que não comunicam entre si, nessa solidão se condensando o sentido e dimensão da noite. …
História Trágica com Final Feliz, 2005, de Regina Pessoa. Há pessoas que são diferentes. E tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão…
Kali, o Pequeno Vampiro, 2012, de Regina Pessoa. Esta é a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha em encontrar o seu lugar…
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias, 2019, de Regina Pessoa. A partir das memórias afetivas e visuais da infância, a autora pretendeu fazer uma homenagem ao seu tio Tomás…
Objetivos:
Divulgar iniciativas e programação cultural em curso na área do cinema.
Contextualizar a criação de Regina Pessoa no panorama criativo do cinema de animação português.
Analisar formas, conteúdos, espacialidade e processos criativos no trabalho de Regina Pessoa.
Reconhecer grandes linhas temáticas abordadas nesta obra fílmica: medo, insegurança, confiança, discriminação, solidão, diferença.
Valorizar a arte do cinema enquanto forma de expressão que realiza uma síntese a partir do contributo de diferentes áreas artísticas e técnicas.
Trabalhar com os alunos diferentes temáticas abordadas, sensibilizando os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas.
Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com todos aqueles que exercem a profissão do cinema a partir de diferentes perspetivas, incluindo criação, programação, investigação, crítica e docência.
Conteúdos:
Divulgação da 25.ª Edição do Festival Monstra/Monstrinha.
Divulgação do Festival Porto Femme.
Contextualização e importância da obra de Regina Pessoa no panorama do cinema de animação português.
Elementos caracterizadores do cinema de Regina Pessoa: temáticas, técnicas, composições, sons, vozes.
Possibilidades de utilização em contexto pedagógico.
Convidados:
Rita Capucho (Diretora do Festival Porto Femme, Programadora, Produtora)
Fernando Galrito (Diretor da MONSTRA, Realizador e Professor)
Mariana Liz (Investigadora e Professora)
Pedro Serrazina (Realizador e Professor)
INSCRIÇÕES A DECORRER até 4 de março.
Observações:
A participação na ACD é gratuita.
Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães, tendo um custo de 5 euros.
CICLO PNC
06 A 14 DE MARÇO
12 Mulheres no Cinema Português
Associando-se à efeméride do Dia Internacional da Mulher (8 de março), o PNC propõe às escolas a celebração da SEMANA DA MULHER (6 a 14 de março), através de uma ampla programação cinematográfica na plataforma em streaming, valorizando o trabalho de 12 mulheres no cinema português, cinco realizadoras e sete atrizes. Privilegiando um leque de trabalhos autorais de mulheres cineastas portuguesas que se têm distinguido em campos tão diferentes como a animação, o documentário e a ficção, esta proposta inclui:
A integral de Regina Pessoa: A Noite, História Trágica com Final Feliz, Kali, O Pequeno Vampiro e Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias…
A Gruta de Darwin, 2017, 13´, de Joana Toste. Exposto como um diário de alguém, este filme fala-nos da transmissão de experiência entre mães e filhas…
Com Quase Nada, 2000, 60´, de Margarida Cardoso e Carlos Barroco. A maior parte da população de Cabo Verde é jovem, e as crianças são a referência principal deste documentário…
Dossiê pedagógico disponível AQUI
Batida de Lisboa, 2019, 75´, de Rita Maia e Vasco Viana. Os realizadores dão-nos a conhecer a vida de uma série de músicos que se debatem com diversas questões identitárias…
Lobo e Cão, 2022, 111´, de Cláudia Varejão. Ana nasceu na pequena vila de Rabo de Peixe, em São Miguel (Açores). Sentindo-se presa, o seu grande sonho é ir para um lugar onde possa ser quem quiser…
Neste contexto, o PNC destaca igualmente o trabalho de sete atrizes extraordinárias na História do Cinema Português:
Os filmes estão disponíveis na plataforma streaming do PNC. As sinopses dos filmes estão disponíveis no site do PNC, clicando nas respetivas imagens.
INICIATIVA PNC
DE MARÇO A JULHO
O Meu Filme Favorito
Segunda edição da iniciativa O meu Filme Favorito, desafio que o Plano Nacional de Cinema lança aos alunos de todos os níveis de ensino, com o acompanhamento/mediação dos professores!
O objetivo é promover o gosto pelo cinema, através da produção de um pequeno vídeo que reúna testemunhos dos alunos em torno das suas preferências, com a duração máxima de 3 minutos…
ATIVIDADES NAS ESCOLAS
CINEMA EM SALA
MARÇO
O Cinema está à tua espera!
Continuando a privilegiar a realização de sessões escolares em sala de cinema, ao longo do mês de março está prevista a realização de várias sessões de cinema para alunos de Barcelos, Braga, Elvas e Lisboa.…
TAKE 23 - Linha Vermelha de José Filipe Costa
A ação tem como objetivo divulgar e trabalhar o filme Linha Vermelha, de José Filipe Costa, fornecendo sugestões e pistas de trabalho pedagógico aos docentes, para implementação em contexto escolar. Assim, dá-se continuidade à apropriação do cinema português por parte da escola, em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: - Informação e Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Esta AFCD insere-se no âmbito de uma programação cinematográfica direcionada para trabalhar questões da relação do cinema português com as transformações sociopolíticas e culturais que ocorreram durante a conjuntura revolucionária do 25 de abril, permitindo articular e propor reflexões sobre as temáticas arte/cinema/política e/ou arte/cinema/transformações sociais. Neste contexto, será também trabalhado o dossiê pedagógico da coleção PNC sobre o presente filme. As AFCD's do PNC constituem-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas.
Objetivos:
· Divulgar iniciativas e programação cultural em curso na área do cinema.
· Contextualizar a criação da obra Linha Vermelha, quer no contexto histórico da sua produção, quer em relação ao panorama da História do cinema português.
· Reconhecer intencionalidades e grandes linhas temáticas abordadas na obra de José Filipe Costa, analisando formas, conteúdos e linhas estéticas no seu trabalho.
· Trabalhar com o dossiê pedagógico sobre o filme Linha Vermelha.
· Valorizar a arte do cinema enquanto forma de expressão que realiza uma síntese a partir do contributo de diferentes áreas artísticas e técnicas.
· Sensibilizar os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas.
· Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com todos aqueles que exercem a profissão do cinema a partir de diferentes perspetivas, incluindo criação, programação, investigação, crítica e docência.
Conteúdos:
· Divulgação das próximas edições dos Festivais Indie Lisboa e Festa do Cinema Italiano.
· Contextualização e importância da obra de José Filipe Costa no panorama da História do cinema português.
· Elementos caraterizadores do cinema do autor: ativismo, militância, linhas de abordagem temática e aspetos técnico-artísticos.
· Possibilidades de utilização em contexto pedagógico.
Convidados:
· Convidados da área dos Festivais de Cinema a serem divulgados: Jéssica Pestana (Equipa do Indie Lisboa) e Stefano Savio (Diretor da Festa do Cinema Italiano)
· Paulo Cunha (Investigador e Professor Universitário)
· José Filipe Costa (Realizador, Investigador e Professor Universitário)
INSCRIÇÕES A DECORRER até 28 de março.
________________I N S C R I Ç Õ E S C F A E_____________________
INSC Observações:
· A participação na ACD é gratuita.
· Caso pretenda creditação, deve solicitar o certificado de frequência ao CFAE Calvet de Magalhães, tendo um custo de 5 euros.
A b r i l
n o
P N C
A Revolução de Maio, 1937, 138min, de António Lopes Ribeiro.
Trata-se do mais importante filme de propaganda produzido pelo Estado Novo. O filme conta a história da conversão ao salazarismo de um agitador bolchevique…
Espias (versão não censurada e versão censurada), 1964-1965, 53s-52s, de Sevais Trigo.
Num ambiente de mistério e no interior de uma mansão, vários crimes são cometidos. O anúncio, destinado a promover uma marca de óleo para motores, seria censurado, obrigando o autor a fazer nova versão, com uma única alteração…
Belarmino, 1964, 72min, de Fernando Lopes.
O filme Belarmino relata uma história de solidão, medo e derrota, e é uma das obras-chave do cinema novo português…
Os Salteadores, 1993, 15min, de Abi Feijó.
Em plenos anos 50, numa viagem noturna, de carro, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens, capturados e mortos no decorrer da Guerra Civil Espanhola…
Cartas a Uma Ditadura, 2006, 60min, de Inês de Medeiros.
Documentário que revisita a memória dos anos de salazarismo, através do olhar e testemunho de várias mulheres que, durante o regime, foram convidadas a manifestar o seu apoio a Salazar…
Capitães de Abril, 2000, 123min, de Maria de Medeiros.
Em Portugal, na noite de 24 de abril de 1974, o rádio tocava uma canção proibida, "Grândola". Era o esperado sinal para o grupo militar que iria mudar o destino do país…
As Armas e o Povo, 1975, 81min, CTAC.
O documentário aborda o período que vai do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974, ilustrando a ação militar e a movimentação de rua, tendentes ao desmantelamento do aparelho social e político do fascismo…
Linha Vermelha, 2011, 80min, de José Filipe Costa.
Em 1975, a equipa de Thomas Harlan filmou a ocupação da herdade da Torre Bela, no centro de Portugal. Linha Vermelha revisita esse filme emblemático do período revolucionário português…
AFCD ONLINE
06 DE MAIO - 18:00H ÀS 21:00H
VAMOS FALAR DE CINEMA?
TAKE 24 - Masterclass com Nuno Beato + Práticas pedagógicas cinematográficas
Esta ação tem como objetivo promover uma reflexão sobre práticas pedagógicas em torno do cinema, dando continuidade ao aprofundamento da relação do cinema com a escola em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: - Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Neste contexto a ACD irá incluir uma masterclass sobre processos de criação cinematográfica. As ACD's do PNC constituem-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas.
Os Demónios do Meu Avô, 2022, de Nuno Beato.
Rosa decide abandonar a cidade e partir ao encontro do lugar e das memórias da sua infância, vivida ao lado do seu avô…
Objetivos:
Partilhar práticas pedagógicas cinematográficas em curso em várias escolas.
Valorizar a arte do cinema enquanto forma de expressão que realiza uma síntese a partir do contributo de diferentes áreas artísticas e técnicas.
Dar a conhecer aos formandos processo(s) criativo(s) que se têm revelado marcantes no panorama do cinema de animação português.
Refletir sobre a representação da realidade através das técnicas da animação.
Valorizar a expressão multidisciplinar no cinema de animação, promovendo a literacia fílmica.
Sensibilizar os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema de animação nas práticas educativas, em relação com o currículo.
Trabalhar com os alunos as temáticas abordadas no filme que irá estar em análise, sensibilizando os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas.
Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com todos aqueles que exercem a profissão do cinema a partir de diferentes perspetivas, incluindo a criação, produção, programação, a investigação e docência.
Conteúdos:
Práticas pedagógicas cinematográficas nas escolas.
Processos criativos em animação, com destaque para a longa-metragem de animação Os Demónios do meu Avô, de Nuno Beato.
Reflexão sobre temáticas, técnicas, composições, narrativas, sons, vozes.
Possibilidades de utilização do cinema em contexto pedagógico.
INSCRIÇÕES A DECORRER até 05 de maio.
"NO IMPOSSÍVEL SONHAMOS"
CICLO PNC
JUNHO
Mês da Criança
Ao longo de todo o mês de junho, o PNC celebra o mês da criança com cinema, destacando a curta-metragem portuguesa que mais impacto tem tido junto das escolas no presente ano letivo, O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano. No contexto de dar a conhecer às crianças e jovens portugueses a grande cinematografia proveniente do Japão, sugere-se o visionamento de três longas-metragens, duas de autoria de Mamoru Hosoda, um dos grandes nomes da animação japonesa e uma longa-metragem de ficção de Tomotaka Tasaka.
Primeiro vamos conhecer o estranho Sr. Jacinto, que tem uma grande paixão por plantas. A curta-metragem de animação de Bruno Caetano tem feito grande sucesso nas escolas e pode ser vista por todos! Depois, também vamos saber quem é o menino Kun, de 4 anos, como é que ele conheceu a sua irmã Mirai e como isso foi importante para ele. Mas vamos igualmente conhecer a história incrível da adolescente Suzu e dos seus amigos, uma versão moderna do clássico conto de fadas A Bela e o Monstro. Também é de Mamoru Hosoda e, tal como Mirai, aborda questões de amizade, solidariedade e amor familiar, bem como alguma crítica ao mundo das redes digitais.
Por último, recomendamos a exploração de um novo título na plataforma streaming: O Menino da Ama, do japonês Tomotaka Tasaka.
O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto
2019, 10min, m6
Bruno Caetano
Curta-metragem de animação de volumes, cuja história é protagonizada por um homem que, a viver numa cidade distópica, dominada por alcatrão e controlada por vigilantes anti-natureza, insiste em amar e cuidar de qualquer manifestação de vida vegetal…
Mirai
2018, 98min, m6
Mamoru Hosoda
Kun, de quatro anos, era uma criança feliz até à chegada de Mirai, a sua irmã recém-nascida. De um momento para o outro, sem que ninguém lhe explicasse os motivos, vê-se a perder toda a atenção dos adultos, até aí sempre preocupados com o seu bem-estar…
Belle
2021, 121min, m12
Mamoru Hosoda
Após a morte da mãe, de quem era muito próxima, Suzu afastou-se dos amigos e isolou-se no seu próprio mundo. Certo dia, enquanto navega pela internet, entra no mundo U…
O Menino da Ama
1955, 142min, m12
Tomotaka Tasaka
Decidida a saldar uma antiga dívida de gratidão, Hatsu desloca-se de Akita para Tokyo de modo a oferecer os seus serviços enquanto ama dos Kajiki, família urbana exemplarmente burguesa…
N O V O F I L M E
STREAMING PNC
O Menino da Ama
O PNC recomenda a exploração do novo título na plataforma streaming: O Menino da Ama, de Tomotaka Tasaka. A jovem Hatsu parte rumo a Tóquio para ser ama da abastada família Kajiki. Com o coração sempre dividido entre o campo e a nova cidade, a rapariga tenta habituar-se à azáfama da metrópole. Entretanto, acaba por desenvolver uma relação de cumplicidade com Katsumi, o filho mais novo da família Kajiki. Discussões sobre estatuto social e o psicológico feminino estão na ordem do dia desta obra-prima do cinema japonês. O filme está indicado para maiores de 12 anos.
DISPONÍVEL ONLINE
TAKE 24 - Masterclass com Nuno Beato + Práticas pedagógicas cinematográficas
Já se encontra disponível, no canal de Youtube do PNC, a gravação da AFCD online do passado dia 6 de maio - TAKE 24 - Masterclass com Nuno Beato + Práticas pedagógicas cinematográficas. Esta ação teve como objetivo promover uma reflexão sobre práticas pedagógicas em torno do cinema, dando continuidade ao aprofundamento da relação do cinema com a escola. Contou ainda com uma masterclass do produtor e realizador de cinema de animação Nuno Beato que incidiu sobre os processos de criação do filme Os Demónios do Meu Avô.
CINEMA EM SALA
JUNHO
O Cinema está à tua espera!
O dispositivo “O Cinema está à tua espera” continua a levar centenas de alunos às salas de cinema! Em junho estão agendadas sessões de cinema para alunos de Amarante, Mortágua e Viana do Castelo…
E S C O L A S
MAIO
Práticas pedagógicas nas escolas…
A experiência artística do cinema e as atividades de fruição de cinema com a presença de convidados têm-se destacado nas práticas escolares ao longo de todo o ano letivo e aqui damos testemunho de algumas dessas atividades.
O cinema de animação recolhe muitas preferências, como é o caso das atividades desenvolvidas no AE de Barcelinhos, que implementa o Projeto Cin’Arte 3, e no AE João da Silva Correia, São João da Madeira, cujas atividades no âmbito do Projeto "Somos agentes de mudança no mundo" incluíram a presença do realizador José Miguel Ribeiro. A fruição de cinema de animação também esteve em destaque no AE Dr. António Granjo, em Chaves, bem como a realização de um conjunto de atividades de inclusão com cinema. Na EB Dr. Afonso Abrantes, em Mortágua, a fruição cinematográfica privilegiou a articulação com um projeto de solidariedade. No AE dos Templários, em Tomar, teve lugar a 10.ª Edição da Semana Cultural, com um forte componente ao nível das atividades cinematográficas. O mesmo aconteceu no AE do Cadaval, que desenvolve um projeto cinematográfico amplo, com uma componente de fruição e uma outra ligada à produção cinematográfica. Também no AE D. Pedro IV, em Vila do Conde, têm tido forte continuidade as atividades ligadas, quer à fruição cinematográfica, quer à organização de exposições alusivas a diferentes temáticas sobre cinema. …
O PNC em eventos escolares cinematográficos
O Plano Nacional de Cinema tem procurado continuamente estar presente em eventos/iniciativas/festivais com uma componente escolar, através da participação da coordenação nacional, e, ao longo do mês de maio, têm sido diversos os eventos em destaque, que, do norte ao sul do país, promovem a cultura do cinema e do audiovisual junto de comunidades educativas.
Salientamos: em 9 de maio, participação do PNC no Fórum Cinema e Escola (Encontros de Cinema de Viana do Castelo), tendo sido importante estar com diferentes representantes de projetos educativos com cinema: João Católico (Projeto Frame), Neva Cerantola (Cinemateca Júnior), Nuno Oliveira (Projeto Anima Van) e Joana Canas Marques (Projeto Educativo do Batalha - Centro de Cinema); em 16 de maio, presença numa TALK sobre o PNC na 2.ª Edição do Festival Entre Curtas (Chaves), um jovem festival de cinema em crescimento, com a Diretora do Entre Curtas, Alexandrina Martins, David Dias (equipa PNC no AE Dr. Júlio Martins, em Chaves), Anabela Branco de Oliveira (UTAD), alunos do 8.º Ano do AE Dr. Júlio Martins (Chaves), vários professores das equipas do PNC, com os convidados e o público em geral; em 21 de maio, organização e participação na sessão «O Cinema está à tua espera», na Cinemateca Portuguesa, para cerca de 200 alunos de dois agrupamentos de escolas (AE Portela e Moscavide e AE Monte de Caparica), para assistirem à projeção de Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, com a presença da realizadora, que falou com os alunos; em 22 de maio, palestra sobre o PNC na ESECS – Instituto Politécnico de Portalegre, com o Professor Luís Cardoso, o realizador Frederico Corado e a produtora Beatriz Cachulo; em 26 de maio, participação na Cerimónia de Entrega de Prémios da 3.ª Edição do Festival de Vídeo Escolar I5 - IFIVE, no TAGV, em Coimbra, um festival que tem a parceria do PNC e tem como missão incentivar a produção e exibição de curtas-metragens realizadas por jovens, promovendo a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar. O projeto é coordenado pelo professor José Vieira (ES Avelar Brotero), a coorganização da Associação Videolab, da ES Avelar Brotero, ES Quinta das Flores, ES José Falcão, AE Eugénio de Castro, AE Coimbra Sul, AE Zona Urbana da Figueira da Foz e AE da Lousã, entre muitas outras parcerias que viabilizam a realização deste evento anualmente; em 28 de maio, participação na Cerimónia de Entrega de Prémios da 1.ª Edição do Festival «Barreiro em Curtas», uma iniciativa da Escola Secundária de Casquilhos, com coordenação da professora Helena Sardinha Pereira e as parcerias do Cineclube do Barreiro e do Plano Nacional de Cinema, e apoios da Câmara do Municipal do Barreiro, Rotary Club do Barreiro e Global Teacher Prize, com a participação de alunos do Ensino Secundário de várias escolas do concelho do Barreiro.
C I N E M A
DISPONÍVEL ONLINE
Haverá Eleições
Encontra-se disponível no site da Fundação Gulbenkian a curta-metragem Haverá Eleições, 2025, de Cláudia Varejão, recentemente estreado e produzido pela Terratreme e pela Gulbenkian. Foi realizado no âmbito da exposição Haverá Eleições. 1975: as primeiras eleições livres em Portugal, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, em parceria com a Assembleia da República, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da RTP.
O filme revisita precisamente as primeiras eleições livres em Portugal, através das imagens e testemunhos de quem viveu este momento histórico.
NEWSLLETTER#7 21/07/2025
ATIVIDADES NAS ESCOLAS
ESCOLAS
ES DE BARCELINHOS
Sob a coordenação do professor Fernando Almeida, a Escola Secundária de Barcelinhos desenvolveu um programa diversificado que levou o cinema até aos seus alunos, tanto no histórico Theatro Gil Vicente como na própria escola…
ESCOLAS
AE ÁGUAS SANTAS
O Agrupamento de Escolas de Águas Santas, coordenado pela professora Fátima Seixas, desenvolveu duas iniciativas marcantes que celebraram tanto a história da instituição como a arte cinematográfica…
ESCOLAS
AE DE MUNDÃO
O Agrupamento de Escolas de Mundão, sob a coordenação da professora Helena Candoso, destacou-se pela diversidade de iniciativas que abrangeram desde a produção própria até à participação em programas nacionais de cinema de animação…
ESCOLAS
AE FERNÃO DE PÓ - BOMBARRAL
O Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, coordenado pelo professor Carlos Vinhais, desenvolveu uma programação que explorou as múltiplas dimensões do cinema, desde a produção estudantil até ao diálogo intercultural…
ESCOLAS
AE DE SANTA CATARINA - OEIRAS
O AE de Santa Catarina, através do professor José Santos, desenvolveu um projeto inovador na disciplina de Complemento da Educação Artística, resultando numa adaptação cinematográfica de qualidade…
ESCOLAS
AE DR. LUÍS MAURÍLIO DA SILVA DANTAS - MADEIRA
A escola madeirense, coordenada pela professora Luísa Vieira, desenvolveu um programa excecional que utilizou o cinema como ferramenta de aproximação à comunidade e de exploração de temas educativos diversos…
ESCOLAS
AE TEMPLÁRIOS - TOMAR
O Agrupamento de Escolas Templários, coordenado pela professora Margarida Rente, desenvolveu um programa excecional durante a sua 10.ª Semana Cultural, numa verdadeira celebração do cinema com múltiplas sessões dirigidas a diferentes faixas etárias, algumas delas já presentes na newsletter anterior…
ESCOLAS
AE DE OVAR
O Agrupamento de Escolas de Ovar, coordenado pelo professor Nelson Santos, desenvolveu uma iniciativa criativa que combinou cinema e artes visuais de forma inovadora. Ainda sob a coordenação do Professor Nelson, foi organizada uma exposição especial na biblioteca da escola para celebrar os 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões e uma atividade no âmbito da disciplina de Espanhol…
ESCOLAS
AE DE ALMODÔVAR
O Agrupamento de Escolas de Almodôvar, coordenado pela professora Paula Lagarto, desenvolveu um projeto ambicioso que uniu literatura clássica e técnicas de animação contemporâneas…
ESCOLAS
AE GONÇALO MENDES DA MAIA
Partilhas Cinematográficas
O AE Gonçalo Mendes da Maia, coordenado pela professora Ana Moutinho, desenvolveu uma iniciativa que colocou os alunos no centro da divulgação cinematográfica…
ESCOLAS
AP DE SÃO TOMÉ E PRINCÍPE
A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, sob a coordenação do professor Pedro Campos, desenvolveu duas iniciativas notáveis que demonstram a integração criativa do cinema na educação, envolvendo alunos e docentes em projetos interdisciplinares de grande valor pedagógico…
ESCOLAS
AE LIMA DE FREITAS
O Agrupamento de Escolas Lima de Freitas de Setúbal organizou, sob a coordenação do professor João Paulo Garrana Amaral, no passado dia 6 de junho, uma atividade exemplar de articulação entre diferentes programas educativos, que resultou numa experiência cinematográfica marcante para toda a comunidade escolar…
ESCOLAS
AE VISEU NORTE
O Agrupamento de Escolas Viseu Norte desenvolveu uma iniciativa notável através da criação de curtas-metragens pelos alunos do 9º ano. A atividade, coordenada pela professora Diva Maria Rodrigues de Freitas Morna Figueiredo, resultou numa colaboração frutífera entre o Plano Nacional de Cinema e a disciplina de Artes Visuais….
ESCOLAS
AE DE MOURE E RIBEIRA DE NEIVA
O Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva desenvolveu durante o ano letivo 24-25 um ambicioso projeto interdisciplinar centrado na temática da Interculturalidade/Diversidade Cultural, com envolvimento e colaboração da equipa do PNC na escola. Tratou-se de um ambicioso projeto interdisciplinar centrado na temática da Interculturalidade/Diversidade Cultural. As atividades programadas no âmbito deste Domínio de Autonomia Curricular (DAC) decorreu ao longo do 2º e 3º períodos letivos, envolvendo as turmas A, B e C do 8º ano e o cinema desempenhou um importante papel no conjunto de atividades programadas e concretizadas…
CINEMA EM SALA
AE MARTIM DE FREITAS - TAGV/COIMBRA
Realizou-se no passado dia 10 de julho uma sessão no âmbito de «O Cinema está à tua Espera», para 90 alunos acompanhados dos professores, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, de Coimbra. Foi visionado o filme «Recreio» de Laura Wandel…
________________________________________________________________________________________________________________________
AGENDA
PROJETO PEDAGÓGICO
INSCRIÇÕES A DECORRER
O projeto História & Estórias Ciganas é uma iniciativa de várias associações de professores que pretende resgatar da invisibilidade a componente multissecular cigana da cultura portuguesa através da (i) criação de conteúdos que promovam a inserção de aspetos da história e da literatura oral ciganas no currículo e do (ii) desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas de operacionalização desses conteúdos em diferentes disciplinas de diferentes níveis do ensino básico e secundário.
Para isso, pede-se a participação de professores das disciplinas de História, Português, Educação Visual, Educação Musical e Cidadania e Desenvolvimento que, com turmas de alunos ciganos e não ciganos, desenvolvam projetos pedagógicos de recolha de histórias de família, estórias da tradição oral, letras de canções e provérbios junto de comunidades ciganas, durante o ano letivo de 2025-26.
O PNC é consultor neste projeto e encontra-se a colaborar com a vasta equipa de entidades e associações participantes.
FETIVAL DE CURTAS-METRAGENS
INSCRIÇÕES A DECORRER
O Festival Curtas na Casa é o Festival de Curtas-Metragens promovido pela Casa do Artista, dirigido a alunos, a estudar em Portugal, do 1º ciclo ao ensino superior.
As curtas podem ser submetidas através do FilmFreeway, Curtas na Casa - FilmFreeway , até ao dia 12 de setembro. Cada aluno ou grupo de alunos poderá submeter até 3 curtas-metragens. As curtas devem ter no mínimo 1 minuto e no máximo 10.
CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS
INSCRIÇÕES A DECORRER
O Prémio galardoa anualmente filmes com duração de até sete minutos, em língua portuguesa ou legendado em português, sobre a importância do oceano. Podem concorrer ao Prémio jovens com idades entre os 14 e os 21 anos individualmente ou em equipas de até cinco membros. Além dos jovens que residam ou estudem em Portugal ou que estejam legalmente habilitados a permanecer no país, podem candidatar-se todos os jovens que residam no estrangeiro e tenham nacionalidade portuguesa.
Inscrições a decorrer até 30 de setembro de 2025.