Este ano, o citroën 2cv comemora os seus 70 anos de aventuras e queremos celebrar esta data com uma grande festa em lisboa!

Organização
Apoiospúblicos
Apoios

A criação do Citroën 2CV deve-se ao engenheiro francês Pierre Jules Boulanger, que começou o desenvolvimento do TPV (abreviatura em francês de Toute Petite Voiture, que em português significa Veículo muito pequeno), e foi presidente da Citroën até finais de 1934, quando a família Michelin passou a controlar a empresa.

Os criadores, sob a direção de André Lefèbvre, com o italiano Flaminio Bertoni, a assumir o design da carroçaria e o engenheiro francês Alphonse Forceau, responsável pelo sistema de suspensão que constitui uma parte essencial na filosofia do "dois cavalos", deitaram mãos à obra para o desenvolvimento do "guarda-chuva com 4 rodas", tal como eles decidiram batizar os primeiros 2CV.

Com a chegada da II Guerra Mundial, e com a ocupação alemã do território francês, foi necessário interromper o desenvolvimento do projeto que ficou guardado em segredo.

Por fim, no dia 7 de outubro de 1948, no Salão do Automóvel de Paris é feita a apresentação mundial do Citroën 2CV, tal como se conhece ainda hoje. Com a sua famosa suspensão e um motor bicilíndrico refrigerado a ar, na época com 375 cc e uma potência de 9 CV.

Depois de mais de 5 milhões de unidades produzidas, o último modelo do 2CV foi produzido em Mangualde, no dia 27 de julho de 1990.



Nos próximos dias 6 e 7 de outubro de 2018, contamos com a vossa participação para encher as ruas de Lisboa de cor e mostrar que o nosso Citroën 2CV ainda vai continuar a rodar por muitos mais anos.

Consultem o programa, esclareçam as vossas dúvidas aqui e façam já a vossa inscrição!