CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
DONA NANCY EM BELÉM
Um casal que soube conquistar a confiança de Deus e recebeu Dele dons e responsabilidades extraordinárias para preparar seus irmãos na caminhada para a santidade.
Nancy Cajado Moncau (1909 – 2006) e Pedro Moncau Jr. (1899 – 1982), é um casal que viveu um itinerário de santidade, desde a juventude. O amor de sua vida é emocionante. A sua vida, dedicada ao amor conjugal, é emocionante. Seu desejo de santidade, em casal, é emocionante.
Eles nos legaram as ENS, que trouxeram para o Brasil. Receberam três vezes um homem santo, o Padre Caffarel, que abençoou pessoalmente o início das Equipes em nosso país. Somos hoje, 73 anos depois, herdeiros dessa visão divina, que eles tinham do Sacramento do Matrimônio. São santos, estão com o Senhor, com certeza.
Dona Nancy esteve diversas vezes em Belém. Não conseguimos nenhum registro de possível visita do dr. Pedro, embora tenhamos ouvido falar que ele cá esteve. Mas de Dona Nancy existem muitos registros, que vamos publicar hoje e em dias seguintes, agradecendo aos irmãos que guardaram esses registros, como quem guarda um tesouro celestial. Quem com ela conviveu em Belém, tem a certeza de que conviveu com uma santa.
Vamos conhecer e compreender um pouco da extraordinária mulher que foi D. Nancy Cajado Moncau, a partir de alguém de nossa cidade que conviveu com ela por sete dias, em sua visita a Belém, em 1996.
Ela foi hospedada por Sandra e Jaime, casal de grande presença e belíssima lista de missões a serviço das ENS, que pertence à Equipe N. S. Rainha dos Apóstolos, hoje Equipe 02D.
Sandra, que escreve muito bem, fez um artigo (Sete dias com dona Nancy)
sobre essa rica experiência, publicado no informativo “ENS em Foco” nº 39, de junho de 2013, nos 40 anos das ENS em Belém.
Diz Sandra: “Fomos agraciados com lições de amor e sabedoria. Por ocasião das refeições ficávamos a ouvir suas histórias tão verdadeiras com seus filhos e seu amado Pedro.”
Viver um tão elevado momento de intimidade familiar com uma pessoa de tão santa memória, é uma verdadeira bênção. Algo inesquecível. Diz ainda Sandra: “De noite, quando não havia programação do Movimento, sentávamos na sala a conversar sobre conjugalidade, recebendo dela tantos conselhos, nos mostrando que sem doação e perdão, o amor conjugal não amadurece.”
Ler este artigo é uma pequena Formação! Você pode lê-lo na íntegra no site da Região Norte II, na página sobre nossa história. Para ter acesso diretamente a essa página, basta clicar no botão abaixo:
ANIVERSÁRIO DAS ENS/BRASIL
Em 13 de maio de 1950, foi lançada a primeira Equipe de Nossa Senhora no Brasil.
Os 60 anos das ENS, em 2010, foram celebrados em Belém, com uma Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a casa da Rainha da Amazônia, onde começou a história do Movimento em nossa cidade.
Dez anos depois, a celebração dos 70 anos foi muito diferente. A pandemia da COVID-19 estava instalada e não foram celebradas Missas por todo o país. Somente uma, em Aparecida, transmitida pelas redes sociais, com apenas um casal participante ao vivo. Foi precedida por uma “peregrinação virtual”: um Santo Terço rezado por equipistas de todas as Províncias. Foi lindíssimo. Da Província Norte tivemos, além do Provincial (Castanhal), representantes de Belém, Abaetetuba, Manaus, Itacoatiara, Parintins, Boa Vista, Capanema, São Miguel do Guamá, Santarém e Juruti.