O WCARS é o principal fórum de discussão sobre auditoria contínua e relatórios contínuos, abordando temas diversos que envolvem principalmente a aplicação de tecnologias emergentes à área.
O simpósio deste ano destacará o papel transformador da inteligência artificial na contabilidade e auditoria, com ênfase especial nas aplicações práticas da IA generativa no ambiente de trabalho. Além de aprender as melhores práticas da indústria, os participantes participarão de demonstrações práticas e receberão materiais projetados para equipá-los com o conhecimento e exemplos necessários para utilizar a IA de forma eficaz em seus processos de auditoria e controle.
O WCARS é uma conferência internacional consolidada, com mais de 60 edições, dedicada à integração de tecnologia nas áreas de contabilidade, auditoria e relatórios financeiros. Desde sua criação, o WCARS alterna entre localidades nos Estados Unidos e outros países, promovendo o intercâmbio de ideias e inovações globais. O evento já foi realizado em locais como Mônaco (2004), Malta (2005), Itália (2007), Creta (2008), Turquia (2012), Austrália (2013 e 2016), Islândia (2014), China (2014), Brasil (2017, 2018, 2019 e 2023), Itália (2018), Espanha (2019 e 2024) e Reino Unido (2024).
As edições recentes do WCARS têm destacado o papel da IA na eficiência e precisão dos processos de auditoria, incluindo a análise de dados textuais para aprimorar práticas de governança, gestão de riscos e auditoria. A 63ª edição de 2024, a ser realizada em Newark, NJ (EUA), por exemplo, enfatiza o uso da IA generativa em auditorias, com demonstrações práticas e materiais educativos, reunindo acadêmicos e profissionais da área.
Em 2019, o Brasil sediou duas edições do Simpósio. A primeira, coordenada por professores da UFSC, ocorreu em Florianópolis (05 de junho). A segunda edição de 2019 foi realizada em Salvador (07 e 08 de junho), na sede do Banco Central. A realização de mais de uma edição no Brasil permitiu a otimização de recursos, especialmente os custos das passagens aéreas internacionais dos pesquisadores da Rutgers Business School.
Em 2025, o WCARS será sediado em tês cidades distintas no Brasil. No dia 11 de julho, o evento ocorrerá em Florianópolis/SC, na Universidade Federal de Santa Catarina. No dia 14 de julho, o evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, na Fundação Getúlio Vargas. No dia 16 de julho, o evento será sediado em Brasília/DF, no Ministério da Saúde. Com isso, pretende-se otimizar recursos e aproveitar ao máximo os palestrantes internacionais, que são referências nos temas abordados pelo Simpósio. Esse formato também permite o fortalecimento da rede de colaboração acadêmica já existente entre pesquisadores da UFSC, Rutgers e FGV.