Oradores

Margarida Franca

Margarida Franca

Margarida Maria Fernandes Henriques da Cunha Miranda da Franca licenciou-se em Geografia, via ensino, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. No ano de 2006 concluiu o Mestrado em Geografia Humana, Planeamento Regional e Local, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese intitulada Construção da Cidade Utópica: Planeamento, Planos e Perceção. Coimbra da realidade à utopia.

Retorna à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra para obter o grau de doutoramento em Geografia Humana. Com ligação afetiva às questões religiosas, procurou conciliar o seu percurso académico com o seu percurso religioso e espiritual e, neste sentido, defendeu a tese intitulada A expressão territorial da identidade religiosa da população católica portuguesa. Estudo de caso na diocese de Coimbra.

Atualmente trabalha na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, procurando contribuir para uma leitura geográfica da incidência territorial das políticas públicas para a coesão económica, social e territorial da região Centro do país.

Desde 2020 acumula com a função professora adjunta convidada, na Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, lecionando Unidades Curriculares na área da Geografia, Património e Turismo Cultural.

É investigadora colaboradora do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião, da Universidade Católica Portuguesa e investigadora colaboradora do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia Ordenamento do Território, da Universidade de Coimbra.

Em termos académicos tem manifestado interesse na área da geografia cultural e da geografia da religião, procurando analisar, em diferentes escalas geográficas e dimensões, as múltiplas identidades e territorialidades das sociedades contemporâneas. Em parceria, publicou vários artigos académicos e livros, dos quais destaca “Identidades Religiosas e dinâmicas sociais na Área Metropolitana e Lisboa” (FFMS) e “Religião, Território e Identidade. Contextos Metropolitanos” (INCM), ambos sob a coordenação de Alfredo Teixeira.

Acrescenta que é Vogal da Obra Nacional da Pastoral do Turismo desde maio de 2021 e membro da Pastoral do Turismo da Diocese de Coimbra, desde 2019.

Casada há 16 anos com o Pedro Cunha, mãe de dois filhos, Guilherme de 14 anos e Maria Clara de 10 anos.

Maria Costa Duarte

Filha de Deus, (bem) casada, mãe de 3 filhos, filha, neta, sobrinha e prima de muitos, irmã de duas, que já viveu em cinco cidades, três países, dois continentes.

Psicóloga sistémica, mestre em intervenção Familiar e Comunitária, e uma eterna aprendiza, continuando ao longo da vida a integrar saberes, experiências, ferramentas, competências, que permitam acompanhar cada vez melhor as pessoas que a procuram, a maior parte delas em momentos de sofrimento ou de dificuldade.

A sua formação técnica e científica integra também a Psicogenealogia, a Psicologia transgeracional e a Psicossomática.

Atualmente, coordena a Promoção do Sucesso e Prevenção do Abandono Académico no Instituto Politécnico de Santarém, o que concilia com clínica privada, onde recebe pessoas ao longo de todo o ciclo de vida familiar (crianças, jovens, casais, séniores).

É presidente da Associação dos Psicólogos Católicos e coordena, em casal, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Santarém.


André Caravela Machado e Patrícia Tavares

André Caravela Machado e Patrícia Tavares

André Caravela Machado

Nascido em 1993, em Vale de Cambra

Batizado no ano de 1994 em São Jacinto e Crismado em 2008 na Paróquia de São Pedro de Castelões.

Licenciado em Engenharia Informática, Licenciado em Direito e Mestre em Gestão. 

CEO de uma empresa ligada à Indústria Metalúrgica, CFO de um Grupo de Clínicas na Área da Saúde, Membro da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e Fundador e Presidente de uma ONGD chamada World Needs. 

Foi catequista com a Patrícia durante 8 anos, formador por duas vezes para o Sacramento do Crisma no ano de 2018 e de 2023, tendo formado mais de 250 jovens; participa no Movimento da Mensagem de Fátima, no Movimento dos Cursilhos de Cristandade, no Movimento de Convívios Fraternos, entre outros; fez 7 vezes o caminho de Fátima a Pé para agradecer à Mãe, sobretudo, o que recebe, mas mais ainda, a mulher que tem na sua vida;

Fez missão de voluntariado em Angola e Cabo Verde e promove, através da ONG que preside, missões de voluntariado internacionais em África, bem como o espírito de voluntariado que se faz dentro e ao sair de casa. 

Diz não ser nada sozinho e agradece a Deus o poder de ser “eu e a minha circunstância”.


Patrícia Tavares 

Nascida em 1992, em Vale de Cambra

Batizada em 1992 e crismada em 2007 na Paróquia de Vila Chã.

Mestre em Psicologia e desempenha funções enquanto Psicóloga no Centro Qualifica da ADRIMAG, em Arouca.

Catequista com o André durante 8 anos, participou no grupo de jovens e no Movimento de Convívios Fraternos. 

É Mãe da Alice e do André, tendo este último sido o seu primeiro filho desde que começaram a namorar em 2010. 

Ser alegre, sorridente e carinhosa, tem a família como centro e célula vital da comunidade, que se funda no matrimónio.

É um ser de luz!


Começaram a namorar a 25 de maio de 2010, casaram a 28 de maio de 2022 e são pais da Alice desde 12 de julho de 2023.


João Paiva e Jacinta Paiva

João Paiva e Jacinta Paiva

Casados desde 1991 e pais de três filhos.

Durante cerca de 20 anos estiveram ligados ao CPM. Pertencem à Comunidade de Vida Cristã (CVX).


Jacinta Paiva é licenciada em Biologia e psicologia, mestre em antropologia e psicologia clínica e doutorada em ciências da educação. É irrequieta, observadora e indisciplinada. Gosta de ser polémica. Aprendiz de muita coisa e sabedora de quase nada. Atualmente exerce psicologia clínica e é doméstica.


João Paiva é professor no Departamento de Química e Bioquímica da Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber, nomeadamente com a religião. Tem tido presença no programa 'que mundo meu Deus', da TSF, que junta as culturas judaica, islâmica e cristã.

D. José Traquina

José Augusto Traquina Maria, nasceu a 21 de Janeiro de 1954, no lugar do Areeiro, Paróquia e Freguesia de Évora de Alcobaça, concelho de Alcobaça.


Depois do ensino primário, trabalhou no comércio em Alcobaça e a partir dos 14 anos de idade passou a estudar no ensino noturno na Escola Técnica de Alcobaça.


Concluído o Curso Comercial em Alcobaça, em 1975/76 cumpriu o Serviço Militar na Escola Prática de Cavalaria em Santarém (Furriel Miliciano da Polícia do Exército).

Em Outubro de 1976, terminou o Serviço Militar e deu entrada no Seminário Patriarcal de São Paulo em Almada. Em Setembro de 1980, deu entrada no Seminário Patriarcal de Cristo Rei dos Olivais, frequentando o Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa.


Recebeu a Ordenação Sacerdotal em 30 de Junho de 1985, sendo nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário de Almada. Integrou a Equipa responsável do Pré-Seminário de Lisboa de 1985 a 1997.


Foi Pároco em Bombarral, Vale Covo e Roliça, nos anos de 1992 a 2007, acumulando como Vigário da Vigararia Cadaval-Bombarral e Assistente da Junta de Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas.


Foi eleito membro do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa em 2002 e nomeado Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa em 2003. Foi Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em Lisboa e Vigário da Vigararia III da Cidade de Lisboa de 2007 a 2014, acumulando com o Secretariado do Conselho Presbiteral de Lisboa e diretor espiritual no Seminário dos Olivais, de 2012 a 2014.


Foi nomeado Bispo titular de Lugura e Auxiliar de Lisboa em 19 de Abril de 2014. Recebeu a Ordenação Episcopal a 01 de Junho de 2014, tendo ficado com a missão de acompanhar a zona pastoral do Oeste.


Em 07 de Outubro de 2017 foi nomeado Bispo da Diocese de Santarém, tendo tomado posse na igreja Catedral de Santarém a 25 de Novembro de 2017 e presidido à Solene celebração da Eucaristia da Entrada na Diocese na Igreja de Santa Clara, em Santarém, a 26 de Novembro de 2017.


É membro da Comissão Episcopal Laicado e Família.