CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
ANJINHOS DE NOSSA SENHORA
Na véspera do Dia das Mães, 09/05/2009, as mamães (e as vovós) equipistas, assim como toda a comunidade das ENS em Belém, ganharam um presente mais que especial: “Os anjinhos de Nossa Senhora”, apresentados na Missa do Dia das Mães, na Capela Santo Antônio Maria Zaccaria.
A ideia surgiu de um encontro e um sonho entre equipistas ativas no Movimento (Lúcia, do Mário Antonio, Graça, do Geraldo e Malu, do Ricardo), partindo da experiência na participação de crianças em alguns eventos equipistas.
A Lúcia, do Mário Antonio (Eq. 03A – N. S. da Confiança), nos explica que desejavam que “as crianças, filhos, netos e sobrinhos, vivenciassem, como nós, a alegria da amizade, da partilha da vida e do amor, alicerçados pelo amor de Jesus.”
O projeto foi aprovado pelo Casal Regional, Fátima e Canêjo, e elas convidaram muitas outras, especialmente mamães e vovós, a transformarem o sonho em realidade. O que de fato aconteceu naquele memorável sábado.
A REGIÃO
Como já vimos em notas anteriores, o nosso Movimento, iniciado com uma Equipe em 1973, foi inicialmente ligado a Brusque/SC, depois Rio de Janeiro e depois a Brasília.
Em 1977 teve seu primeiro passo de independência, digamos assim, com uma Coordenação, lançada de uma forma quase inédita: pelo próprio Casal Responsável Internacional, Marie e Louis D'Amonville. Nessa altura assumiu a missão o casal Odete e Cruz, um dos pioneiros da Equipe inicial. Foi substituído por Terezinha e Artemio, também da primeira hora.
Posteriormente foi criado o Setor Belém, no qual continuou Terezinha e Artemio.
Em seguida foi criada a Região Norte, que cobria todos os Estados da Amazônia, cuja Responsabilidade ficou com o casal Thérèse e Valente. Quando essa Região foi multiplicada em Norte I, em Manaus, e Norte II, em Belém (porque o Movimento começou primeiro em Manaus, em 1972), este casal ficou como CRR, de 1994 a 1998.
Na sequência tivemos Sandra e Jaime (1997/2001); Lili e Constantino (2001/2005); Fátima e Canêjo (2005/2009); Maria Helena e Ubirajara (2009/2013); Edna e Sebastião (2013/2017); Edilene e Edson (2017/2021); Bené e Nilson (2021/2025), estando este casal atualmente na missão.
A PROVÍNCIA
No final do século passado o Movimento decidiu criar no Brasil as Províncias, abrangendo espaços geográficos do país, “com o objetivo de facilitar a circulação da seiva do Movimento, devido ao processo de forte crescimento e expansão das ENS no Brasil”, conforme explica o Manual do Casal Responsável da Província.
Essa mudança, que substituiu a Equipe de Coordenação Inter-Regional (ECIR) destinou-se a melhorar a comunicação e animação e, acima de tudo, manter a unidade do Movimento ao seu carisma fundador, mística e pedagogia. O sistema de Províncias já era utilizado na França, na época o maior país em equipistas do mundo.
Dessa forma, em 13/11/1999 foi criada a Província Norte, que substituiu a Região Norte, que reunia os Estados da Amazônia, e que era liderada pelo casal Thérèse e Valente, de Belém.
Para a recém-criada Província Norte foi escolhido o casal Graça e Encarnação, que era o Responsável da Região Norte I (Manaus), que implantou a nova estrutura das ENS aqui no Norte, em vigor até hoje. O casal exerceu a missão de 1999 a 2004.
Na sequência, cumprem a missão de Casal Responsável da Província Norte: Nazira e João Paulo (Região Norte I, Manaus), de 2004 a 2009;
Fátima e Canêjo (Região Norte II, Belém), de 2009 a 2014;
Marilena e Jesus (Região Norte III, Santarém) de 2014 a 2019;
e o atual CP, Edna e Sebastião (de Castanhal, que era da Região Norte II e hoje, com a multiplicação das Regiões na Província, pertence à Região Norte V), com a missão de 2019 a 2024.
O Casal Responsável da Província é integrante do Colégio Nacional, da Super-Região Brasil, sendo parte ativa na condução e desenvolvimento do Movimento no país.
HISTÓRIA VIVA
A Missa Mensal deste mês de abril do ano Jubilar, começou com pura emoção histórica: a imagem de N. S. de Nazaré foi levada ao presbitério pelo casal Eulina e Ramos, da Equipe 03B – N. S. Auxiliadora, o mais longevo Matrimônio desta Região, com 69 anos de casados! Eles já têm 45 anos nas ENS.
Ficaram noivos em 15/08/1953, dia do encerramento do 6º Congresso Eucarístico Nacional, em Belém; da Assunção de Nossa Senhora; e da coroação da Imagem de N. S. de Nazaré, como Rainha da Amazônia. O casamento, na Catedral de N. S. da Graça, em 01/09/1954, foi abençoado pelo irmão de José, Dom Alberto Ramos, naquela data Arcebispo de Manaus.
Entraram para as ENS em 17/11/1977, dia em que o Movimento completava quatro anos em Belém, sendo hoje o casal equipista há mais tempo entre nós! Eles têm, ambos, 95 anos de vida e quatro filhos. A filha Maria Bernadete, é religiosa Carmelita, Priora do Carmelo de Sta. Teresinha de Fortaleza.
Ramos foi da primeira turma de Ministros da Eucaristia, convidado pelo Pe. Giovanni Incampo, em 1972 e serviu até aos 80 anos.
Este casal é exemplo e referência de casal cristão e equipista para todos nós!