CONTINUEMOS...
CONTINUEMOS...
SETOR C
A expansão do Movimento em Belém, no final do século passado, indicou a necessidade do lançamento de um novo Setor. E assim foi criado o Setor C, resultado de uma multiplicação do Setor A, isto é, parte das Equipes do “A” formaram a base do novo Setor. Isso em 1998.
O primeiro casal indicado para a missão de Responsabilidade do Setor, Edileia e Fausto, chegou a assumir a missão mas teve de deixa-la logo em seguida, afastando-se do Movimento. Na prática, a implantação do Setor teve lugar a partir do final de 1998 e no ano equipista de 1999, com um dedicado trabalho do casal Dalila e Jamesson. Este casal recorda que “as contingências próprias de um Setor ainda em formação/solidificação implicou a necessidade de serem concentrados maiores esforços na estruturação do Setor, seja no aspecto administrativo, seja, e principalmente, na animação, sustentação e solidificação das Equipes componentes e da própria Equipe do Setor.”
O Setor C tinha doze Equipes em 1999. Atualmente é formado por 17 Equipes.
Veremos a seguir a relação dos casais que, com dedicação e amor ao Movimento, foram CRS, contribuindo para a consolidação dessas Equipes, levando seus membros à prática abençoada da Espiritualidade Conjugal, como caminho para a santidade. Entre eles, já vive a Glória Celeste o querido Orlando, da Graça, ao lado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, intercedendo por nós, seus irmãos terrenos.
CRS C
• Edileia e Fausto (1998) – saiu do Movimento
• Dalila e Jamesson (1998 a 2001)
• Nazaré e Reginaldo (2001 a 2004)
• Eunice e Lúcio (2004 a 2007)
• Graça e Orlando (2007 a 2011) – missão estendida por mais um ano
• Telma e Wilton (2011 a 2013) – pois não concluiu a missão
• Leida e Carlos (2013 a 2016)
• Georgina e Laércio (2016 a 2019)
• Patrícia e Jeremias (2019 a 2022)
• Milenne e Mauro (2022 a 2025)
SETOR ABAETETUBA
A chegada do Movimento a Abaetetuba, com o lançamento das duas primeiras Equipes em 2009, foi muito bonita, por intervenção de Nossa Senhora da Apresentação – já contamos essa história no início desta série.
Em virtude da notável expansão das ENS na cidade, em 2015 surgiu o Setor Abaetetuba, com seis Equipes (antes as Equipes de Abaetetuba faziam parte do Setor B, de Belém).
O primeiro Casal Responsável do Setor foi justo o casal que trouxe a boa nova equipista a Abaetetuba, Maria José e Jorge.
O coração do abaetetubense católico recebeu com entusiasmo a Espiritualidade Conjugal. Só de uma vez, foram lançadas dez Experiências Comunitárias, que se transformaram em novas Equipes. Hoje o Setor conta com 16 Equipes.
EQUIPES EM TUCURUÍ
Em 2020 o Setor Abaetetuba levou a mensagem do Padre Caffarel aos irmãos de Tucuruí, atendendo a um chamado do Padre Thimóteo, um experiente SCE, que à época tinha sua missão naquela cidade. Foram logo três Equipes.
Em 2022, energia nova no Movimento nessa cidade: as três Equipes de Tucuruí saem do Setor Abaetetuba, para serem diretamente ligadas à Região Norte II, na qualidade de “Equipes Distantes”. E duas novas Experiências comunitárias estão sendo lançadas.
CRS ABAETETUBA
• Maria José e Jorge (2015 a 2018)
• Domingas e Pedro (2018 a 2021)
• Maria José e Júlio (2021 a 2024)
SETOR D
Como o Setor A da Região Norte II/Belém estava atingindo o número máximo de Equipes por Setor, ele foi multiplicado, surgindo o Setor D na capital paraense, com dez Equipes de Base. Essa multiplicação foi aprovada pela Super-Região Brasil em reunião nacional de 01 a 03 de abril de 2022, atendendo a uma proposta do casal Edna e Sebastião, Casal Responsável da Província Norte – nessa oportunidade foram criadas novas Regiões e novos Setores na Província.
No EPNORTE – Colégio da Província Norte, de 21 a 23 de outubro de 2022, foi enviado em missão o primeiro Casal Responsável do Setor D de Belém, Micheline e Sérgio.
Fazem parte do Setor D as Equipes Eq. 01 - N. S. da Glória, Eq. 02 - N. S. Rainha dos Apóstolos, Eq. 03 - N. S. do Sagrado Coração de Jesus, Eq. 04 - N. S. da Alegria, Eq. 05 - N. S. Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Eq. 06 - N. S. da Assunção, Eq. 07 - N. S. Estrela da Manhã, Eq. 08 - N. S. do Sorriso, Eq. 09 - N. S. da Divina Providência, Eq. 10 - N. S. do Divino Amor.
A Região Norte II chega a seu Ano Jubilar com mais este Setor para contribuir no crescimento da mensagem da Espiritualidade Conjugal entre os casais católicos, como caminho para chegarmos, em casal, à santidade, seguindo a pedagogia que nos deixou o Padre Henri Caffarel.
CRS D
Micheline e Sérgio (2022 a 2025)